sábado, 16 de novembro de 2019

UM PASSEIO ( NADA AGRADÁVEL ) PELOS CEMITÉRIOS...!

UM PASSEIO ( NADA AGRADÁVEL ) PELOS CEMITÉRIOS...!

( ponto de vista / á pedido / assunto sugerido ),

" Lembremos dos outros assim como gostaríamos de ser lembrados...".

A situação nos cemitérios está realmente crítica, nos sugeriram uma visita lá, com outros olhos que não fossem o do dia de finados, pois é, o fizemos e ficamos tipo assim, meio assombrados em no mínimo 3 deles.

Sim, assombrados, pois vimos túmulos quebrados e totalmente destruídos por vândalos ( vale frisar a quem interessar que estes continuam se encontrando lá durante as noites para fazerem uso de entorpecentes, encontramos diversas latas amassadas e " papelotes " por lá ), grama por cortar e em alguns deles o próprio mato já tomou conta do que era pra ser as passagens entre os túmulos. Infelizmente notamos uma certa falta de atenção por parte dos órgãos responsáveis. Aliás, nós ( enquanto vivos ) pagamos impostos ou taxas de contribuição, sei lá ( aceito esclarecimentos... ) também no que diz respeito aos cemitérios, e no mínimo deveríamos ter os cemitérios ( nossa última morada, vixi! ) bem cuidados, afinal, se fossem cuidados uma vez por semana ou a cada três meses por exemplo, manteriam-se os cemitérios limpos, sem latas e vasos cheios de água ( da chuva ) por toda parte.

É óbvio que este cuidado deveria vir também de algumas pessoas irresponsáveis e " porcas ", que fazem uso dos mesmos para " visitarem " seus entes queridos, mas, sabemos o quão difícil é tentar colocar cultura á força na cabeça de quem já nasceu sem ela, e já que estamos no assunto, ainda arrisco afirmar que estes devem morrer sem conhecê-la...

Bem, alguém deveria tomar providências, pois chega a soar um descaso o que ocorre nos cemitérios, parece, que todo mundo só lembra que ele existe mesmo é no tal dia de finados, e olhe lá.

A quantidade de entulhos e a má conservação está bem visível por lá, nos 3 que visitamos mesmo que rapidamente, voluntariamente e atendendo á pedidos ( até porque nosso ofício é outro... ).

Então, precisamos e viemos através desta pedir ajuda, para que a limpeza seja efetuada, além de que, encontramos por lá até tijolos, velas coloridas, garrafas ( já com água dentro ), bacias e potes ( também com água dentro ), " restos mortais " de coroas, enfim, muitas coisas espalhadas e que não deveriam estar por lá.

Entendemos que a " super lotação " dificulta a limpeza entre os túmulos, mas, não há de faltar pessoas sendo brevemente disponibilizadas para efetuarem e manterem uma limpeza geral por lá, limpezas estas que parece ( mas só parece mesmo ) que não estão sendo efetuadas, pelo menos não como deveriam. Não entendemos o porquê, se é cobrado imposto para manter essa limpeza, e se não é cobrado, deveria ser cobrado para que aquilo lá pudesse ser mantido.

Faltam cuidados também com a iluminação, pois lá ( e em todos eles ) é muito escuro, logo, bem como iluminação adequada, seriam bem vindas " guaritas " também ( aí já não sabemos a quem compete ou deveria, se a guarda ou sei lá quem... ) para evitar roubos de placas de bronze que têm acontecido com certa frequência ou até arrombamentos de túmulos, efetuados por vândalos que lá frequentam na maior tranquilidade por não terem algo mais interessante e produtivo a fazerem, deveriam ser " flagrados " e responsabilizados, para quem sabe eles próprios se encarregarem da dita limpeza que reivindicamos agora por aqui e sem maiores custos.

A acessibilidade, tanto para o " entre túmulos " é prejudicada e imaginamos que já não tenha mais o que fazer, mas, o que é precário mesmo são umas rampas que tem por lá, misericórdia, são muito ingrimes, o cadeirante não deve conseguir subir e nem descer através delas, nem sozinho e nem " guinchado ". Uma observação sobre quem construiu aquelas rampas: Estava com a cabeça aonde???

Foram retiradas de lá também algumas árvores, que além de produzirem sombras, embelezavam e deixavam o ambiente mais belo e um pouco menos " funesto ", agora, ficou literalmente estranha e " macabra " a paisagem. Mas, se era a solução, fazer o quê...

A capela mortuária existente, está meio desconfortável até para os mortos, quem dirá para os vivos, e muita gente acaba optando por desembolsar alguns ( algo em torno ) R$ 1.500,00 a mais para fazer uso do vizinho memorial, que diga-se de passagem, veio para salvar a pátria, investimento próprio de uma pessoa " antenada ", um em empreendedor, um visionário ( parabéns ao(s) idealizador(es ) ).

Estamos pedindo soluções e esperamos estar também apontando sugestões, para que providências sejam tomadas ( e eu tenho certeza absoluta que serão ), o mais urgente possível. Ah, posso garantir, " passeio desagradável " foi esse, viu...!.

" CUIDAR, GUARDAR, PRESERVAR O MEIO AMBIENTE É RESPONSABILIDADE DE TODOS NÓS...!.".

Nenhum comentário:

Postar um comentário