domingo, 24 de maio de 2020

ZÉ PELINTRA, MEU PROTETOR POR AFINIDADE...!

ZÉ PELINTRA, MEU PROTETOR POR AFINIDADE...!

( ponto de vista / assunto sugerido ),

Zé Pelintra é uma entidade sobrenatural originária da crença sincrética denominada catimbó, surgida na Região Nordeste do Brasil. O Zé Pelintra também é comumente " incorporado " em terreiros de umbanda e candomblé tendo seu culto em todo o Brasil.

O Zé Pelintra é uma das mais importantes entidades de cultos afro-brasileiros, especialmente entre os umbandistas. É considerado o espírito patrono dos bares, locais de jogo e sarjetas, embora não alinhado com entidades de cunho negativo, é uma espécie de transcrição arquetípica do " malandro ".
No seu modo de vestir, diverge-se as três formas o típico Zé Pelintra é representado trajando terno completo na cor branca, sapatos de cromo, gravata grená ou vermelha e chapéu panamá de fita vermelha ou preta ( tão eu... ).

Na linhagem dos baianos ou das almas, seu Zé Pelintra utiliza roupas de algodão comumente usadas entre os escravos e chapéu de palha diferenciando-se apenas por seu lenço vermelho ou cachecol vermelho e uma fita vermelha em seu chapéu, bem como porta sua bengala típica.

Contam que nasceu no povoado de Bodocó, sertão pernambucano, próximo ao município do Exu.
Fugindo da terrível seca que assolava a cidade a família de José dos Anjos rumou para o Recife em busca de uma melhor vida, mas o menino aos três anos perdeu a mãe.
Cresceu, então, no meio da malandragem, dormindo no cais do porto e sendo menino de recados de prostitutas. Sua estatura alta e forte granjeou o respeito dos circunstantes. Sua morte seria um mistério. Aos 41 anos foi encontrado morto sem nenhum vestígio de ferimento.

Uma outra versão do mito alude a José Gomes da Silva, nascido no interior de Pernambuco, um negro forte e ágil, grande jogador e bebedor, mulherengo e brigão. Manejava uma faca como ninguém, e enfrentá-lo numa briga era o mesmo que assinar a própria sentença de morte. Os policiais já sabiam do perigo que ele representava. Dificilmente encaravam-no sozinhos, sempre em grupo e mesmo assim não tinham a certeza de não saírem bastante prejudicados das pendengas em que se envolviam.

Não era mal de coração, muito pelo contrário, era bom, principalmente com as mulheres, as quais tratava como rainhas.

Zé Pelintra é invocado quando seus seguidores precisam de ajuda com questões domésticas, de negócios ou financeiras e é reputado como um obreiro da caridade e da feitura de obras boas.

Ainda hoje existem muitos devotos de Zé Pelintra, os quais já alcançaram graças e ele tem dado sua proteção, e eu sou apenas mais um deles, nos conhecemos a bom tempo já ( desde que meus olhos fixaram a sua imagem em um centro espírita e eu por pura afinidade a adquiri, achei que nos pertencíamos ) e desde então guardei ela comigo e sou bem contente com a proteção dele em minha vida, e em todos os sentidos da minha vida diga-se de passagem, por isso hoje resolvi abordar o assunto mais uma vez para deixar aqui o meu " salve " ao meu pai ( adotivo ), seu Zé Pelintra...!

Segue hoje escrita, em forma de homenagem a minha prece diária a Zé Pelintra...

PRECE A ZÉ PELINTRA

" Salve Deus, Pai Criador de todo o Universo, Salve Oxalá, força divina do amor, exemplo vivo de abnegação e carinho. Bendito seja o Senhor do Bonfim. Bendita seja a Imaculada Conceição. Salve Zé Pelintra, mensageiro de luz, guia e protetor de todos aqueles que em nome de Jesus praticam a caridade. Dai-nos Zé Pelintra, o sentimento suave que se chama misericórdia.
Dai-nos o bom conselho. Dai-nos a proteção quando pederdes. Dai-nos o apoio, a instrução espiritual de que necessitamos para darmos aos nossos inimigos o amor e a misericórdia, que lhe devemos por amor de Nosso Senhor Jesus Cristo, para que todos os homens sejam felizes na terra e possam viver sem amarguras, sem lágrimas e sem ódios.
Tomai-nos, Zé Pelintra, sob a vossa proteção; desviai de nós os espíritos atrasados e obsessores, enviados pelos nossos inimigos
encarnados e desencarnados e pelo poder das trevas.
Iluminai nosso espírito, nossa alma, nossa inteligência e o nosso coração, abrasando-nos nas chamas do vosso amor por nosso Pai Oxalá.
Valei-me, Zé Pelintra, nesta necessidade, concedendo-me a graça de vosso auxílio junto a Nosso Senhor Jesus Cristo, em favor deste pedido que faço agora ( faz-se o pedido ).
E que Deus, nosso Senhor, em sua infinta misericórdia vos cubra de bênçãos e aumente a vossa luz e vossa força, para que mais possas espalhar sobre a Terra a caridade e o amor de Nosso Senhor Jesus Cristo.”.

" CUIDADO AMIGO, QUEM DEVE A DEUS, PAGA A DEUS... MAS QUEM DEVE A ZÉ, PAGA A ZÉ...".

Nenhum comentário:

Postar um comentário