segunda-feira, 18 de maio de 2020

JORGE MARIO BERGOGLIO, O PAPA FRANCISCO.

JORGE MARIO BERGOGLIO, O PAPA FRANCISCO.

( ponto de vista / pesquisa / assunto sugerido ),

Francisco ( em latim: Franciscus ), cujo nome de batismo é Jorge Mario Bergoglio ( Buenos Aires, 17 de Dezembro de 1936 ), é o 266.º Papa da Igreja Católica e atual Chefe de Estado do Vaticano, sucedendo o Papa Bento XVI, que abdicou ao papado em 28 de Fevereiro de 2013.3

É o primeiro papa nascido no continente americano e também o primeiro latinoamericano, o primeiro pontífice do hemisfério sul, o primeiro papa a utilizar o nome de Francisco, o primeiro pontífice não europeu em mais de 1200 anos e também o primeiro papa jesuíta da história.

Tornou-se Arcebispo de Buenos Aires em 28 de Fevereiro de 1998 e foi elevado ao cardinalato em 21 de Fevereiro de 2001, com o título de Cardeal Presbítero de San Roberto Belarmino. Foi eleito papa em 13 de Março de 2013.

Jorge Mario Bergoglio nasceu numa família de imigrantes italianos. O seu pai, Mario Giuseppe Bergoglio Vasallo, nascido em Portacomaro em 2 de Abril de 1908 e falecido em 1959, era um trabalhador ferroviário e sua mãe, Regina Maria Sivori Gogna, nascida em Buenos Aires, de pais genoveses, em 28 de Novembro de 1911 e falecida em 8 de Janeiro de 1981, era dona de casa.

Em 20 de Maio de 1992, o Papa João Paulo II o nomeou bispo auxiliar de Buenos Aires, com a sé titular de Auca ( Aucensi ). Sua ordenação episcopal deu-se a 27 de Junho de 1992, pelas mãos do cardeal Quarracino, de Dom Emilio Ogñénovich e de Dom Ubaldo Calabresi. Em 3 de Junho de 1997, foi nomeado arcebispo coadjutor de Buenos Aires. Tornou-se arcebispo metropolitano de Buenos Aires no dia 28 de Fevereiro de 1998.
Foi nomeado ordinário para os fiéis de rito oriental sem ordinário próprio na Argentina, pelo Papa João Paulo II, em 30 de Novembro de 1998.

É ligado a setores católicos conservadores na Argentina no que se refere a teologia católica, como o movimento de leigos Comunhão e Libertação, contrário ao aborto, à eutanásia e ao casamento entre pessoas do mesmo sexo. Todavia, apresentou durante os anos de episcopado um forte impulso simplificador e modernizante no que se refere a prática e vida pastoral, em especial na administração arquidiocesana de Buenos Aires.

O Cardeal Bergoglio ganhou notoriedade em 2001 ao lavar os pés de 12 doentes de Aids em visita a um hospital .

Durante uma audiência semanal na Praça de São Pedro, Francisco criticou diretamente quem desperdiça alimentos e contribui para a desigualdade no mundo. Ele luta contra injustiças e impunidades.

Evita aparições na mídia e possui hábitos simples. Utiliza o transporte coletivo e não frequenta restaurantes. Aprecia música clássica, literatura e é associado e torcedor do clube de futebol San Lorenzo de Almagro.

O Papa Francisco é muito amado pelos seus fiéis, sempre preocupado com as pessoas e com questões sociais, demonstra constantemente a sua humildade e sua generosidade para com os outros...!

Algumas citações do Papa mais querido dos últimos tempos, do Papa " diferente ", do Papa " sensação do momento "...

" O dinheiro tem que servir, não governar.". - Papa Francisco.

" Não deixe que ninguém tire a sua esperança.". - Papa Francisco.

" Vivemos na religião mais desigual do mundo.". - Papa Francisco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário