domingo, 15 de outubro de 2017

O AUTODIDATA.


O AUTODIDATA.


( ponto de vista / assunto sugerido ),

" Autodidatismo - substantivo masculino

1. Ato de estudar e adquirir instrução por si mesmo, dispensando a orientação de professores.

2. Qualidade de autodidata.".

Autodidata é a pessoa extremamente curiosa, que aprende de forma autônoma, por seu próprio esforço, através da pesquisa, buscando informações sobre determinado assunto.

Passa por um processo de auto-educação. Quer descobrir tudo a respeito do seu objeto de interesse e para isso frequenta bibliotecas, consulta dicionários, enciclopédias, sites na web, faz pesquisa bibliográfica até que tire todas as duvidas que tenha.

Para o autodidata, o processo de pesquisa acaba sendo mais valoroso que o próprio resultado, pois ao buscar uma informação, acaba se apropriando de vários outros conhecimentos.

Algumas pesquisas apontam que um primeiro passo para se tornar um autodidata seria preservar a curiosidade infantil. As crianças são muito curiosas, não se contentam com respostas superficiais. Se tiverem estimulados e incentivados o seu gosto pelo conhecimento, ao crescer poderá se tornar um autodidata.

Antigamente era raro um autodidata diplomado. Eles estudavam assuntos de seu interesse, se aprofundavam e aprimoravam tal conhecimento, criando inclusive teorias.

Atualmente, pela exigência do mercado, os autodidatas acabam se formando, e mantem atividades extras para desenvolver seu potencial. Uma espécie de hobby, no qual acabam sendo mais especialistas do que na própria profissão.

Aprendem a tocar instrumentos, a pintar quadros, a compor, a esculpir, entre milhares de outros sem nunca ter tido uma única aula sobre tal assunto.

Sem dúvida, em profissões menos valorizadas encontramos muitos autodidatas que desconhecem sua condição. Muitos mecânicos, carpinteiros, desenhistas, por exemplo, aprendem e viram mestres em suas profissões por seu próprio esforço.

Alguns autodidatas famosos: Bill Gates ( fundador da Microsoft ), Alexander Graham Bell ( cineasta e inventor ), Stanley Kubrick ( cineasta ), Woody Allen ( cineasta, musico, roteirista, escritor ), Henry Ford ( fundador da Ford ), Charles Dickens ( romancista ), Walt Disney ( cineasta, produtor e animador ), Albert Einstein ( físico ), Jimi Hendrix ( guitarrista, cantor, compositor e produtor ), José Saramago ( escritor ), Machado de Assis ( escritor ), entre outros.

Por muitas vezes, a vontade de aprender é maior do que a possibilidade de ter uma pessoa capacitada e com tempo disponível para nos ensinar.

Eu observo que os maiores gênios, diga-se de passagem, são autodidatas, procuram aprender buscando aonde for preciso para terem o conhecimento que atenda as suas necessidades, sem a ajuda de alguém para ensinar, apenas buscam fontes de aprendizado sobre algo do seu interesse.

O que determina mesmo é a dedicação, é a vontade e a curiosidade de saber sobre algo, então, os autodidatas, procuram a fundo se inteirar do que querem aprender, eles escolhem aprender o que é de seu interesse, desvendando mundos e aprimorando-se, por vezes muito mais do que uma pessoa diplomada, que numa dessas até fez o curso tão somente por causa do tal diploma.

Atualmente muitos estão em busca de um diploma que comprove, que eles fizeram o curso, mas não se sabe se eles " colaram " ou fizeram uma faculdade " matada ", daquelas que ainda teimam em existir por aí... já os autodidatas buscam a teoria e a absorvem de livre e espontânea vontade, e isso os torna super inteligentes, com várias visões de mundo, eles se adaptam a qualquer dificuldade ou desafio que venha a surgir.

Realmente, o mais importante não é o titulo propriamente dito, e sim a capacidade empreendedora e realizadora. Exemplo disso ( e mais uma vez ) são as várias e grandes personalidades autodidatas: Jimi Hendrix, Walt Disney, George Harrison ( Beatles ), todos esses aprenderam seus oficios como autodidatas.

Infelizmente hoje, alguns querem o " diploma " exclusivamente para " aparecerem ", pra se exibirem, mas, têm a cabeça vazia, são possuidores de apenas um pedaço de papel que lhe abre portas para o trabalho, porém, na hora de testar seus conhecimentos, bah, é aí que percebemos que não sabem absolutamente nada, são " zeros à esquerda " ( e uma pena não poder exemplificar aqui... ), só têm mesmo a oferecer um diploma ( muitas vezes " comprado " ).

Acho que todos nós podemos ser autodidatas, e vou além, acho que todos nós temos um pouco de autodidatas em nós, afinal, estamos sempre na luta e naquela ânsia insaciável de querermos aprender mais e mais...!

" SIM, CONHEÇO GÊNIOS COM ENSINO BÁSICO E IGNORANTES COM DOUTORADO ". - Autor desconhecido ( logo, autodidata ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário