domingo, 24 de maio de 2020

OS MALEFÍCIOS DO TABACO,

OS MALEFÍCIOS DO TABACO,

Segundo a organização mundial de saúde (OMS ) o tabagismo é a principal causa morte " evitável " no mundo.
O cigarro desencadeia inúmeras doenças, dentre elas podem se desenvolver até 50 doenças diferentes, vários tipos de cânceres e várias doenças respiratórias.
Pensem que em cada tragada são 4.700 substancias tóxicas, mas três delas são as piores:

A Nicotina: Que esta relacionada aos problemas cardíacos e vasculares ( circulação sanguínea ).

O Monóxido de Carbono ( CO ): O mesmo que sai dos escapamentos dos carros ( responsável pelo transporte de oxigênio ), reduzindo a oxigenação sanguínea.

O Alcatrão: Que a união dessas três substâncias são extremamente tóxicas, e causam um numero elevado de causas morte.

Algumas doenças causadas pelo cigarro são doenças cardiovasculares, respiratórias, impotência sexual, complicações na gravidez, aneurismas arteriais, úlceras, infecções respiratórias, osteoporose, trombose vascular, enfraquece o cabelo, resseca a pele, reduz o paladar e o olfato e causa envelhecimento precoce da pele.

Provoca estragos na região da boca, mudança no hálito, irritação na gengiva, facilita o aparecimento de cáries, afeta o paladar, sem contar que a fumaça do cigarro faz com que os tecidos do pulmão percam a elasticidade.

A nicotina, que é metabolizada pelo fígado, os deixa sujeito ao câncer, no estomago, o alcatrão irrita as paredes e pode levar o fumante a sentir náuseas, além disso a maior parte das substancias tóxicas do cigarro é metabolizada no estomago, e, pode gerar gastrite, úlcera e até o próprio câncer.

O cérebro também pode ser afetado devido a falta de circulação, a qualidade do sangue é prejudicada e com o aumento da pressão arterial podem resultar em derrame cerebral.

A nicotina diminui a espessura dos vasos sanguíneos e o monóxido de carbono reduz a concentração de oxigênio no sangue, consequentemente o fumante esta sujeito a vários problemas relacionados a circulação, como aneurismas ( dilatação dos vasos que favorece derrames ), tromboses ( entupimento de vasos ), varizes e etc...

O mais afetado pelo tabagismo ainda é o coração, pois a ação da nicotina faz com que o corpo absorva mais colesterol. O cigarro eleva a pressão arterial, a freqüência cardíaca, que sobe até 30% durante as tragadas, assim deixando o fumante propenso a infartos.

O problema é que a tendência atual, é cada vez maior, o número de fumantes e principalmente de adolescentes que tendem a utilizar o álcool e o fumo para gerar " status " e dizer que são melhores, porque virou modinha imitar exemplos e seguir amigos..., são aproximadamente 30 Milhões de fumantes no mundo, assim adotando o vício, e nada justifica os riscos que essas drogas expõem para nós, tornando a vida mais curta por opção.

E a parte pior é que as mulheres estão replicando o comportamento dos homens em relação ao cigarro, álcool e outras drogas.

Muito difícil atualmente termos controle e prevenção, pois nem temos o controle da oferta e do marketing, onde são ofertados sem nos dar nem ideia do quanto é prejudicial fazermos uso de drogas, álcool, e cigarro.

Embora o Brasil tenha aprovado em 2007, a política nacional sobre o álcool, cigarro e outras drogas ilícitas, na prática, o que temos, são medidas isoladas e de alcance reduzido. Pois aqui quem dita a política do álcool e outras drogas é a industria. Um bom exemplo disso é a copa do mundo, que, cedendo à pressão da FIFA, o país liberou a venda de bebidas alcoólicas nos estádios...

O álcool, causa danos de saúde, acidentes, violência doméstica, e se torna um vício, mas principalmente o álcool é A PORTA DE ENTRADA, QUE ABRE CAMINHO PARA OUTRAS DROGAS ILÍCITAS, podendo gerar muitos problemas e causar a morte com antecedência.

O fumo é responsável por 90% de cânceres de pulmão, e se comparada a outras drogas como a maconha é tão prejudicial quanto, dependendo da quantidade é pior, mas, o álcool ganha de todas as outras drogas em malefícios e conseqüências.

Se você não tiver FORÇA DE VONTADE de parar, está com sérios problemas amigo, e, não adianta apelar para Deus, por que ele não tem nada a ver com isso, só você pode querer mudar, só com sua determinação isso acontece...

Reflita sobre o momento ideal para parar de fumar, beber ou usar qualquer outra substancia, o IDEAL seria, o quanto antes...!!!

* Texto: Lucimara Stasiak * Fontes: Diversas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário