domingo, 16 de setembro de 2018

" GERAÇÃO NEM-NEM "?

" GERAÇÃO NEM-NEM "?

( ponto de vista / assunto sugerido ),
Geração em que os jovens, muitos deles, não estudam e não trabalham, gerando assim a crise dos jovens nem-nem, não querem trabalhar por que ganham tudo de mão beijada dos pais, e nem estudar pois acham que não precisam e nem vão precisar.
Este é o grande erro de muitos pais, " paparicar " e dar tudo aos filhos sem eles fazerem nada de esforço e sequer estudar ou trabalhar, seus filhos crescem na vida boa, em casa jogando X-Box, passeando e fuçando no smartphone ou até mesmo dormindo.
Esses jovens não tem a mínima preocupação com o futuro, pois pensam que tudo cai do céu e que seus pais vão sustentá-los para sempre ou que seus pais são eternos, esses jovens tornam-se irresponsáveis e podem até optar pelo caminho dos vícios, dentre eles o de ser usuário de drogas, entre outros diversos ligados à criminalidade, pois ficam desocupados e começam a sentir falta de algo para fazer e ocupar o seu tempo, é aí que acabam se deixando influenciar pelos " amigos " e ingressam em uma vida de revolta.
Esta geração de jovens acomodados está aumentando demais, e já começam a chamar a atenção da sociedade, até pelo fato de ser conhecimento de todos, que " mente vazia é oficina do diabo ".
Ocorre também que a falta de qualificação torna-se uma barreira e dificulta o acesso dos jovens ao mercado de trabalho, com isso desestabiliza toda uma estrutura e também seu lado psicológico.
O fator renda é um dos que mais influencia o crescimento dos jovens com o " perfil nem-nem ", ao qual enfrentam um grande obstáculo e geralmente no processo de procura de emprego, ficam frustrados por causa da falta de oportunidades e acabam se desmotivando pela procura.
Os jovens ficam desinteressados em trabalhar devido á falta de qualificação, a procura se torna para eles desgastante e consequentemente eles não investem em educação, pois também a escola não os atrai, isto pode estar acontecendo pela educação de forma errada, pois sempre ganham tudo e sem merecer nada!
E os pais pensam que dando bens materiais vão ajudar em algo e acabam atrapalhando e muito na formação do caráter e influenciando o futuro destes jovens, que desistem até mesmo de estudar por falta de estímulo ou desinteresse por metas, só pensam no agora e pensam que na vida é tudo tão fácil. Acabam por se tornarem delinquentes e desocupados, sem perspectiva de vida e sem perspectiva até de viver, apenas existem, são uma carga pesada para os pais.
Mas, quem são os verdadeiros culpados? A educação, a sociedade ou a atualidade?
Eis a questão... conclua por si só, mas que nós juntos, tenhamos a competência e a responsabilidade para despertar e instigar nossos jovens a interessar-se desde cedo por uma profissão, pela leitura, pelo estudo, e mostrar a eles que o mundo real, não é fácil assim como eles pensam e que nós, todos nós, só conseguimos subir os degraus da vida e do sucesso através de muita luta, de muito esforço e de muito suor sobre um trabalho digno.
Que todos nós consigamos mostrar isso aos nossos filhos, e consequentemente mudar essa sociedade, dando oportunidades e acesso para que os jovens possam ter uma experiência profissional, para que logo em seguida eles consigam seguir uma carreira profissional de muito sucesso.
Acho que só assim conseguiremos mudar alguma coisa na " geração nem-nem "...!
Para finalizar escolhemos e incorporamos ao nosso ponto de vista um texto criado pelo Departamento de Polícia do Texas - EUA, extraído do Google e que já circula pela rede mundial há bom tempo, vale a leitura...
COMO CRIAR UM DELINQUENTE:
1 - Comece na infância a dar ao seu filho tudo que ele quiser. Assim, quando crescer, ele acreditará que o mundo tem obrigação de lhe dar tudo o que deseje, que todos têm o dever de serví-lo.
2 - Quando ele disser palavrões, ache graça. Isso o fará considerar-se interessante.
3 - Nunca lhe dê qualquer orientação espiritual. Espere até que ele chegue aos 21 anos, e "decida por si mesmo".
4 - Apanhe tudo o que ele deixar jogado: livros, sapatos, roupas. Faça tudo para ele, para que aprenda a jogar sobre os outros toda a responsabilidade.
5 - Discuta com frequência na presença dele. Assim não ficará muito chocado quando o lar se desfizer mais tarde.
6 - Dê-lhe todo o dinheiro que ele quiser. Nunca o deixe ganhar seu próprio dinheiro. Por que ele terá que passar pelas mesmas dificuldades que você passou?
7 - Satisfaça todos os seus desejos de comida, bebida e conforto. Negar pode acarretar frustrações prejudiciais.
8 - Tome o partido dele contra vizinhos, professores, amigos. ( Afinal todos tem má vontade para com seu filhinho, e mais importante, todos estão sempre errados, não param de persegui-lo. )
9 - Quando ele se meter em alguma encrenca séria, dê essa desculpa: " Nunca consegui dominá-lo.".
10 - Em ocasiões onde ele estiver reunido com amiguinhos ou com seus irmãos use e abuse das comparações que incitem disputa. Compare seu caráter, sua capacidade intelectual, e seus dotes estéticos. Diga em alto e bom tom para que todos possam ouvir, ele inclusive, coisas do tipo: " Meu filho é mais inteligente que os outros, é mais bonito, é mais esperto, é um gênio.".
11 - Se você tiver algum vício, demonstre-o em sua presença todos os dias. Assim ele vai achar tudo isto natural, e com certeza, mais tarde, vai ouvir e dar atenção às suas repreensões sobre os males que estas imperfeições podem trazer.
Feito tudo isso, prepare-se para uma vida de desgostos. É sem dúvida seu mais que merecido destino!

Nenhum comentário:

Postar um comentário