quinta-feira, 16 de março de 2017

ALGUNS COSTUMES DOS JAPONESES ( POR EXEMPLO ) QUE NÓS BRASILEIROS DEVERÍAMOS SEGUIR.

ALGUNS COSTUMES DOS JAPONESES ( POR EXEMPLO ) QUE NÓS BRASILEIROS DEVERÍAMOS SEGUIR.

( ponto de vista / assunto sugerido ),
No Japão existem muitos hábitos e costumes que evidenciam uma sociedade organizada, harmoniosa e tão longeva.
Claro que não existe nenhum país perfeito, mas há aqueles que têm atitudes digamos assim, quase perfeitas, que vão sendo passados de gerações para gerações e de família para família, incluindo a alimentação e certos hábitos que mudam toda uma vida, e que são exemplo para alguns " paísinhos " por aí...
O costume de tirar o sapato antes de entrar em casa é um exemplo, eles fazem isso para evitar contaminações trazidas da rua, além de manter a casa limpa, e isso não se estende só as casas mas sim aos hospitais, escolas e empresas entre outros estabelecimentos.
Outro exemplo é o costume de agradecer antes de se iniciar qualquer uma das refeições diárias, e também o fazer depois de terminar cada uma delas.
E por falar em exemplo, vamos de exemplos, eles ainda tem por hábito usar máscaras cirúrgicas ( ou hospitalares ), durante o ano inteiro, para evitar o contato com a poeira bem como diversos tipos de poluição a que estão suscetíveis, e assim evitam ao máximo todos os tipos de infecções, pólenviroses, resfriados bem como outras doenças. Trocando em miúdos, são adeptos do " prevenir para não remediar ".
Os japoneses também têm o hábito de fazer ginásticas matinais antes do trabalho, que segundo o entendimento deles serve para energizar o corpo, e o detalhe é que a " Ginástica Taiso " é praticada em parques e ao ar livre, além é claro da pratica constante das chamadas " dinâmicas de grupos ", no trabalho e nas escolas para que através delas possam obter um melhor resultado em suas atividades, evitando assim a fadiga, a indisposição e etc.
Eles, os japoneses, e mais uma vez diferentes de muitos " paísinhos " por aí, não jogam lixo nas ruas e em lugar nenhum que não seja o lugar apropriado para o lixo, e isso chega a ser extraordinário, ah, e os " garis " de lá, do Japão, são os próprios moradores, estes que fazem a limpeza das suas ruas, ou seja, cada um faz a sua parte, e " colhem " assim como resultado o bem estar de todos.
Os alunos contribuem com a limpeza de suas salas de aula em seus colégios e universidades, e nas empresas, os funcionários também são os encarregados da limpeza de seus ambientes de trabalho.
Os japoneses separam o lixo ( reciclam ), e isso por lá já se tornou também um hábito, e acredito eu que o fazem por terem percebido que " um esforcinho " a mais pode mesmo " valer a pena ".
Vale ressaltar que a sociedade japonesa é bem organizada e bem rigorosa também, e os materiais são todos reaproveitados, logo reaproveitáveis, evitando assim qualquer forma de desperdício.
E não menos importante que tudo isso, eles têm também por hábito recolher o " cocô " do cachorro ou de seus animais de estimação, eles usam a bicicleta como meio de transporte, e consequentemente diminuem o fluxo de carros nas ruas, bem como a poluição e " de brinde " reforçam a própria saúde, combatendo incessantemente o sedentarismo.
A alimentação deles é saudável, á base de verduras, frutas e peixes, e mais, o " chá verde " que contém antioxidantes, é consumido diariamente e um dos motivos é porque reduz as taxas do colesterol.
Quer mais? Experimenta começando pelo Google, se ainda restarem dúvidas vai ao Japão e confere de pertinho ( eu não precisei ir tão longe ), e, no caso de mesmo assim você não acreditar, bem vindo á sua realidade, á realidade da sua " cultura " e da " cultura " do seu " paísinho ".
Alguns pequenos exemplos que deveriam no mínimo serem seguidos se não fosse demasiado tarde, não acham? Típicos exemplos que chegam ( de fato ) valer uma vida, esses, dos japoneses...!
Para refletir...
" Brasileiros vivem no mundo dos sonhos:
Futebol, Carnaval e Cachaça. Votam nos
piores políticos, para depois criar resenha
sobre política. Não se sabem quem é o pior;
os Políticos ou a imbecilidade brasileira.". - Edson Nelson Soares Botelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário