domingo, 19 de março de 2017

SÓ ACHO!

Só acho,
Assistindo a um jornal de tevê agora a pouco, me deparei com a " bruxa " do momento, sim, a " bruxa ", tá toda a imprensa de carona na vassoura dela e focada neste assunto, uma briga de " aborrescentes " que ocorreu lá em Lages.
Está todo mundo preocupado e mobilizado no assunto tentando achar o " culpado " da situação, solução não estão nem ai, a caça é ao culpado!
Ouvi que a culpa é da família, da escola e dos professores, da polícia, dos órgãos competentes e até do vigia da escola.
" Aqui farroupilha! ", a culpa não é de ninguém a não ser do " aborrescente " envolvido e da " galera " com quem ele está envolvido, só deles e de ninguém mais.
Sem essa de colocar a culpa na família, quantos " marginaizinhos " existem por ai, cujo os pais, sangram no dia a dia para dar o melhor a eles e eles não correspondem.
Sem essa também de colocar a culpa na escola ou nos professores, eles são responsáveis sim pelas " criaturas " e também acreditamos que dão das " tripas ao coração " até onde lhes cabe na vista, ou seja, dentro da sala de aula ou no pátio do colégio. Já essa questão da escola ter que se responsabilizar pelo aluno lá fora, a não sei quantos metros da mesma, eu particularmente acho pura fantasia, é surreal isso.
Culpar a polícia? Sem cabimento, não teria nexo isso, nem hoje e nem daqui a 50 anos.
Outros órgãos? Fala sério! Se a família, a escola, enfim todos, trabalham e se dedicam periodicamente para ver se colocam juízo ali, onde era para ter nascido uma cabeça e não conseguem, quem dirá que uma conversa de alguns minutos seja a solução. Mas, o importante agora é achar o " cristo "...
Percebam, isso não acontece com crianças pequenas, até certa idade, que ainda não formaram um caráter e nem com adultos que já formaram seu caráter, só acontece com pré adolescentes á adolescentes, ( que parecem nunca sair daquela maldita idade da formação ou não do caráter ), aquela idade crítica que eu passei, você passou e todo mundo passou.
Ou vai dizer que o(a) " santo(a) " aí nunca brigou, nunca disse para alguém na escola " me espere na saída " ou ouviu isso, nunca fumou, nunca se drogou, nunca abusou da velocidade, nunca deu um " fritadinha de pneu " ou até mesmo sacaneou o gato da vizinha quando era mais novo?
Se você nunca fez isso, atire a primeira pedra, só pense bem antes de atirar, afinal, você estrará " atirando uma pedra "... quem nunca atirou uma pedra? Em um gato, em um cachorro, em um passarinho, no rio, na vidraça da velhinha indefesa lá... se fosse do filho dela você teria pensado duas vezes né? Cagão!
" ... onde eu quero chegar? Nem sei, mas vamos lá, chegou até aqui agora nem desista... esperamos juntos chegar a algum lugar... "
O culpado disso tudo é o próprio " aborrescente " que já nasceu predisposto a isso ou, deixou-se estragar pelas más companhias. Nem esses, as más companhias têm culpa, a culpa é de quem acompanhou as ideias dos maus companheiros.
Eu mesmo já fiz quase tudo aquilo que descrevi ali em cima, e olha, dei sorte de estar aqui opinando...
A culpa não foi dos meus pais, por sinal os melhores do mundo, tampouco a culpa foi dos meus professores, tadinhos deles, eles só queriam o meu bem.
O " marginalzinho " da estória era EU, aquele " aborrescente " idiota e inconsequente que se deixou levar pelos maus, se deixou levar...
Sendo assim, por experiência própria, meu ponto de vista é que a culpa é única e exclusiva dos " marginaizinhos ", e não tem essa de vítima, porque se tá no meio é porque tá no rolo, e, se tá no rolo é porque é do rolo. Predisposição! Tudo tem um preço e temos que aprender desde cedo, logo na adolescência, que até a vulnerabilidade, que pode ser evitada, tem seu preço, logo, pode ser evitada!
A solução do problema não cabe a mim, cabe a todos nós pensar e cada um concluir da forma que melhor lhe convir e dividir como estou fazendo.
Tem cura? Tem! Eu mesmo passei por tudo isso e fui " curado ", como não me predispus a ser " curado " pelo amor, fui " curado " pela dor e afirmo que não foi fácil, mas também não foi difícil!
Quando o veneno da " aborrescencia " entra no sangue, é só a união de todos os fatores que podem resolver, família, escola, sociedade, governo e etc, mas o " X " da questão é a força de vontade de si próprio, de cada um deles.
Ou pelo amor ou pela dor o indivíduo vai acabar passando por uma " transfusão de sangue ", eu consegui, o meu, considero que foi um caso de êxito no quesito " aborrescencia ", demorei, mas venci, ou melhor, vencemos, unidos e com muita força de vontade, vencemos!
Muitos não conseguiram, não lograram êxito, e outros bem mais teimosos já moram lá, no quinto dos infernos, até por nem terem tentado... e quem sabe merecido.
Não vi a briga de Lages, mas se estivesse lá sentiria no olhar dos envolvidos o grau de " marginalidade " de cada um, fui doutor nessa causa. E, dependendo das " caras " torceria do camarote para que se " liquidassem " ali mesmo, assim não se criavam e consequentemente, não procriavam, contribuindo assim pela não preservação dessa espécie que tira o sono dos pais, tira a paciência dos professores e até do vigia do escola...
Umas citaçõezinhas nunca são demais, nos fazem pensar e repensar...
" Até o próprio diabo despreza o indivíduo que tem sangue de barata.".
" Diga-me com quem andas que eu te direi quem és.".
" Quando um não quer dois não brigam.".
Agora, a célebre:

" Eu sou responsável pelo que eu digo e não pelo que você entende.".

Nenhum comentário:

Postar um comentário