domingo, 31 de maio de 2020

ESTÃO PRIORIZANDO O SECUNDÁRIO...?!.

ESTÃO PRIORIZANDO O SECUNDÁRIO...?!.

( P.V / A.S / 266-2017 ),

Temos ouvido as propostas divulgadas, debatidas e defendidas por alguns vereadores aqui da nossa cidade, dentre elas, lombadas, " cancha de laço ", campos de futebol, construção de calçadas, pistas de skate e etc, e, como bons e meros ignorantes que somos entendemos que a Saúde sim, é ( ou deveria ser... ) PRIORIDADE ABSOLUTA!

A nossa Saúde está doente, ou melhor, ela é doente, aqui, nós que dependemos de atendimento público, somos tratados pior que bichos, sim, verdade seja dita, quem necessita de atendimentos relacionados à Saúde têm uma grande decepção.

Bom, pra inicio de conversa, nada de copiar a nossa ideia ( que é secundária, pelo menos pra nós... deveria ser secundária também para vocês... ) de investir em parques ( central, das Araucárias, Berger e etc... ) sendo que a Saúde está uma lástima, literalmente está na UTI ( Última Tentativa do Indivíduo ), faltam médicos ( e os bons que tem ainda estão indo embora... ou, tão decepcionados quanto nós... ), faltam remédios, falta ventilação, falta atendimento, falta respeito, falta dignidade, ou seja, falta de tudo um pouco na Saúde, e ainda alguns querem investir em lazer, por favor senhores, vamos usar do BOM SENSO, ou, colocar vergonha nestas caras de uma vez por todas.

Precisamos de Saúde, e para isso, são de suma importância os médicos, daqueles que resolvem o problema das pessoas, e que dão um diagnóstico preciso e em qualquer especialidade, solicitando os exames necessários ( e já encaminhando... ) e mais todos as procedimentos de praxe e também necessários, até que, seu paciente, seja ( exatamente... ) informado do problema e dos meios que compreendem a solução do mesmo.

Agora, profissionais para " ficarem de plantão " e dar remédio ( e conselhos... ) para dor, não precisamos. Precisamos sim evitar essa " auto medicação acompanhada " que vemos frequentemente ao procurar um profissional em alguns lugares por aqui. ( sim alguns, afinal, ainda temos exceções, pouquíssimas mas temos, exemplo: Um ou outro pequeno posto que deve fechar em breve... ).

Se cada paciente que fosse procurar atendimento em " alguns " órgãos públicos fosse diagnosticado ( e de fato... ) com a real enfermidade que o acomete, isso por si só já economizaria milhares de Reais ( ou bilhões à nível de Brasil... ) em Saúde, pois o doente vai ao hospital, e o que acontece?

Ele acaba " burlando " ou " protelando " o problema com medicamentos para dor, e não descobre a real doença que tem, o que resulta em um avanço desta doença, que faz a pessoa retornar muitas e muitas vezes ao hospital, e pior, tem doenças que só agravam, daquelas que o tempo perdido significa a morte propriamente dita.

Gente, investir na nossa Saúde é tudo que precisamos, ter mais de um hospital na cidade ( que tem quase 100 mil habitantes é imprescindível... ), estes ( ou este... ) que atenda as pessoas como elas merecem, com RESPEITO e DIGNIDADE, principalmente para os idosos e para as crianças.

Outra coisa senhores ( que debatem assuntos " supérfluos ... ), é uma vergonha ter que chegar em um hospital ou posto de saúde e ter de tomar " à guéla abaixo " um " chá de cadeira " porque o médico ainda não chegou, ou por que ele está dormindo ( sabemos que eles também necessitam de descanso ( sabemos e apoiamos ), logo, contratem outros, contratem mais, contratem quantos forem necessários... ).

A nós, nos cabe rezar para não precisar, e se precisarmos, cabe termos consciência de que " P.A " é sim para casos urgentes ( sim, ainda tem gente que vai lá para espirar... ), mas, se chegou um novo caso, o atendimento tem que ser o mais breve possível, isso também por si só pode salvar vidas. Lógico, como pode ser uma simples gripe, pode ser uma H3n2, ou um infarto...

Nós precisamos urgente de uma Saúde que nos traga orgulho, ou melhor, que nos traga tão somente ( por enquanto... ) tranquilidade ( pagamos por isso... ) aonde possamos ser tratados como seres humanos que somos!

E penso ( e não penso assim sozinho... ) que, se eu procuro um hospital ou um posto de saúde, é porque eu não estou bem, é porque eu não aguento mais, ( quase... ) ninguém vai ao médico porque gosta, e a calamidade aí está justamente em esperar pelo menos de duas a três horas ( tempo que geralmente você tem que esperar... ), para ser atendido em 3 minutos e ser " remediado " ao pior estilo " e seja o que Deus quiser... ".

O que queremos? Antes de mais nada RESPEITO, depois, mais profissionais competentes ( temos sim alguns, poucos, não me é permitido citar nomes, pena... ) cientes de que estão ganhando ( muito bem, obrigado... ) para atender, diagnosticar, acompanhar e promover a volta do bem estar ao paciente, visando sempre a qualidade de vida do mesmo. Queremos ( queremos não, necessitamos... ) de profissionais ( da recepção ao consultório, passando pela triagem... e tanto no hospital quanto nos postos... ) que contentem a todos e da mesma forma, e que cumpram e honrem o juramento que fizeram um dia.

Só para lembrar: " Manterei o mais alto respeito pela vida humana, desde sua concepção...".

Sobre a última vez ( menos de um mês atrás... ) que eu mesmo precisei de um atendimento em um posto de saúde da cidade, e, mesmo tendo dois médicos " tagarelando à toa " um com o outro lá, enquanto a enfermeira fazia o papel de um deles, não vou nem comentar, pelo menos não neste texto. Ah, também não vou comentar que entrei numa tal de " UPA " e só tinha eu e o guarda lá dentro, dai atravessei a rua...

Enfim, os investimentos em Saúde são necessários e URGENTES, afinal, todos os dias ( sem falhar nenhum... ) ouvimos ou lemos várias pessoas ( nós mesmos... ) reclamando do atendimento prestado, então, algo precisa ser mudado IMEDIATAMENTE, uma PROVIDÊNCIA URGENTE precisa ser tomada à respeito do acima exposto.

Outras coisas, ou, aquela " merdaiada toda " lá do início do texto NÃO SÃO PRIORIDADES senhores, aliás, estamos falando de vidas, estas que estão sendo " jogadas no lixo " da ganância através da maldita NEGLIGÊNCIA.

Omissos ou incapazes? Encaixem-se...!.

" PÕE QUANTO ÉS NO MÍNIMO QUE FAZES!.". ( Desconhecido ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário