quinta-feira, 28 de novembro de 2019

O ADEUS A FIDEL!

O ADEUS A FIDEL!

( P.V / P / A.S / 669-2016 ).

Fidel Alejandro Castro Ruz nasceu no dia 13 de Agosto de 1926, no povoado cubano de Birán ( província de Holguin ). Seu pai, Ángel Castro Argiz, era um agricultor neste povoado.

Fidel Castro foi presidente de Cuba desde a Revolução Cubana ( 1958 - 1959 ), que derrubou o governo pró-americano do general Fulgêncio Batista, até Fevereiro de 2008. Esta revolução tinha um caráter nacionalista e socialista, pois recebeu forte influência do “ companheiro ” Ernesto Che Guevara ( conhecido como “ Che ” ) e do irmão de Fidel, Raúl Castro.

Após a revolução, Fidel Castro aproxima-se da União Soviética, fazendo de Cuba uma aliada do socialismo na América. Fato que fez com que os Estados Unidos passasse a tratar a ilha como uma perigosa inimiga.

Os Estados Unidos, na década de 1960, implantou um bloqueio econômico a Cuba, influenciando também na expulsão do país da OEA ( Organização dos Estados Americanos ).

Após a revolução, Fidel implantou um sistema socialista na ilha, acabando com a desigualdade social entre os cidadãos cubanos.

Implantou uma economia planificada, que contou com o apoio soviético durante a Guerra Fria.

Após a queda do muro de Berlim e o fim dos regimes socialistas na Europa Oriental, Cuba começou a passar dificuldades sem os investimentos soviéticos. Atualmente, embora possua bons sistemas educacional e de saúde, os cubanos sofrem com as dificuldades financeiras.

Castro ocupou o cargo de primeiro ministro da República de Cuba de 1959 até 1976.

Em 02 de Dezembro de 1976, passa a ser o presidente do Conselho de Estado ( chefe do estado ) e presidente do Conselho de Ministros ( chefe de governo ) de Cuba. Além de todos os cargos que acumula no governo, é o primeiro secretário do Partido Comunista Cubano desde a fundação em 1965.

Após 49 anos no poder, em 19 de Fevereiro de 2008, Fidel Castro anunciou sua renúncia ao cargo de presidente de Cuba e à chefia do Partido Comunista Cubano. O sucessor de Castro, no comando de Cuba, é seu irmão mais jovem Raúl Castro. Embora não possua o mesmo prestígio que o irmão, Raúl passou a sentir o gosto do poder no final de Julho de 2006, após os problemas de saúde apresentados por Fidel Castro.

Em Abril de 2011, durante o 6º Congresso do Partido Comunista de Cuba, Fidel castro renunciou a chefia do PCC. Na ocasião, Fidel afirmou que ainda seria um " soldado de ideias ".

Pra alguns foi um demônio, já outros o idolatravam, graduado em Direito em 1950, Fidel Castro atuou como advogado até 1952 e defendia as pessoas humildes, antes de se lançar na política.

No dia 26 de Julho de 1953, Fidel Castro se coloca à frente de uma expedição de 131 homens e ataca o quartel Moncada na cidade de Santiago, segunda maior fortaleza militar do país, assim como o quartel Carlos Manuel de Céspedes, na cidade de Bayamo. O objetivo era tomar o controle da cidade, berço histórico de todas as revoluções, e lançar um chamado pela rebelião em todo o país para derrubar o ditador Batista.

A operação é um fracasso e 55 combatentes são assassinados depois de brutalmente torturados pelos militares. De fato, apenas seis deles morreram em combate. Alguns conseguiram escapar graças ao apoio da população.

Durante sua histórica alegação, intitulada “ A História me Absolverá ”, Fidel Castro, encarregado de sua própria defesa, denuncia os crimes de Batista e a miséria na qual se encontra o povo cubano, e apresenta seu programa para uma Cuba livre, baseado na soberania nacional, na independência econômica e na justiça social.

Em Fevereiro de 1957, a entrevista com Fidel Castro realizada por Herbert Matthews, do New York Times, permite que a opinião pública estadunidense e mundial descubra a existência de uma guerrilha em Cuba. Batista confessaria mais tarde, em suas memórias, que graças a esse golpe jornalístico, “ Castro começava a ser um personagem lendário ”. Matthews suavizou, entretanto, a importância de sua entrevista. “ Nenhuma publicidade, por mais sensacional que fosse, poderia ter tido efeito se Fidel Castro não fosse precisamente o homem que eu descrevi ”.

O triunfo da Revolução Cubana no dia 01 de Janeiro de 1959, dirigida por Fidel Castro, é o acontecimento mais relevante da História da América Latina do século XX.

Fidel Castro continuará sendo uma das figuras mais controversas do século XX. Entretanto, até seus mais ferrenhos detratores reconhecem que fez de Cuba uma nação soberana e independente, respeitada no cenário internacional, com inegáveis conquistas sociais nos campos da educação, saúde, cultura, esporte e solidariedade internacional.

Fidel Castro morreu em Havana na noite de 25 de Novembro de 2016, aos 90 anos.

A morte do líder cubano foi anunciada pela TV estatal cubana.

Castro morreu às 22h29 ( causa não revelada ) e o corpo do ex-presidente de Cuba será cremado, " atendendo a seus pedidos ", informou o irmão Raúl Castro, na TV estatal.

Ficará para sempre como o símbolo da dignidade nacional que sempre se colocou do lado dos oprimidos e que deu seu apoio a todos os povos que lutavam por sua emancipação.

Muitas vidas foram o preço pago, para que um país chamado Cuba conseguisse se reerguer, à custa de tanto sofrimento, aliás, para alguns Fidel foi um mostro, enquanto para outros, um herói...!.

“ HOJE MILHÕES DE CRIANÇAS DORMIRÃO NA RUA, NENHUMA DELAS É CUBANA ". - Fidel Castro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário