quinta-feira, 22 de agosto de 2019

TABACO, FIQUEI ÓRFÃO POR ELE, E DEIXAREI ÓRFÃOS POR ELE...!.


TABACO, FIQUEI ÓRFÃO POR ELE, E DEIXAREI ÓRFÃOS POR ELE...!.


( P.V / P / A.S / 403-2017 ),

Uma campanha recente e veiculada na tevê, onde a esposa e filhos do saudosíssimo Chico Anísio se emocionam ao falar sobre a derrota do artista para o cigarro me fez refletir sobre o assunto, mas, só me fez refletir mesmo, agora, tomar alguma atitude à altura para abandonar o " vício ", nada!

Um pulinho ali, no dia 31 de Maio, data esta que marca o dia mundial do tabaco, este, cujo qual podemos citar muitos malefícios, além do câncer de pulmão e garganta ( os mais comuns... ), o tabaco ainda pode causar outras consequências desagradáveis, como a queda de cabelo, impotência sexual, dentes e unhas amarelados, dificuldades respiratórias, redução da expectativa de vida, entre outros efeitos danosos.

Ao Google:

" O fumante é o maior prejudicado por seu hábito. Em média, ele vive dez anos a menos que um não-fumante...

As substâncias introduzidas no organismo pelo cigarro causam danos imediatos e acumulados, prejudicando a saúde global do indivíduo e elevando os riscos de desenvolvimento de diversas doenças.

Quanto mais cedo se dá o início do uso de drogas, maior a chance de o indivíduo tornar-se um usuário regular e apresentar problemas decorrentes desse uso, na infância e adolescência, com o cérebro ainda imaturo, maior é a probabilidade de ocorrerem atrasos no desenvolvimento e prejuízos cognitivos, com suas respectivas repercussões ".

Ao ponto de vista...

A lista de males é extensa e assusta. Mas, cada item é também um bom motivo para a decisão de largar o cigarro, mas, dai é que vem a dificuldade, muitos não conseguem se livrar dos " vícios " apesar de saberem direitinho que estão usando algo que vai causar muitos males, e consequentemente a morte! Quanto mais cedo o tabagismo for abandonado, maior a redução de danos e a expectativa de vida.

Eu mesmo, tal qual os familiares do ator do informe acima citado, já senti na pele os prejuízos causados pelos males do cigarro, e o maior deles ( até então... ) foi o fato de eu ter ficado órfão. Sim, meu pai " foi embora " na condição de mais uma vitima do vício do cigarro ( infarto do miocárdio... ), ele que, caso não fumasse, quem sabe hoje poderia estar aqui conosco, nos fazendo companhia e nos dando alegrias, ou seja, vivo!

E eu, lamentavelmente sou também só mais um dentro das estatísticas nada positivas do tabaco, sinto na pele a dificuldade de conseguir abandonar o vício, diga-se de passagem, o pior e mais mortal de todos os vícios, exato, eu não consigo me livrar dos " vício " ( ou do hábito... ) do cigarro ( e olha que já tive experiências consideradas ( mas só consideradas mesmo... ) muito mais perigosas... ), sim, a " força do hábito " ( ou fraqueza... ) me causa agonia, ansiedade, fico nervoso e preciso de cigarro para " me acalmar " naqueles 6 ou 7 horários críticos do dia-a-dia, eu mesmo sei, sei sim que estou " me matando aos poucos ", e mesmo assim, tento evitar ( e não... ), logo, sinto que " é mais forte que eu "...

À cada segundo parágrafo da tribuna e depois das refeições ou antes de dormir ( como exemplos... ), é matemático ter que acender um cigarro ( e fumar com nojo e com medo... ), pior, até quando vou para o mato ( justamente à título de " terapia ocupacional "... ) respirar ar puro e tirar fotos para me distrair e consequentemente evitar o uso do tabaco, mesmo assim não consigo, tenho que fumar, e se eu não fumar lá, no mato ( ou mexendo no gramado, outra terapia... ) à tarde e " fechar a cota " de 7 cigarros dia, o farei ainda antes de dormir.

Ou seja, o cigarro é mesmo uma " arma ", sem dúvidas a droga mais pesada que existe hoje em dia ( e as estatísticas estão aí e não me deixam mentir... nenhuma delas faz tantas vítimas como o cigarro ( e o álcool... ), ambos legalizados... ), ou seja, até que eu mesmo me prove o contrário ( afinal, dizem que só cabe a mim... ), sou um dependente dele, dessa insignificante porcaria!

Nos faz lembrar que, antigamente o cigarro era " status ", era vendido até pela televisão como sendo um " charme ", patrocinador de esportes inclusive, até que, o próprio ator da mais famosa propaganda de cigarro morreu, e justamente por causa dele, do cigarro... foi trágico embora tenha sido também " um marco " para muitos que " lograram êxito em abandonar o vício " na época, todo mundo reclamando e percebendo que no cigarro contém sim muitas substâncias tóxicas ( se não me falha a memória, aproximadamente 5.000 delas, uma verdadeira imensidão se comparados aos números de substâncias agressivas da " maconha " por exemplo, também se não me falha a memória, menos de 15... ), cancerígenas, e que causam tudo e em tudo, inclusive os tão temidos, câncer e infarto.

E atualmente é público e notório que as pessoas evitam até de chegar perto de fumantes, afinal, além do mal cheiro causado pelo uso do tabaco, diversos são os malefícios também para a pessoa que respira a fumaça, há quem garanta até que, é duas vezes pior para quem respira isso ( fumante passivo... ), então ( e graças à Deus... ) hoje, quase todos ( desta nova geração... ) SÃO CONSCIENTES à ponto de não quererem mais ficar nem perto de quem fuma, em locais diversos e no dia-a-dia, simplesmente excluem o fumante!

Alguns conseguem até se livrar das drogas mais pesadas e ilícitas ( o que foi o meu caso... ), mas do cigarro não, e, embora pareça fácil para quem " vê de fora ", é só mesmo quem fuma para saber da dificuldade em deixar da droga que é o cigarro...

De volta ao Google...

" FUMAR PROVOCA:

- Vaso constrição e redução do fluxo de sangue nos tecidos.
- Lesão da camada celular interna dos vasos ( endotélio ).
- Redução do colesterol bom ( HDL ).
- Redução da liberação de oxigênio para os tecidos.
- Aumento da acidez do estômago.
- Irritação e inflamação de olhos, garganta e vias aéreas.
- Aumento da produção de radicais livres que lesam as células.
- Aceleração da arteriosclerose.

FUMAR AUMENTA:

- A pressão arterial.
- A frequência cardíaca.
- O risco de doenças das coronárias, como angina do peito e infarto do miocárdio.
- Em três vezes o risco de morte por infarto em homens com menos de 55 anos.
- Em dez vezes o risco de tromboembolia venosa e infarto em mulheres que tomam anticoncepcionais.
- O risco de má circulação nas pernas.
- O risco de impotência sexual.

DOENÇAS CEREBROVASCULARES:

- Fumar triplica o risco de derrame cerebral ( acidente vascular cerebral ), sendo responsável por 25% das ocorrências da doença.

CÂNCER:

- O cigarro contém mais de 40 substâncias cancerígenas que aumentam o risco de câncer de boca, faringe, laringe e traqueia.
- De pulmões, risco dez a vinte vezes maior do que o do não-fumante.
- De esôfago, estômago, rins, bexiga e colo de útero, entre outros.

DOENÇAS RESPIRATÓRIAS:

As substâncias presentes na fumaça do cigarro agridem os cílios das vias aéreas, dificultando a eliminação de muco e catarro, essencial para o bom funcionamento dessas vias. Além disso, com a idade, o fumo contribui para a queda da capacidade respiratória e para o aparecimento de outros problemas, como:
- Tosse, chiado e falta de ar.
- Bronquite crônica e enfisema ( DPOC ), o fumo é responsável por 90% dos casos e aumenta o risco de incidência em dez vezes.
- Distúrbios da voz e rouquidão.
- Infecções das vias respiratórias e crise de asma.

PELE:

- Fumar aumenta o risco de rugas prematuras e de celulite e interfere na cicatrização de feridas cirúrgicas.

E FUMAR AINDA...

- Prejudica o tratamento de doenças, como gastrite, úlcera péptica, esofagite de refluxo, angina, insuficiência cardíaca, bronquite, enfisema e asma.
- Aumenta complicações pós–operatórias, especialmente em idosos, obesos e pacientes em tratamento de doenças cardíacas ou respiratórias.
- Inflama gengivas, escurece os dentes e causa mau hálito.
- Aumenta o risco de catarata.

PARA AS MULHERES, FUMAR:

- Aumenta o risco de osteoporose, especialmente após a menopausa.
- Aumenta o risco de infertilidade.
- Aumenta em 39% as chances de desenvolver doenças coronarianas e 22% o risco de acidentes vasculares cerebrais quando associado ao uso de contraceptivos orais.

PARA AS GESTANTES, FUMAR:

- Aumenta em cerca de duas vezes a chance de abortar, de ter filho prematuro ou com baixo peso.
- Perder o bebê no período neonatal.".

De volta ao ponto de vista...

E, apesar de sabermos disso, ainda assim, quem fuma, lê, " se borra todo ", reflete e mesmo assim não consegue deixar ( salvo às exceções...) o hábito ou o " vício " do cigarro, ou seja, parece que a pessoa primeiro tem que passar por uma espécie de " aceitação " ( ou " cagaço "... ) de que precisa parar, e fazer um tratamento psicológico para conseguir aceitar que não deve ou não pode mais fumar, até porque pode ocorrer a morte de uma maneira bem mais rápida que o convencional, e consequentemente deixar as pessoas que amamos, ou, que nos amam, órfãs ( assim como eu fiquei... ).

Temos o histórico, familiar inclusive, de muitas pessoas que hoje choram a morte dos entes queridos, que partiram precocemente por causa do cigarro, vemos até artistas conhecidos e nem por isso mais importantes ( embora exemplos... ), que como tantos outros tiveram a morte atrelada ao uso do cigarro, que literalmente e lamentavelmente, não conseguiram vencer o vício!

E para quem fuma ( como eu fumo, pouquíssimo mas fumo... ), uma dica: Não seja você mais uma vítima, repense o uso de cigarros, tente ser mais forte que o " vício " e deixe de fumar hoje ainda.

Evite ao máximo, até seu organismo ir acostumando, e logo depois de ir diminuindo, coma uma bala quando sentir vontade de fumar, substitua por um chiclete, tome muita água, enfim, faça tudo o que, quem consegui fez, experimente ao menos, tente, algo assim, evite ao máximo, de queimar o seu dinheiro e a sua vida.

E para concluir, triste conclusão, um dia SE DEUS QUISER paramos, ou por amor, ou pela dor, em tempo, ou já fora de tempo já, e caso consiga parar, me conta para eu saber o quê mais devo tentar fazer para conseguir, isso, se eu já não tiver partido e deixado os meus " órfãos "...!.

Observação: que tenha valido a intenção.

" O SONHO ACABOU, VAMOS ENCARAR A REALIDADE, NÃO SE DROGUE POR NÃO SER CAPAZ DE SUPORTAR SUA PRÓPRIA DOR, POIS NENHUM LUGAR FARÁ DE VOCÊ UM HOMEM... EU ESTIVE EM TODOS OS LUGARES E SÓ ME ENCONTREI EM MIM MESMO...!.". - John Lennon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário