quinta-feira, 21 de novembro de 2019

" LUA BONITA, SE TU NÃO FOSSES CASADA...".

" LUA BONITA, SE TU NÃO FOSSES CASADA...".

( P.V / P / A / A.S / 653-2016 ),

A Lua Cheia do dia 14 de Novembro de 2016 foi extraordinária, não apenas por se tratar de uma Super Lua, mas sim por ser a maior e mais brilhante Super Lua em cem anos!

A Super Lua que aconteceu no mês de Novembro foi a maior e mais brilhante Lua Cheia em cem anos.

A última vez que a Lua se aproximou tanto da Terra foi em 26 de Janeiro de 1948, ou seja, a maioria da população mundial NUNCA viu uma Lua tão grande quanto essa que surgiu no céu em 14 de Novembro... e a próxima vez que a Lua irá se aproximar tanto da Terra será apenas em 25 de Novembro de 2034. Só com isso já dá pra entender como a Lua Cheia de Novembro foi especial e rara!

Vale notar que seu título de " Maior Lua do século " já está causando polêmica, afinal, tecnicamente essa é a maior Lua em cem anos, já que a maior Lua de todo o século 21 acontecerá de fato em 06 de Dezembro de 2052. Mais correto, portanto, seria dizer que essa é a " Maior Lua do século até agora ".

Sim, a maré vai subir... ( e subiu... )...

Como muitos sabem, a Lua exerce uma força gravitacional muito grande em nosso planeta, e com isso, ela controla grande parte da maré dos nossos oceanos. Quando a Lua está em sua fase nova, ou cheia, a maré dos oceanos fica mais agressiva, e seus níveis variam abruptamente. E claro, com uma Super Lua, isso se intensifica... ( e se intensificou... )...

Uma Super Lua acentua ainda mais a maré dos nossos oceanos, e a Super Lua de 14 de Novembro representou uma mudança ainda maior. Se você esteve próximo do litoral nessa data, deve ter percebido que as ondas ganharam uma altura extra, e chegaram a representar um risco para os banhistas desavisados.

Por outro lado, isso não significa que haverá inundações, a não ser que outro fenômeno natural, como tempestades ou furacões, aconteça ao mesmo tempo. Aliás, a mudança na maré pode continuar por alguns dias após a Super Lua.

Uma oportunidade única!

Não é todo dia que acontece uma Super Lua, muito menos uma Super Lua tão especial como essa que tivemos no dia 14 de Novembro de 2016. No fim de 2016 ocorrem 3 Super Lua seguidas, nos mês de Outubro, Novembro e Dezembro, mas foi no dia 14 de Novembro, a segunda da sequência, a mais especial não só do ano, mas do século, pelo menos até agora.

Em astronomia, chama-se Superlua ou Superlua cheia a ocasião na qual a lua cheia se situa a não mais de 10% do seu ponto mais próximo da Terra no percurso da sua órbita ( o perigeu ).
Isto acontece devido à órbita lunar ser elíptica e o seu centro não coincidir com o centro da Terra. Nos referidos casos, por estar mais próxima da Terra, apresenta-se maior e mais brilhante que o normal.

Enfim, eu que de natureza ( por me considerar uma pessoa ' da noite "... ) já sou apaixonado pela lua e por toda magia que a mesma exerce, agora, imagina quão importante e emocionante foi vê-la mais brilhante, ou seja, a lua tem uma misticidade que me aproxima de mim mesmo, quem sabe por isso mesmo é que eu não canso de olhar para o céu...!.

Raul, ilustra pra nós...

" LUA BONITA.

Lua bonita,
Se tu não fosses casada
Eu preparava uma escada
Pra ir no céu te buscar
Se tu colasse teu frio com meu calor
Eu pedia ao nosso senhor
Pra contigo me casar
Lua bonita
Me faz aborrecimento
Ver São Jorge no jumento
Pisando no teu clarão
Pra que cassaste com um homem tão sisudo
Que come dorme faz tudo, dentro do seu coração?
Lua Bonita, Meu São Jorge é teu senhor,
E é por isso que ele " véve " pisando teu esplendor
Lua Bonita se tu ouvisses meus conselhos
Vai ouvir pois sou alheio,
Quem te fala é meu amor
Deixa São Jorge no seu jubaio amuntado
E vem cá para o meu lado
Pra gente viver sem dor ".

Agora Raul, canta pra ela...

LUA BONITA,

https://www.youtube.com/watch?v=0uWrHAM0V_8

" QUEM ME DERA, Ó BRANCA LUA, ENTENDER AS TUAS FASES, QUEM SABE ENTENDERIA A MAGIA QUE EM MIM TU FAZES...". ( Autor desconhecido ).,

Nenhum comentário:

Postar um comentário