domingo, 18 de fevereiro de 2018

A QUARESMA ( PARA ALGUNS ).


A QUARESMA ( PARA ALGUNS ).


( ponto de vista / assunto sugerido ),

De que adianta na quaresma se matar de tanto rezar, ou fazer penitencias e sacrifícios, se logo depois estarão falando mal do vizinho, matando o gato do outro, enchendo de palavrões, xingamentos e " pragas " as pessoas, enfim, fazendo pecados muito maiores?

De que adianta se fazer de tão beatos(as), se até as próprias freiras ( não todas, imagine, só algumas delas... ) deixam uma pessoas padecer no sofrimento, ou até mandam a pessoa embora de hospitais por exemplo, pelo simples fato dos mesmos não terem dinheiro para manter o pagamento de um leito de UTI, por não poderem custear a vida.
Sim, já ouvi casos semelhantes por aí, e depois, rezam atordoados(as) e repetidamente orações decoradas para tentarem se " absolver " dos pecados, não comem carne, ajoelham-se em grãos de milho, para quê? Pedir perdão... pede vergonha nessa cara...

A quaresma é a preparação para a Páscoa, é quando se comemora a ressurreição e a vitória de Cristo, depois de seus sofrimentos e de sua morte, conforme escrito nos evangelhos.

As crendices que envolvem a quaresma são inúmeras e absurdas, chegavam a falar que o " lobisomem " se transforma na quaresma, ou que o homem se transforma em lobisomem, sei lá, e que ele ( o lobisomem ) aterroriza as madrugadas em noites de lua cheia, além é claro das lendas da " mula sem cabeça ", ou ainda, " almas penadas " que perambulam soltas por aí, enfim, muitas histórias de arrepiar, mas de arrepiar os nervos, principalmente os nervos de quem não é " trouxa ".

A quaresma é um período cheio de proibições, e a igreja sempre trabalhou muito com o medo. Já as crendices, o lobisomem e demais " baboseiras " foram inseridos à quaresma pela própria cultura do povo, ah, inclusive se proíbe falar muita coisa, há pecado em quase tudo que se faça, ou até que se diga.

Os antigos sustentavam que no período que compreende a quaresma era para rezar, rezar e rezar, somente rezar, nada de ouvir música, nem ficar feliz, em hipótese alguma comer carne, e jamais sair em festas ( porque se criava rabo ), ou até por que o capeta apareceria... hum, me deu medo agora...

Inclusive, lembro vagamente de uma historia que meu avô contava ( conversa pra boi dormir, a verdade é que nunca ouvi nada disso dos meus avós ) mas vamos lá,
" de uma certa danceteria, que era quaresma e um moço muito bonito convidou uma moça para dançar, e dai dançaram muito e quando se deu meia noite, o moço se transformou no capeta, seu rabo apareceu e seus pés viraram cascos que queimavam e marcavam o chão por onde ele pisava, e quando os demais frequentadores de tal festa perceberam, logo correram, mas, as portas estavam trancadas e imagina só o que aconteceu...". Então, como não lembro do final da história, faz assim, termina você e como melhor lhe convir.

Então, esta é só mais uma " história aterrorizante " entre outras centenas de outras que incluía a quaresma. Bem que faz, recuse-se mesmo a acreditar, acredito piamente que você não é mais um " trouxa ".

Claro que não entendo de onde saiam tantas " baboseiras " que fugiam á lógica, e dentre elas algumas dessas crendices, mas entendo que tudo que acontecia de errado nesse período, a culpa era dela, da quaresma. E nesse período ( considerado sagrado ) as pessoas com medo ficavam com a imaginação solta, qualquer barulho na casa, vixi, tinha que se ficar em silencio, afinal, poderia ser uma " alma penada ", ou, um " mal pressagio ".

Penso que, se fizermos nossas orações diárias e com fé, já é mais que o suficiente, não precisamos ficar tentando justificar os nossos erros e para ninguém, até porque " quem não tem teto de vidro, que atire a primeira pedra ", mas, eu em particular acredito que tudo, exatamente tudo que pedirmos com o coração ou até mesmo arrependidos por algo que fizermos de errado, seremos sim perdoados e seremos sim atendidos e quantas vezes forem necessárias, e vou além, penso que não é só na quaresma que temos que fazer orações, pedir perdão, e sim no dia a dia, ou no dia e na hora em que acharmos que se faz necessário e que bem entendermos.

Não acredito que ficar rezando ( e nem em que fica rezando ) e logo depois sai " blasfemando " ou como diz a cultura popular " jogando pragas " nas pessoas, isso não é valido mesmo, pois aí sim, a pessoa estará cometendo um pecado e muito maior.

Só Deus pode me julgar...!

Não creio mesmo que " fofocas " ou " julgamentos " de quem quer que seja sejam relevantes, pelo contrário, além de pecadores, estes são fofoqueiros.

Só Deus pode me julgar...!

Alguns parecem terem muitos pecados, e tentam omiti-los de todas as formas, e o pior, ainda teimam em colocar a culpa na abençoada da quaresma.

Então, siga o seu coração, ore e Deus te ouvirá, independente de ser quaresma ou não, Deus te ouve todos os dias e em qualquer situação. Mas se, não foi do jeito que você esperava, não coloque a culpa na abençoada da quaresma, é porque nos planos de Deus está traçado tanto o seu destino, quanto o seu futuro.

Só mais uma coisinha, e agora sim acabo de me lembrar de fato de um comentário do meu sábio avô quando em certa ocasião falávamos na mesa sobre carne x quaresma, disse ele:
" Pecado é que sai da boca para fora e não o que entra da boca para dentro ".

E é nesta tese que eu acredito, logo, se falei alguma besteira aqui ( e mais uma vez ), já me considero " absolvido "...!

" CHEGA DE TANTA NOVENA, TERÇO E ORAÇÃO, EU QUERO VER VOCÊS EM AÇÃO...". - Deus para Raul Seixas na música DDI ( Discagem Direta Interstelar ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário