quarta-feira, 29 de março de 2017

ENQUANTO ISSO ALI NA EMERGÊNCIA...!.


ENQUANTO ISSO ALI NA EMERGÊNCIA...!.


( Atendeu com cara feia no PA, pediu " textão " aqui na tribuna... ).

( P.V / À.P / R / A.S / 153-2017 ),

Faz um solo aí, Lu... faz um solo que hoje eu leio...

Um acidente automotivo ( um tombamento... ) me levou ao hospital, mais especificamente ao P.A para alguns procedimentos, e eu não seria eu se não fizesse algumas observações acerca do assunto... como diz o Javel, aos trabalhos...

Pelo que percebi, o atendimento no P.A conta hoje com três médicos ( com plaquinha identificando cada profissional e seu respectivo horário... ), e sendo assim, a demora na " fila de espera " ( que quase sempre foi um problema sério... ) diminuiu consideravelmente, além de o atendimento estar bem melhor do que estava até a alguns dias atrás.

Salvo é claro uma recepcionista que estava falando ao celular com um fone de ouvido, e que, pelo jeito a conversa estava séria, afinal, ela se mostrou um tanto mau humorada, mal e mal olhou na minha " cara " quando de pronto disse: Que bairro???, depois, " extraviou " a minha ficha, e chamou bastante gente na minha frente para a tal da " triagem ". Paciência...

Fui reclamar com ela e ela me olhou firme e disse: Você não foi fazer triagem ainda??? Ao que respondi: Eu ainda não fui chamada! E ela " alinhavou ": Entre lá então!!!

Bem, trocando de " mala " para " saco ", e " considerando " o mau humor de uma recepcionista, tudo por lá está fluindo que é uma beleza ( ou, melhor do que dias atrás... ), inclusive conseguiram colocar ordem naquela questão da " seleção " de quem precisa ser atendido primeiro e quem não tem tanta urgência assim... está sendo selecionado mais ou menos assim: Casos urgentes para um profissional, os menos urgentes para outro profissional, e casos envolvendo crianças para um terceiro profissional. Pelo menos foi o que percebi, e aprovei.

Ah, vi vantagem, ou, senti firmeza também, quando chegou uma senhora de idade, e sem titubear eles disseram para ela " passar na frente ", é isso aí, nada mais justo, é assim mesmo que se faz, usar o BOM SENSO para cuidar dos seres humanos com o respeito que eles merecem, afinal, convênios à parte, nós também pagamos por isso, então, o que dizer de uma pessoa de mais idade ( ela, no mínimo já pagou muito mais que eu... ). Prioridade absoluta e incontestável!

Observei também, por duas vezes, os bombeiros atendendo ocorrências, e vejam só, os guardas municipais também estavam lá, tipo assim, " escoltando " os bombeiros ( de certo até para facilitar a locomoção da ambulância no trânsito um tanto complicado... ). É isso aí, " aplausos " para esses também, cada um fazendo sua parte e colaborando com a parte que " cabe aos outros ", sim, todo auxílio aos bombeiros é sempre bem vindo ( inclusive se você " der lado " no trânsito um tanto complicado... ), afinal, são eles, os bombeiros que, dentro de suas possibilidades, é claro, fazem tudo o que podem, e exercem com maestria o seu trabalho ( mas já foi crítico nas antigas segundo relatos do Javel, mas não vem ao caso, não vale nem relembrar... ).

Então, nada mais útil que os guardas municipais fazerem como eu vi na ocasião, junto aos bombeiros prezando pela tranquilidade e pela segurança de todos, até por que, convenhamos, é uma realidade, triste realidade, o trânsito fica horrível quando os bombeiros vão atender a uma ocorrência nas ruas ( exemplo disso foi meu próprio acidente... ), ou seja, acumulam-se curiosos e desocupados de toda sorte para atrapalharem, tanto o trânsito, quanto os procedimentos de emergência, ou, o trabalho desses " anjos da guarda " vestidos de vermelho.

Sim, esses " desocupados " a que me refiro acabam por causar transtornos muitas vezes maiores que o próprio acidente, ainda no meu caso, devido ao número de curiosos aliada à condição do tempo, um outro acidente envolvendo um motociclista aconteceu, e tudo por causa deles, dos " desocupados de plantão "... " pacabá " viu...

Então, nosso " SALVE " a eles hoje, ao pessoal do P.A, aos bombeiros e à guarda municipal, estes últimos que hão de se empenhar cada dia mais para melhor orientar o trânsito, coibir a presença dos curiosos e " desocupados " que atrapalham a vida dos segundos, ah, e se tiver gente querendo agredir os bombeiros e a guarda não der conta... ( como soubemos dias atrás... ) que acionem a polícia, sim, é unindo o útil ao agradável que faremos da nossa cidade, uma cidade muito melhor.

E para isso, como PRIORIDADES ABSOLUTAS, Saúde e Segurança, assim, e só assim ( ou, também assim... ) estaremos " cem passos adiante ", e aí, aí é só cuidar, preservar e manter, inclusive para que uma pessoa mau humorada não estrague a eficiência nem a reputação de toda uma classe, ou de uma equipe, estas que, mais que qualquer outra, necessita de conjunto!

Lembrando sempre que, se a pessoa está com problemas, que os resolva antes, ou ainda, que os deixe em casa, mas que, em hipótese alguma os leve para o seu trabalho, e seja ele qual for... hospital então...

Ah, lamentavelmente, a " triste realidade " foi quando chegou um paciente com os bombeiros e essa mesma recepcionista não mediu o volume da voz quando disse: " Meu Deus, não aguento mais ver chegar gente... bombeiros de novo??? ", como se, quem vai à um hospital, ou fica doente, ou ainda, sofre um acidente, optasse por isso... ecaaaa!!!

Penso que, quem está lá, está para receber quem quer que seja e em qualquer circunstância, aliás, se não quiser trabalhar que procure um outro trabalho, no zoológico mais próximo quem sabe e por exemplo, afinal, os " sinistros " lá ocorrem com bem menos frequência e intensidade...

O que não falta por aí é gente capacitada, que gosta, que respeita, que tem bom senso e tem paciência, e mais, que daria tudo para poder trabalhar em um local que ( hoje... ) " vai de vento em popa " ( exagero, que vai bem... ), onde se tem a feliz possibilidade de ajudar e tratar pessoas.
Bem, diante de tal ocasião me peguei pensando o porquê em outra ocasião a porta do hospital foi " arrancada a chute "...

Enfim, algumas pessoas precisam rever seus conceitos e respeitar as outras pessoas, principalmente nesse momento mais dolorido e que ninguém escolhe, que é o da doença ( ou do acidente e etc... ), tudo o que não pode acontecer é estes ( os pacientes... ) serem mal atendidos. Nada justifica isso!

E aos outros, no caso do texto de hoje a maioria, um " SALVE " ( bem grande... ), estamos no caminho certo, vamos continuar assim, que logo, logo, tudo há de melhorar ainda mais, hão de diminuir o número de enfermos também, até porque, se os pacientes forem bem atendidos e bem orientados na primeira consulta ( como eu fui... ), dificilmente voltarão ali...

Concluindo, PARABÉNS À QUASE TOTALIDADE DA EQUIPE, eu disse quase...!.

Observação: Lucimara, dado o recado! Mas, lamento informar que ali, o " mar de rosas " acima descrito é sempre uma variável e nunca uma constante viu... no exato momento em que postava este texto uma colocação bem crítica me fez por em dúvida todo o conteúdo do seu texto... enfim, tendo lido, que arquive-se até segunda ordem!

" CONHEÇA TODAS AS TEORIAS, DOMINE TODAS AS TÉCNICAS, MAS AO TOCAR UMA ALMA HUMANA, SEJA APENAS OUTRA ALMA HUMANA ". - Carl Jung.

Nenhum comentário:

Postar um comentário