quinta-feira, 27 de setembro de 2018

AS ' COLAS ' NAS ESCOLAS.

AS ' COLAS ' NAS ESCOLAS.

( ponto de vista / pesquisa / assunto sugerido ),
Quem nunca colou na escola que atire a primeira pedra ( Eu! Eu mesmo nunca consegui... ), são inúmeras formas de colar, vamos relembrar algumas delas.
A maioria das calculadoras têm uma memória. Usando essa função, é possível guardar quaisquer fórmulas, teoremas e funções. Alguns professores permitem o uso desse aparelho, portanto, não vão nem suspeitar.
Quando surgir alguma pergunta da qual não saiba a resposta, peça para ir ao banheiro. Se o professor negar, finja estar muito apertado, e, com o celular no bolso, consulte.
Crie uma nota no telefone com as anotações necessárias. Na hora da prova, coloque o aparelho entre as pernas e aproveite para ler quando o professor estiver distraído. Não se esqueça de deixá-lo no silencioso! Outra dica é trocar mensagens de texto com um colega, mas isso já é mais arriscado.
A maneira mais fácil de criar um arquivo com as anotações é abrir o Bloco de Notas no computador, digitar ou copiar/colar a matéria e, por fim, transferir o arquivo para o celular. Hoje em dia, a maioria dos aparelhos celulares lê arquivos do Bloco de Notas. Do contrário, baixe e instale um app para isso.
Não pareça suspeito. É preciso conseguir colar sem deixar isso óbvio. Para fazer isso é preciso que você não fique excessivamente inquieto.
Se precisar olhar ao redor, nunca foque o seu olhar em um lugar por mais que 5 ou 10 segundos. Olhe por acaso em outras direções para evitar a atenção dos professores no sentido das suas anotações/colega que está lhe ajudando. Tente não ficar nervoso.
Geralmente as pessoas que colam ficam nervosas, mechem as mãos, cuidam aonde está o professor, olha para a carteira do colega, coçam o cabelo e disfarçam de tudo que é tipo, nem por nada ( e só me dei conta hoje ) que nunca consegui colar na vida, meu olhar e minhas atitudes de certo falavam por mim.
Não seja ganancioso. Colando é fácil conseguir tirar um 10. Mas se todo mundo tirar em média 4,7 na prova de física, parecerá muito suspeito só você tirando um 10. Por isso, procure tirar uma nota boa, mas não a mais alta da sala. Se você sabe que a média da classe é 8, propositadamente responda a algumas perguntas incorretamente para não levantar suspeitas.
Descarte as evidências. Assim que o teste acabar peça para ir ao banheiro ( se você ainda não o fez ) para se livrar de qualquer evidência da cola. Quanto mais tempo você a mantiver com você, maior será a chance de ser pego, já que alguém ( mesmo que não seja o professor ) poderá notar.
Comece reunindo a informação que você precisa. Isso inclui fórmulas, palavras-chave, vocabulário, datas, nomes, definições, conjugações e etc, para poder colar, até códigos, de quadrados e triângulos, que representam fórmulas ou letras e que só a pessoa entende.
Quem nunca colou no braço e quando o professor parecia distraído, olhou por de baixo da manga da blusa? Eu até tentei.
Ou colocar o caderno entre as pernas e ficar colando, e o professor nem ideia fazia, também tentei, sem sucesso.
Escrever formulas em papeizinhos, com letras bem pequeninas, para poder não confundir e depois consumir com os papéis, comi vários desses ( sem ter podido colar ), mas, essa modalidade tem lá sua utilidade, por exemplo: Só o trabalho que você tem de passar a madrugada toda escrevendo pequenininho em um pedaço de papel já faz com que você " decore " no mínimo uns 50% do que você anotou e que quase sempre nunca irá cair na prova.
Até na borracha de apagar as pessoas passam cola, pois um empresta borracha para o outro. Comigo nunca deu oportunidade.
Ainda tem aqueles que trocam as provas e o colega faz as duas, e depois devolve, tentei uma vez com o amigo Miguel que disse que tinha estudado a noite toda, em resumo, se eu tivesse feito a prova teria ido até que bem, como fui na " onda " dele, tirei ( mais um ) Zero.
Alguns ainda jogavam papeizinhos com as respostas para os outros, e as respostas vão de carteira em carteira ( menos na minha ).
Alguns fazem tanta cola, que até decoram a matéria, pois tem que escrever e reescrever o conteúdo. Se tirei alguma nota boa na vida escolar devo então a esta modalidade.
Você pode experimentar colar usando uma parte do corpo. Em vez de imprimir a cola em uma folha, tente escrevê-la em uma parte do seu corpo. Bons lugares incluem seu antebraço se você for um homem ou sua coxa se você for uma mulher. Estes dois são ótimos, porque você pode usar um vestido ou camisa de manga longa para cobrir sua cola quando não a estiver usando. É importante não deixar claro que há algo escrito em seu corpo. Coloque as palavras em um lugar onde apenas você veja.
Ah, experimente colar usando uma garrafa de água. Imprima a cola em um pedaço de papel colorido que corresponda ao rótulo de sua garrafa de água. Cole-o no rótulo e deixe posicionado de modo que só você veja.
Que tal usar um fichário? Se você tiver um fichário com uma abertura na parte da frente, coloque a cola lá. Mova seu fichário debaixo de sua mesa para visualizá-la. Tente minimizar a quantidade de vezes que você irá mexer no fichário para não chamar atenção.
Experimente usar uma calculadora. Isso é comum para as pessoas que estão fazendo testes de matemática, porque é o único momento onde é natural utilizar uma calculadora sem parecer suspeito. Coloque fórmulas ou outras informações entre a parte de trás da calculadora e a capa da mesma.
E utilizar uma cola à distância? Sim, oculte as colas em um local separado para evitar que elas sejam ligadas a você. Isto inclui um mural na sala de aula, o banheiro ou a cadeira de alguém. Duas modalidades que só falhavam comigo ( pois eu me entregava com atitudes e com o próprio olhar ) eram: O cabelo comprido da menina da frente, papelzão " arregado " colado nas costas dela e era só mexer no cabelo e pronto, bah, o professor resolvia sentar ao meu lado justamente naquele dia. Ou, a cola colada na parede atrás da cortina ( já que eu sentava sempre na janela ), professor lazarento, sei lá se sabia que não tinha vento ou se tinha uma bola de cristal, e por isso estava sempre de olhos bem abertos na dita cortina.
Experimente combinar sinais com um colega. Crie um sistema de sinais com um colega da classe. Isso irá duplicar o seu conhecimento sobre o assunto, pois será como fazer a prova em dupla. Em exames de múltipla escolha:
Estabeleça sinais com as mãos ou pés para A, B, C, D, e " resposta errada ". Ao criar um sinal de " resposta errada " você estará melhorando a probabilidade de ambos irem bem na prova, ajudando um ao outro a eliminar respostas incorretas.
Crie também um ruído vocal para chamar a atenção do seu colega sem parecer suspeito ( como uma tosse ou bater o pé no chão ). Comece a tossir para chamar a atenção de seu parceiro.
Use os dedos para dar o número da questão ( faça um 3 e um 2 com os dedos da mão para indicar a pergunta " 32 " ).
Espere que ele mostre a sua resposta ( puxando a orelha para " B " ).
E, se você precisar de ajuda para decidir entre duas respostas: Tussa, dê o número da questão e faça o sinal para a resposta que você suspeita que possa ser.
Ele/ela pode inclinar a cabeça se a sua resposta for correta ou, caso errada, ele/ela pode enviar o sinal de " resposta errada " ( prender o seu cabelo em um rabo de cavalo, por exemplo ).
Afirme estar doente, vá ao banheiro no final do exame e espere que ele acabe ou retorne lentamente. Certifique-se de que seu professor irá deixar você voltar a fazer a prova antes de usar este método, pois realmente poderá ser pior se ele/ela não permitir.
Experimente levar o lápis para modificar a resposta quando entregar a prova. Quando for entregar a prova, se o professor não estiver na mesa, use um lápis que você trouxe com você para mudar ou escrever as respostas seguindo o teste no topo da pilha. Claro que essa opção é de um alto risco.
Para perguntas abertas, tente se lembrar de palavras-chave. Normalmente, os professores possuem " palavras-chave " que eles estão procurando nas respostas. Isto significa que, na verdade, o " conteúdo " da resposta é menos importante. Se você conhece o assunto ou assuntos possíveis de uma pergunta aberta, coloque uns 4 ou 5 termos que você sabe que seu professor vai procurar.
Para os exames de matemática, tente memorizar fórmulas. Conhecer uma fórmula pode ser mais poderoso do que passar horas resolvendo questões. Caso consiga escrever uma fórmula uma quantidade de vezes o suficiente para memorizá-la, você conseguirá facilmente aplicá-las nas questões do teste.
Para os exames de múltipla escolha, tente " segmentar " informação que você sabe que irá estar no teste. Em vez de memorizar uma lista de palavras, tente dividi-las em listas menores e mais fáceis de lembrar. Por exemplo, se eu estou estudando para uma prova de história, em vez de lembrar " Eurico Gaspar, Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, Dom João VI, Dom Pedro I, e Dom Pedro II " divida em " 3 presidentes: Eurico Gaspar, Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek " e " 3 imperadores: Dom João VI, Dom Pedro I e Dom Pedro II ".
Outros alunos podem suspeitar que você está colando e informar ao seu professor.
Se você estiver utilizando um computador compartilhado, delete o histórico de seu navegador para que seus pais não descubram que você está pretendendo colar.
Há sempre a possibilidade de ser pego. Por favor, tenha cuidado.
Ser pego colando lhe trará sérias consequências, como um zero automático, uma suspensão ou até mesmo expulsão do colégio ( eu nunca consegui colar e fui expulso de 4 colégios, que vergonha... ). Diante disso, ao invés de procurar maneiras de colar, procure dicas para conseguir estudar!
Em alguns testes importantes, como vestibulares ou ENEM, você pode ter sua prova anulada se for pego trapaceando.
Não se gabe. Isso pode parecer óbvio, mas é algo que as pessoas costumam fazer. Cuidado, pois alguém pode acabar contando para o professor.
Esteja sempre ciente de para onde o professor está olhando, nenhum método de cola é bem sucedido se o professor estiver olhando diretamente para você.
Se você estiver copiando a prova de uma pessoa próxima a você, tome cuidado para não fazer com que isso pareça óbvio.
Se você for colar por não ter tempo de estudar, lembre-se de que ainda vale a pena aprender o conteúdo após o teste. Você pode ter testes cumulativos e algumas dessas coisas podem realmente ajudá-lo no futuro.
Colar com um parceiro é sempre melhor do que fazer colas de papel. No geral, quanto menos evidências existirem, melhor para você.
Veja o que o professor está fazendo o tempo todo para evitar ser pego, e esteja ciente das possíveis consequências.
Colar nunca é uma boa ideia, pois você pode se sentir culpado e até mesmo querer confessar, o que muito provavelmente lhe deixará em apuros.
Nunca dependa da cola. Estude! Só cole quando você tiver certeza que não sabe a questão, ou quando você tem certeza que possui a cola para aquela questão.
Eu mesmo gostaria de poder voltar no tempo, mas dessa vez para estudar de verdade, e caso " recaísse ", que pelo menos eu tivesse mais coragem e a " cara de pau " necessária para colar.
Enfim, desde os tempos antigos até os atuais, duvido quem nunca colou em uma prova ( tirando eu, é claro! )...!
" NINGUÉM CONHECE AS SUAS PRÓPRIAS CAPACIDADES ENQUANTO NÃO AS COLOCAR À PROVA.". - Públio Siro.
Ou então...
" QUEM NÃO COLA NÃO SAI DA ESCOLA.". - Meu pai professor. Ah, é óbvio que existem exceções, como tudo na vida, aliás, quando meu pai falava essa frase não era na intenção da apologia, mas sim tentando " defender a tese " de que colar também não era o maior crime do mundo.

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