terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

POLÍTICA x POLÍTICOS ( segundo o Zé Leôncio )...!


POLÍTICA x POLÍTICOS ( segundo o Zé Leôncio )...!


( P.V / P / 98-2016 ),

Tem alguns diálogos na novela Pantanal que apesar de antigos são atualíssimos, e que cada vez que revejo um deles, sinto uma espécie de " necessidade " de transcrevê-los, então, mais uma vez, aí vai um deles...

" Érica ( jornalista ): - Gostaria que o senhor me falasse da sua vida seu José Leôncio.

José Leôncio: - Minha vida não tem nada de mais.

Érica ( jornalista ): - Tem sim, o senhor é que não dá importância pra isso, afinal o senhor ter vindo prá cá, pra esse lugar, há tantos anos, começado a vida caçando bois selvagens e depois formar essa fazenda maravilhosa, dá uma matéria sensacional.

José Leôncio: - Ah, isso foi tudo fruto de trabalho minha filha, sem trabalho não se faz nada.

Érica ( jornalista ): - Mas, e politicamente, como que o senhor se define?

José Leôncio: - Bom, agora o papo já tá começando a ficar complicado demais pro meu gosto.

Érica ( jornalista ): - Eu só tô tentando fazer o seu perfil.

José Leôncio: - Me troca isso em miúdo...

Érica ( jornalista ): - Como o senhor é, como o senhor pensa...

José Leôncio: - Politicamente falando?

Érica ( jornalista ): - Também.

José Leôncio: - Bom, deixa eu ver, olha, eu sempre tive uma ideia errada sobre política sabe?

Érica ( jornalista ): - Porquê?

José Leôncio: - Porque eu achava que política era só bandalheira, que política não era coisa séria, esse era o meu pensamento.

Érica ( jornalista ): - E não é mais?

José Leôncio: - Não, não é mais, hoje eu sei que política é uma coisa séria, que a política faz parte da vida da gente, do dia á dia. O que não é sério são os políticos, os políticos é que não são sérios, e, porque pra você se eleger político tem que ter três ' condição ': A primeira é ter muito dinheiro, ou, atrás dele ter alguém com muito dinheiro pra pagar os custos de uma eleição. A segunda condição é ter saúde, é muita saúde pra aguentar a " via sacra " de uma campanha, pra deixar de tomar whisky escocês nas suas rodas como ele está acostumado, pra de repente ir para um " botequim " tomar cachaça vagabunda com aqueles pobres que vão votar nele. Ói, eu conheci um que estava acostumado a enfiar o dedo na " guéla " e botar tudo pra fora na primeira " latrina " que ele encontrava depois de ter comido aquela comida dos pobres e ter elogiado as " mãos de fada " da cozinheira.

Érica ( jornalista ): - Eu sei como é que é...

José Leôncio: - E a terceira, essa é a mais importante, é o sujeito não ter escrúpulos, não ter escrúpulos nenhum mesmo pra poder fazer seus conchavos, suas barganhas, seus acertos, e engolir sapos, engolir muitos sapos, bom, claro, tem exceção, tem exceção, graças a Deus tem exceção, mas dá de contar nos dedos de uma mão, viu.

Érica ( jornalista ): - O senhor é então um homem desencantado com os políticos, mas a democracia, o que o senhor acha da democracia?

José Leôncio: - A democracia, olha, a democracia é um regime de uma minoria de espertos que conduz uma maioria de ingênuos, e os ingênuos ainda batem palmas.

Érica ( jornalista ): - O senhor não é comunista é?

José Leôncio: - Não, não, comunista também, é a mesma coisa...

Érica ( jornalista ): - Nunca pensei ouvir isso do senhor seu Zé Leôncio, mas e o povo, o que o senhor acha do povo? Porque pensando bem, quem elege seus governantes é ele mesmo.

José Leôncio: - Povo... vai continuar errando até aprender, olha, eu tive um administrador antigamente que eu gostava muito dele, ele gostava de versos, e ele dizia um verso de um poeta, Guerra não sei o que... mas que sobre o povo ele dizia: " O povo, o povo é rei, mas é rei quenem Jesus, pra beber o fel e morrer na cruz...".

Érica ( jornalista ): - Guerra Junqueira!

José Leôncio: - Isso, isso mesmo!

Érica ( jornalista ): - " Na cruz do comunismo, na cruz da democracia "...

José Leôncio: - É, e não tem escapatória, é como se diz né, " o mundo é dos esperto "...!.".

( diálogo extraído da novela Pantanal, exibida em 1995 ).

" O POVO NÃO VOTA COM RAZÃO, VOTA COM EMOÇÃO, É POR ISSO QUE TODO DEMAGOGO SE ELEGE, É AQUELE QUE TOCA O CORAÇÃO DO POVO E NEM SE PREOCUPA COM SEU ESTÔMAGO.".

Nenhum comentário:

Postar um comentário