quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

TODO INCENTIVO AO ESPORTE É BEM-VINDO, MAS...


TODO INCENTIVO AO ESPORTE É BEM-VINDO, MAS...


( P.V / A.S / 077-2017 ),

" Você jamais terá tempo para aquilo que não dá prioridade ". - Wclledja Araujo.

É isso aí, todo incentivo ao esporte é muito bem-vindo, aliás, todos nós sabemos direitinho do que o esporte ( e só ele... ) é capaz, desde ajudar a manter o aluno dentro das escolas, até o quanto ele é importante para a própria saúde do jovem cidadão, mas...

Nós ouvimos boatos nesta semana que dão conta de que querem fazer uma pista de skate aqui em nossa cidade, ou melhor, parece até que são duas, ops, há até quem afirme que são três... uma em cada praça da cidade, mas, peraê...

Estamos aqui agora, pensativos. Com a Saúde no mais alto patamar da " porcaria " ( no mínimo... ), as prioridades deveriam estar voltadas ao termos um atendimento bom e de qualidade, e em todos os postos de saúde da cidade, todos... ( visitei um deles semana passada e vixi, que bosta...! ), sim, são diversas e diversas pessoas que se dirigem aos postos de saúde e não são bem atendidas, o que resulta em várias consultas e nada de encontrarem o problema.

Bem, de volta ao que nos trás aqui...

Gente, mesmo não tendo conversado com nem um deles ( até porque nem me cabe, só me cabe mesmo é palpitar furado... ), é sabido e cristalino que os skatistas não querem uma pista ( nem duas, nem três, nem dez delas... ), estas que geralmente são projetadas e desenvolvidas em um lugar único, ou, em um lugar em específico, e, eles, os skatistas ( pelo menos os " de verdade ", ou, que se prezem... ) querem mesmo é sentir a LIBERDADE, esta mesma que eles encontram ali ( e só ali... ) nas ruas, e lamentavelmente saltando por sobre os bancos de praças, escorregando sobre os corrimões de estabelecimentos públicos e privados, subindo e descendo rampas de portadores de necessidades especiais, dentro e nos arredores de escolas, " trepando " em cima de monumentos do patrimônio público, entre vários outros exemplos que nem deveriam ser chamados de " exemplos ", ou seja, para eles, pelo menos para esses que andam pelas ruas e são a " esmagadora maioria " isso é uma aventura, é ali que está o " tesão " do esporte, o " drible " no trânsito e a adrenalina da velocidade em vias de alta velocidade, e etc...

Além de que, a este ignorante ponto de vista, as tais pistas não são a solução, até porque alguns ( se duvidar também a maioria... ), além de usarem o skate por diversão, o usam também como meio de transporte, e não seria uma ( ou dez... ) pista de skate que iria coibir certas ações erradas deles, ou a circulação deles por aí em meio ao nosso trânsito caótico ( e que também ninguém vê... ).

Antes que eu me esqueça, em tempos idos, já tivemos uma pista de skate na pracinha Nossa Senhora Aparecida, esta que NUNCA foi usada e o tempo se encarregou de DESTRUÍ-LA, mas, como não conseguiu completar o intento, a administração deste partido foi lá e deu uma forcinha, DESTRUIU!

Olha, segundo estatística minha própria, baseada tão somente no meu passado junto ao skatismo ( nunca sequer pisei na pista da pracinha... ), sem medo de errar, afirmaria que cerca de uns 80% dos skatistas jamais usariam uma pista de skate ( quiça na inauguração... ), porque eles ( assim como eu " nas antigas "... ) gostam mesmo é de explorar as ruas... eu mesmo praticava ( e ainda pratico... ) e não iria jamais a uma pista de skate, então eles, da " esmagadora maioria " gostam e são adeptos da modalidade " street ". Ah, inclusive se você procurar este termo em um dicionário inglês/português, supostamente terá como resposta: RUA.

Então, ficamos boquiabertos com certas " prioridades " que temos visto por aí ( tudo bem que sabemos que o próprio povo prefere um mercado público para reparar a roupa do outro a uma ponte para resolver o problema do trânsito, e como um todo... ).

Essa preocupação excessiva com os skatistas, ou com as pistas de skates, deveria estar sendo aplicada há uns meses já na tal da Saúde, esta que está desequilibrada, desestruturada e porque não dizer " debilitada ".

Ah, e não é de hoje que sabemos ( e vemos... eu mesmo vi... ) gente esperando em filas, esperando por um atendimento de " veterinário ", de alguns ( tem exceções... ) que só receitam um " remedinho para a dor " e mandam para casa. É sério, lamentavelmente é esta a nossa realidade!

Agora, se investissem dinheiro em saúde preventiva ( mas preventiva de fato... ), ou, que se sanassem o problema das pessoas x postos de saúde, aí sim, diminuiria-se o número de atendimentos e as pessoas ficariam menos propensas às doenças ( inclusive as que não praticam o skatismo ou qualquer outro tipo esporte, bem como os seus adeptos... ).

Aliás, os skatistas também viu ( classe onde eu mesmo me incluo... sim, tenho um skate e ando nas ruas quando me sobra um tempo... ) deveriam " se ligar " um pouco mais, já que NINGUÉM CONSEGUIRÁ TIRAR ELES DAS RUAS, e respeitarem melhor os motoristas e os pedestres, assim como TODOS NÓS deveríamos respeitá-los, bem como respeitar as pessoas doentes e que procuram a " absolvição " ( apostando todas as suas fichas... ) em um sistema de saúde literalmente FALIDO!

Ah, um pouco de educação por parte dos motoristas com os skatistas ( ou, com nós skatistas... ) também não faria mal algum, afinal, eles, os skatistas ( e eu também... ) NÃO IREMOS ARREDAR OS PÉS DAS RUAS ( públicas, diga-se de passagem... ).

Vamos além um pouco, vamos partir para a " utopia ", uma boa educação também sanaria ( ou ajudaria a sanar... ) os dois problemas...

Um deles é ter educação com todo mundo, no caso dos skatistas, a liberdade deles acaba quando começa a dos outros...

... e a segunda era se investir em projetos que resolva problemas de fato prioritários ( e imediatamente... ) de nossa cidade, até para que possamos viver melhor e de fato ao invés de apenas " sobrevivermos ".

Enfim, NADA PESSOAL ( e tampouco intransferível... ), mas, vamos usar do BOM SENSO e priorizar o que de fato é importante e primordial.

Pelo amor de Deus, tem gente morrendo enquanto espera por um atendimento digno de um ser humano, e o skate, apesar de toda sua importância para a saúde ( assim como todos os outros esportes... ), não é necessidade, é hobby...!

Bora lá, vamos mudar esta mentalidade " incrustada " ( e ultrapassada... ) na cabeça de alguns, para que eles enxerguem de uma vez por todas o que de fato ( nós do povo... ) necessitamos.

Vamos continuar daqui, na luta, exigindo um atendimento ( no mínimo... ) digno, afinal, não temos dinheiro para construir pistas de skate, o que temos são INÚMERAS PRIORIDADES à nossa espera ( ou, nós à espera delas... ).

O que está faltando para esses alguns " tirarem a venda "...??? Fica o registro e a indagação...!.

" O PROBLEMA DO BRASIL É TER COMO PRIORIDADE O FUTEBOL... ". ( Desconhecido ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário