terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

O CARNAVAL NO BRASIL.

O carnaval no Brasil,

O Brasil é conhecido mundialmente como o país do carnaval. Todos os anos milhares de turistas estrangeiros vem ao país justamente para ver de perto os grandiosos desfiles das escolas de samba, pular atrás dos trios elétricos e admirar as manifestações culturais e regionais.
A imagem do próprio povo brasileiro esta associada à festa, seja pelo lado da alegria e da descontração, nossas ” marcas ” registradas, seja por um lado pouco louvável, o do turismo sexual. 
Para boa parte dos estrangeiros, as mulheres brasileiras andam semi nuas pelas ruas. De uma forma ou de outra o fato é que o carnaval é uma tradição enraizada no povo brasileiro. Tanto que, vamos admitir, aqui no Brasil o ano só começa depois do carnaval.
A origem do carnaval é indefinida. Por vários anos, grandes historiadores tentaram encontrar sua origem, dentro e fora do Brasil. Alguns relacionam o começo das festas carnavalescas com os cultos feitos pelos antigos para louvar uma boa colheita. Outros que seu inicio teria acontecido no Egito, com danças e festas e pessoas mascaradas. A origem da palavra carnaval vem do dialeto milanês ” carmelevale ”, que significa tempo em que se tira o uso da carne.
O carnaval é propriamente á noite anterior á Quarta-Feira de cinzas, quando começa o período de festas regidas pelo ano lunar no cristianismo da idade média. Durante o carnaval havia grandes festejos populares e cada cidade brincava á seu modo, de acordo com seus costumes.
O carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do seculo XIX. 
No entanto o carnaval hoje virou comércio, muito lucrativo por sinal. É uma guerra pra ver quem aparece mais, as fantasias não existem, agora é gliter ou tinta, á única preocupação são as armações e plumas ( quantas aves abatidas ...) que levam em suas cabeças “ ocas ”.
Para enfeitar a feiura de suas atitudes e os vazios de bom senso e criatividade, essa imagem do Brasil é vendida para o mundo, uma desigualdade “ berrante ” e promiscua, onde as mulheres ricas não são mais que uma conta bancária e muita futilidade, e os pobres que se contentem com migalhas do assistencialismo.
O governo gasta milhões em camisinhas e até pilula do dia seguinte para amenizar os problemas pós carnaval. Se esse dinheiro fosse investido em conhecimento, teriam discernimento de saber pelo menos se cuidar. Está na verdade incentivando, de certa forma e omitindo problemas causados por doenças adquiridas durante o carnaval.
A única cultura no carnaval é a pesquisa, dos que escolhem escrever sobre enredos a serem abordados.
Para mim, se eles colocarem as mesmas fantasias todos os anos e tocarem o mesmo samba não vou notar diferença, por que já se foi o tempo que faziam carnaval com qualidade. Na verdade o carnaval, virou só sexo sem compromisso, sem responsabilidade onde beber se drogar, esta cada vez mais presente nos carnavais.

No Brasil, na verdade tudo acaba em samba...

Nenhum comentário:

Postar um comentário