quarta-feira, 18 de outubro de 2017

ESTÃO " ENXERGANDO " OS ENFERMEIROS OU É IMPRESSÃO MINHA???


ESTÃO " ENXERGANDO " OS ENFERMEIROS OU É IMPRESSÃO MINHA???


( P.V / P / A.S / 494-2017 ),

Bem, parece que resolveram " cair no pelo " dos enfermeiros, há uma semana só se fala neles, e quando não são ofensas à toda uma classe, são notícias que nos deixam no mínimo pensativos, pra não dizer apavorados: Pois é... será que estão com medo de " perder a cadeira " para os enfermeiros??? Não creio... bom, nem descreio... bem, aos trabalhos...

Da série: " coisas que só acontecem por aqui ", eis que agora proibiram os enfermeiros de desempenhar algumas funções através de uma liminar. Estranho não? Bem, vamos tentar entender a notícia que circula em um veículo de comunicação local:

Abre aspas...

" Uma liminar do Conselho Federal de Medicina está impossibilitando que os enfermeiros dos postos de saúde solicitem exames, realizem de testes rápidos e coleta de preventivos.

Esta ação vai prejudicar o andamento dos serviços oferecidos pela Secretaria de Saúde de Caçador, bem como comprometeu o dia D do Outubro Rosa, que seria realizado no sábado, 21.

A Secretaria já está criando novos cronogramas de atendimento dentro das unidades para que os pacientes não sejam lesados com a alteração.

" Os enfermeiros não podem solicitar exames, nem mesmo interpretar seus resultados. Ou seja, o pré-natal não poderá ser iniciado pelo enfermeiro, ainda que a mulher apresente um resultado laboratorial ou de imagem positivo. Isso configura uma verdadeira afronta aos enfermeiros, ao SUS, a população e aos direitos, sobretudo, das mulheres ", comenta o secretário da Saúde local ".

Fecha aspas...

Bem, só nos resta mesmo é esperar para ver, enquanto rezamos é claro para que nada piore a situação do que está e para que tudo possa vir a correr bem dessa decisão em diante, tendo em vista até, que, até aqui, com o precioso auxílio dos enfermeiros já esteve difícil, quem dirá daqui pra frente...

Sim, tirar as competências destes profissionais ( sim, são profissionais, se não fossem não estariam lá... ) só aumentará ainda mais o " serviço do médico ", este que, não é novidade nenhuma e para ninguém que, vive atarefado até o pescoço, que, ( com exceções... ) mal olha para o paciente e não é o responsável pelos atendimentos preliminares que possamos vir a precisar e que porventura possa estar " dentro do pacote " descrito acima... ( vamos ler melhor para tentar entender, mesmo achando que não vamos entender... ).

Além, quantos médicos ( penso que dezenas... ) à mais serão necessários, ou, que irão ter que contratar para que os serviços não sejam prejudicados? Ou, para desempenhar a função que até então era do enfermeiro? Então, como antes dito, só nos resta mesmo esperar pra ver...

Sem contar é claro que os enfermeiros, ou, a grande maioria deles já " estavam craques " pois faziam tais procedimentos há vários anos já, enfim, definitivamente não dá para entender o quê " eles " ( eles lá de cima... ) querem... demostrar que eles podem mais que os enfermeiros... não, não, me recuso a acreditar até por entender que esta decisão não nasceu e nem cresceu aqui, e sim veio mesmo " lá de cima ". ( !? ).

Agora, verdade seja dita, já não conseguimos mais engolir tanta ignorância como estas que temos visto ultimamente, desde as ofensas à classe dos enfermeiros até essa última, uma liminar um tanto quanto desnecessária e que supostamente vai gerar ainda mais polêmicas ( em redes sociais inclusive... ), deve gerar também mais gastos e aumentar ainda mais as filas de espera por atendimento.

Olha, senhores, vão exigir competência dos médicos!!! Vão exigir respeito para conosco por parte deles!!! Viu, eu mesmo acho ( mas só acho mesmo... ) que já estaria de bom grado... aliás, ainda em se tratando " do quê eu acho ", não estranharia que dentro em breve " esses aí " viessem " garganteando " que os enfermeiros só servem mesmo para " limpar bunda suja "...!.

" BOM SENSO: UNS TEM, OUTROS NÃO TEM E OUTROS AINDA SEQUER SABEM O QUE É ISSO...!.". ( Desconhecido ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário