sábado, 17 de agosto de 2019

UMA " PALHINHA " SOBRE O MONGE JOÃO MARIA.


UMA " PALHINHA " SOBRE O MONGE JOÃO MARIA.


O monge João Maria foi um personagem que marcou profundamente a história, em nossa região em especial fazendo parte da Guerra do Contestado, ele, João Maria de Agostinho, percorreu os sertões do sul do Brasil demostrando toda sua fé e luta para ajudar aos mais humildes...!

Ele fixou residencia em Sorocaba, no interior de São Paulo e depois partiu para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, realizando curas através de fontes de água que o povo considerava benta, santificada...!

Ele ficou famoso, fazia acampamentos e seguia as tropas, levava uma vida humilde, fazendo penitências, orando, orientando e dando conselhos para as pessoas, batizava crianças e pregava os mandamentos do Cristo com palavras do bem, ajudando o próximo...!

Durante a revolução em 1835 -1895, João Maria mostrava sua revolta e criticava a república, previa calamidades e sofrimentos e visitava muitos acampamentos por onde ia passando...!

Segundo João Maria a guerra seria um castigo de Deus, assim como a praga de gafanhotos, cobras ou chagas. João Maria era perseguido por que era contra o sistema da república...!

Existiu também um peregrino em Campos Novos - SC em 1912, chamado Miguel Lucena de Boaventura, um curador de ervas, ele se dizia o próprio João Maria de Agostinho e abriu uma espécie de " farmácia do povo ", uma espécie de consultório onde as pessoas o procuravam para curar os seus problemas através de ervas e atraiu centenas de pessoas...!

Voltando a João Maria, ele era perseguido pelas tropas catarinenses e teve que fugir para o sertão, onde em 1912, tiveram um conflito com a polícia paranaense, dado inicio a guerra do Contestado. E após a guerra, o povo continuava esperançoso pela volta do curador, este que morreu no conflito e que acabou por se tornar um exemplo para o resgate da tradição cabocla, e muito importante, pois deixou marcas pela lealdade, dedicação e valores...!

João Maria era ( e para muitos ainda é... ) considerado uma espécie de santo curador, tanto do lado espiritual, das mágoas aos problemas da alma, quanto de doenças físicas, que curava com ervas e com água, mais precisamente com os " olhos d'água " que eram descobertos por ele e bentos também por ele, em Caçador o " olho d'água " do Monge João Maria encontra-se atrás da pequena igrejinha da Linha Presidente Pena...!

Ele era então considerado um pai para todos, que aconselhava, fazia o bem e queria o bem para todos, e sem julgar ou discriminar ninguém, ele cuidava sempre dos mais humildes...!

Conta-se que andou também por essas paragens um outro monge, denominado José Maria, correm diversas imagens em fotos por aí, das quais eu mesmo tive oportunidade de ver diversas, só que, mesmo vendo as imagens paira certa dúvida devido a semelhança dos dois monges, teria mesmo existido um José Maria idêntico ao João Maria ( há quem diga que eram irmãos... ), ou, era o mesmo monge conhecido por nome diferente em outras localidades por onde passou em suas andanças? Ainda é uma dúvida...!

Vale lembrar que é comum encontrarmos, principalmente em cidades que beiram a rios ( ou mares ), cruzes colocadas no alto de morros, exemplos: Caçador, Videira, Rio das Antas, Porto União, Itajaí, Balneário Camboriú entre outras dezenas ou centenas, estas mesmas cruzes que " ouvimos falar " através dos mais antigos que foram colocadas lá pelo próprio monge João Maria, como um sinal ou uma profecia de que estas cidades desapareceriam do mapa por causa das águas, da fúria das águas, e que onde ficam situadas as cruzes seria o único lugar seguro ou o lugar mais seguro em caso da consumação de tais profecias...!

Curiosidade: A cruz colocada em Balneário Camboriú pelo monge João Maria, ou José Maria ( como deve ser conhecido por lá... ) deu lugar ao complexo turístico Cristo Luz, ou seja, a cruz foi removida do morro ( lugar original ) para que pudesse ser construído o monumento Cristo Luz do complexo turístico, e a cruz até então existente lá e que também atraía os turistas na região, foi transportada para um morro um pouco menor, bem ao lado, nas proximidades da prefeitura daquela cidade...!

Em Caçador, supostamente a cruz do monge estaria no morro do corpo de bombeiros, ou, * morro das Três Cruzes...! ( * voltaremos ao assunto ).

Para encerrar, coincidências ou não, todas as cidades detentoras das cruzes do monge João Maria ( ou José Maria ), constantemente sofrem abalos naturais relacionados à fúria das águas, sejam elas ocasionadas pelas cheias dos rios, sejam elas ocasionadas pelas " ressacas " do mar...!

Bem, cabe a cada um tentar aprofundar conhecimentos sobre o assunto e tirar as suas próprias conclusões...!

Algumas frases do MONGE JOÃO MARIA que já ouvimos pela boca dos mais antigos...

" Vai vim um tempo onde haverá muito pasto, mas pouco rastro.".

" O mundo vai começar a acabar quando as pessoas começarem a habitar umas sobre as outras...". ( supostamente estaria falando de prédios... ) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário