quinta-feira, 23 de março de 2017

ULYSSES GUIMARÃES e o PMDB.

ULYSSES GUIMARÃES e o PMDB.
( ponto de vista / pesquisa / homenagem ).
* 06/10/1916, Rio Claro, SP
+12/10/1992, Rio de Janeiro, RJ,
Ulysses Guimarães formou-se advogado pela USP ( Universidade de São Paulo ), em 1940. Foi vice-presidente da UNE e secretário da Federação Paulista de Futebol. Elegeu-se deputado estadual em 1947, pelo Partido Social Democrático ( PSD ). Três anos depois, concorreu à Câmara dos Deputados, sendo reeleito em 1954 e em 1958, quando foi também delegado do Brasil junto à ONU.
Em 1961, foi nomeado ministro da Industria e do Comércio, durante o regime parlamentarista. Exonerou-se no ano seguinte, retornando a suas atividades na Câmara. Dois anos após o golpe militar de 31 de Março de 1964, com a instituição do bipartidarismo, filiou-se ao MDB - Movimento Democrático Brasileiro -, o partido de oposição à ditadura, e foi eleito seu vice-presidente, além de deputado federal pelo partido. Nos dois anos seguintes foi presidente do Parlamento Latino-americano. Em 1971 assumiu a presidência do MDB.
Em 1979, com a volta do pluripartidarismo, Ulysses integrou-se ao PMDB - Partido do Movimento Democrático Brasileiro - e tornou-se seu presidente.
Em 1988, presidiu a Assembléia Nacional Constituinte e anunciou a promulgação da chamada " Constituição Cidadã ", que, muito emendada, permanece em vigor até hoje. Apesar de seu papel destacado na política nacional, entre o final dos anos 1970 e a década de 1980, viu o PMDB se transformar num partido dividido e ambíguo que perdeu a bandeira do oposicionismo para o PT e o PDT.
Assim, candidato a presidente da República em 1989, teve somente 4% dos votos válidos no primeiro turno, um percentual inexpressivo que mal o aproximava do segundo e do terceiro candidatos mais votados, respectivamente Lula e Leonel Brizola. O segundo turno foi ganho por Fernando Collor de Mello, que logo sofreu o processo de impeachment, devido ao esquema de corrupção articulado ao seu redor. Ulysses Guimarães colaborou ativamente no processo, que terminou com a renúncia de Collor e a posse do vice Itamar Franco. O líder peemedebista, então, empenhou-se em ajudar na manutenção da governabilidade.
Foi presidente do MDB e PMDB durante vários anos e seu presidente de honra. Em 1987, o parlamentar comandou a Assembléia Constituinte. Candidato à Presidência em 1989, não obteve sucesso, mas marcou a história do País.
Politicamente ambicioso, Ulysses admitia que adorava se reconhecido e aclamado pela população. " Adoro o poder. Tenho fascínio pelo poder ", costumava dizer. Não conseguiu realizar o sonho maior de ser eleito presidente do Brasil, mas como ele próprio desejava, morreu lutando. " Eu não quero morrer de raiva, nem de mágoa, nem de doença. Eu quero morrer na luta.".
Ulysses Guimarães desapareceu em 12 de Outubro de 1992, num acidente aéreo. O helicóptero que transportava os casais Ulysses Guimarães e Severo Gomes caiu após sair de Angra dos Reis, litoral do Rio de Janeiro, com destino a São Paulo. Seu corpo não foi encontrado, mas sua morte foi oficialmente reconhecida. Ulysses era um daqueles políticos que lutavam por um Brasil melhor, que lutava por um Brasil mais igualitário, e deve ser por isso também que sumiu naquele um voo, deve ter sido mesmo afastado e morto por pura politicagem, aliás, até hoje ninguém sabe ao certo o que aconteceu com ele...
Enfim, PARABÉNS AO PMDB ( Partido do Movimento Democrático Brasileiro ), o meu partido, pelos 49 anos ( quase meio século ) de muita luta, muita garra, e que o partido continue sempre lutando pela igualdade, pela justiça e por um país livre e rico de fato, e não mais esse país mal administrado onde a corrupção faz morada, que o PMDB, continue sempre e cada vez mais unindo forças para lutar diante desse cenário desesperador e desanimador que se encontra o Brasil neste exato momento.
Aproveito o texto para registrar hoje, no dia em que o PMDB completa 49 anos, e com muito orgulho que meu pai Jurandir Euriques foi o " percussor " ou um dos ( três ) fundadores do então MDB, hoje PMDB aqui em Caçador, e foi este o partido que defendeu ao longo de toda a sua vida e sem sombras de dúvidas o levou no coração para além dela, se ficou no coração do partido já não saberia precisar, mas lá no fundinho algo me diz que sim, que ficou.
E também é com muito orgulho que aqui em casa podemos " bater no peito " e dizermos em alto e bom tom:
" AQUI SOMOS TODOS " PÉS VERMELHOS ", E, DE BERÇO...!.".
" Quando se tira o voto ao povo, o povo é expelido do centro para a periferia da história, perde o pão e a liberdade, o protesto passa a ser agitação e a greve rotulada de subversão.". - Ulysses Guimarães.
" Governar é encurtar distâncias. Governar é administrar pressões, e as pressões primárias e diretas são as do lugar onde se vive, trabalha, estuda, sofre e ama.". - Ulysses Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário