segunda-feira, 24 de setembro de 2018

" CUTUCANDO " ( SEMANÁRIO DE COMENTÁRIOS MATINAIS ).

" CUTUCANDO " ( SEMANÁRIO DE COMENTÁRIOS MATINAIS ).

( P.V / EDIÇÃO EXTRAORDINÁRIA / 455-2017 ),
COMENTÁRIO MATINAL 1,
Não queria mais voltar ao assunto " monumento do fundador ", mas, é cada palpite furado que vejo em rodapés de notícias locais que me deixam abismado. Um deles: " Ah, eu sou à favor de que esse monumento seja colocado lá no Parque Central...".
Meu comentário: Cala a boca Magda!!! Se o monumento foi idealizado ali, ele deverá permanecer ali, até porque a este ignorante ponto de vista ele tem um fundamento ( mesmo que quem sabe nada histórico... ), sim, a este ignorante ponto de vista o conjunto todo representa um CAÇADOR ( nome da nossa cidade... ) e por isso deve permanecer lá, na frente da prefeitura!
Você nesse exato momento: " Ah tá, idiota, mas o nome Caçador veio por causa de ' um rio pequenino, que deu nome à minha cidade... ' ".
Concluo: E você acha que essa porra desse rio teve o nome de RIO CAÇADOR porquê? Isso garoto(a), muito bem, porque ele ( o rio... ) cortava as terras doravante desbravadas por ele, Francisco Correia de Mello, popularmente conhecido como " CAÇADOR " pelo pessoal que passava de trem por aqui e parava justamente para comprar carne do tal do caçador.
Bem, nada científico, mas, salvo muito me engano foi assim que eu aprendi lá na escola, naqueles 15 minutos diários em que eu era obrigado a ficar lá naquela " bosta " que uns frequentam pra serem cada vez mais burros...!.
Observação: Pra mim o tal do parque só tem uma utilidade ( ou finalidade... ), e bem própria de caçadorense ( com todo respeito ao nobre fundador em pauta... ), EXIBICIONISMO PURO, ali se mostra pra não se sabe quem o que sequer se tem e tampouco se sabe o quê e porquê. Ainda, o que deveriam tirar de lá é aquela vergonha daquele PORTAL DE CONCRETO na CAPITAL DA MADEIRA, nem conto onde deveriam " enfiar " aquilo tudo depois de " implodido "...
" SIM, CONHEÇO GÊNIOS COM ENSINO BÁSICO E IGNORANTES COM DOUTORADO ". ( Desconhecido ).
_____________________
COMENTÁRIO MATINAL 2,
Extraí este " trechinho " do post original da Guarda Municipal que explica sobre as modificações na Rua Lauro Muller, mais precisamente sobre a " mão inglesa ":
" Essa mudança visa agilizar o fluxo de veículos e aproveitar uma rua que estava com parte sem utilização.".
Pois bem, antes de tudo PARABENIZAR pela modificação que já é nítido que ficou bom, logo, SUGERIR que " aproveitem o embalo " dos trabalhos e que já sigam direto pra lá, para a Rua Carlos Sperança ( àquele pedacinho pra baixo da avenida... ) que também está sendo DESPERDIÇADO DA FORMA QUE ESTÁ!
Até outra " mão inglesa " seria sucesso ali em vista do que tá... fica a SUGESTÃO, aliás, mais esta...!.
______________________
COMENTÁRIO MATINAL 3,
Tô aqui tentando encontrar uma notícia e não tá tendo jeito... aproveito e me pergunto:
O quê ocorre com esses veículos de comunicação aqui da cidade??? Quando o " guajú " acontece na " casa A " ( de classe considerada A... ) ninguém comenta absolutamente nada, já, quando acontece na " casa C " ( de classe considerada C... ), bah, aí logo no dia seguinte já vira tudo e na mesma hora manchete de capa...
Olha, até acho que é melhor eu abortar meu comentário por aqui pra não acabar sugerindo que essa " laia " se " entronche um no cu do outro "...!.
______________________
COMENTÁRIO MATINAL 4,
Ei vocês, comerciantes e funcionários, que vivem do comércio mas que não tratam com EXCELÊNCIA os seus clientes, daqui a pouco nós vamos conversar, a meu modo... trás a toalhinha que pretendo te cuspir na cara...
______________________
COMENTÁRIO MATINAL 5,
Estava vendo as novidades aqui através de um dos nossos veículos de comunicação que as cantoras Mayara e Maraysa estiveram em Caçador no último final de semana. Vou ali, continuar lendo pra ver se descubro como está o estado de saúde do ator Paulo Silvino...!.
______________________
COMENTÁRIO MATINAL 6,
Aisá Lula véio, quem te viu e quem te vê heim... no primeiro depoimento todo nervoso, todo preocupado, todo trêmulo, neste último já falando mais alto que o habitual, todo despojado, calmo, sorridente e com respostas pra tudo...
Essa espécie de " inversão de autoridade " me faz acreditar com cada vez mais convicção que o fim dessa novela vai ser mesmo àquele final já sabido, conhecido e esperado por todos: Não demora muito e " Ex suposto candidato à presidente responde às perguntas
do presidente e agora também juiz Luiz Inácio Lula da Silva "...!.
______________________
COMENTÁRIO MATINAL 7,
Li um comentário agora que dizia mais ou menos assim: " D. Marisa Letícia deve estar se revirando no caixão... ".
Me fez lembrar meu velho saudoso e sábio pai em certa ocasião falando sobre a estrada Porto União/Caçador, relembrava ele quando um ex governador disse assim: " Se no meu governo eu não concluir esta obra, quero que meu pai se vire no caixão... ".
Pois então, meu pai costumava ironizar que o " velho " era conhecido lá no quinto dos infernos como " ventilador "...!.
______________________
COMENTÁRIO MATINAL 8,
O Jornal Nacional de hoje foi " hilário ", nem terminei de dar risada dos fãs da Lady Gaga todos chorosos como se tivessem perdido a mãe atropelada por um avião carregado de toras e já fui obrigado a começar rir outra vez de ver a " mijada " da promotora na cara de pau do ex-presidente mais falso que nota de 3 reais ( e galanteador ainda... ) por causa de um " querida " totalmente fora de hora, e em território inimigo...!.
______________________
COMENTÁRIO MATINAL 9,
Ontem, quinta-feira, assim como de costume, Carlão, Pipo e eu, nos reunimos lá no meu trabalho às 16:00 para dali ir tomar um passe, que é praxe todas as semanas para " sacudir fora " as energias negativas captadas durante a semana e transmuta-las em energia positiva para gozar do final de semana.
Mas ontem, antes disso eu tive que parar na lotérica pagar umas contas, e quando saía eu do guichê às 16:05, eis que encontro meu querido e velho amigo, o " Seu Grego " ( que passa ano e entra ano e ele continua o mesmo, nem óculos ele usa... ).
Pois é, sempre que nos encontramos matamos a saudade entre uma história e outra, mas ontem " nos passamos " e só encerramos " a prosa " ( e bem antes da metade... ) às 18:00 quando quase perdíamos o passe já.
Bah, como é bom ter amigos como eles, de idade já avançada e mente sã e 100% lúcida, eles são verdadeiros " poços de histórias e sabedoria " ( das mais interessantes que já ouvi... ), são verdadeiras ENCICLOPÉDIAS vivas.
Sim, eles, tenho vários desses que aqui exemplificaria com os melhores: Seu Osvaldo Olienik, Seu Darcy Binotto, Seu Álvaro Dourado, Seu Copetti e o Seu Fausen, ou ainda outros que infelizmente já partiram: Meu pai, Seu Valmor Ribeiro ( Lavanderia Maracanã ), Seu Osvaldo Casagrande ( o Seu Casinha ), Artemio Dalbosco ( meu nono postiço ), Seu Idalino Tessaro ( Danúbio Azul ), Seu Caetano ( meu sogro ), enfim, pessoas daquelas que são como o bom vinho, quanto mais velhas, melhores!
Pois bem, falava do " Seu Grego"... quem daqui e das antigas não lembra dos sanduíches lá do armazém do Seu Grego? Bah, só de lembrar deles ( principalmente agora, na hora do café matinal... ) dá água na boca, e o armazém então, aconchegante e rústico que era, típico da época...
Tinha dois tipos de sanduíches: Salamito ou mortadela, ambos com queijo e margarina ( acompanhados por uma laranjinha como bem lembrou ele... ), e aí, só felicidade!
Detalhe: Embora nós desconhecendo um sanduíche melhor, não foi uma nem duas vezes que eu ouvimos algumas " tiradinhas " à respeito do tão famoso lanche, e ontem também conversamos sobre isso, quando ele próprio relembrou um tempo que antecedeu 1981 e alguns amigos que diziam que " ele só não podia cortar o salame no vento, ou, o vento levava... " de tão fininho que era, ou ainda, como eu mesmo costumava dizer, que " ele passava a margarina no pão duas vezes... ", na primeira enchia o pão de margarina, e na segunda tirava tudo de volta.
Sim, pura verdade que ele fazia isso, e quem sabe por isso o sanduíche dele era assim tão bom, assim como é o x-salada do outro gigante ( embora mais novo... ), o tio Stein, INCOMPARÁVEL e INIMITÁVEL de tão bom, e o segredo, ah, só pode ser mesmo o AMOR adicionado ao preparo, não vejo outra explicação!
Ontem ainda Seu Grego me lembrava algo que eu já havia aprendido, antes com ele e depois com meu pai, que, o quê deixa o sanduíche saboroso não é a grossura das fatias ( salame, mortadela, queijo, copa ou margarina... ) e sim a forma com que é cortado ( depende muito da faca... ) é que é " semeado " dentro pão, de forma a se espalhar por todo o pão para se sentir o gosto e de fato ( quem sabe dai o sucesso do tal " sanduíche de mortadela lá de São Paulo ", que todo caminhoneiro já foi lá prestigiar, muita mortadela extremamente fininha deixando o sanduíche extremamente servido ao invés de um pedaço extremamente grosso deixando a coisa extremamente sem graça... ah, vão montar uma " sanduicheria " dessas em Caçador depois desse meu comentário, escrevam aí... ).
Que bom que foi conversar com o senhor ontem depois de tanto tempo " Seu Grego ", só ontem soube o seu nome de verdade, Waldemar Lichs, soube também que foi o segundo proprietário do famoso Bar Marabá, que era amigão do meu tio Darcy Refosco ( o ferrucho ) então proprietário da Rádio Caçanjurê, que ainda tem aquele Del Rey 1985 coisa mais linda, soube também que chegou a vender mais de 100 sanduíches por dia a um preço consideravelmente barato ( R$ 2,00 de hoje ) e que na bebida ganhava apenas 60% enquanto a concorrência ganhava mais de 100, dai também o seu sucesso!
Também foi muito interessante conhecer um pouco mais da sua vida particular, da sua origem alemã com austríaco, da vinda de uma pequena cidadezinha do Rio Grande do Sul ( próxima à Cruz Alta ) para Caçador ainda lá 1951, sobre suas proezas e sua " quase carreira " no exército, bem como, que alguém além de mim se interessou tanto na sua maravilhosa história à ponto de sugerir-lhe um livro assim como eu fiz.
Bem, para concluir " Seu Grego", reafirmo que, além de seu fã número 1, sou de acordo viu, afinal, uma pessoa tão nobre e especial, saudável e lúcida quanto o senhor ( no auge dos seus 86 anos... ), de duas uma, ou deveria começar a pensar em um livro pra nós ( duas horas ontem foi pouco... ), ou, pensar em voltar de uma vez por tidas a fazer aqueles sanduíches de outrora, lá de quando eu, com 8 anos de idade já trabalhava com meu pai no escritório e era seu cliente assíduo... todo dia três sanduíches e uma laranjinha... e o senhor lembrou bem disso... ).
Ah, ainda, é um ORGULHO ter AMIGOS como o senhor, bem como os demais que citei ali encima, cada minutinho de conversa com cada um de vocês deveria ser considerado como " um dia aula " nessa tal de " faculdade da vida "...!.
( Com carinho e admiração, ao Seu Grego e aos demais, tanto aos que " virarão os cem " tranquilamente aqui na Terra, quanto aos que já nos guardam de lá do céu... ).
" NÃO SOU DE MUITOS AMIGOS, MAS O QUE TENHO ( OU TIVE... ), SEM DÚVIDAS SÃO OS MELHORES...!.".
______________________
COMENTÁRIO MATINAL 10,
É óbvio que eu sou à favor do Rio do Peixe e deixo bem claro isso em meu texto postado ainda ontem aqui neste canal, agora, para quem vive o gravíssimo e negligenciado problema bem de pertinho, é INEGÁVEL que o sumiço das capivaras ( de estimação, dos vereadores e do prefeito... ) É UMA BENÇÃO, à ponto de eu me perguntar: Ou água para beber, ou capivaras para incomodar???
É a natureza tomando as providências que os homens não tomam...!.
______________________
COMENTÁRIO MATINAL 11,
Estou aqui, jantando, vendo a novela da Globo e pensando: Que energia é essa que a Globo traz para dentro das nossas casas? Bem, dá nada, amanhã desconto tudo numa tribuna...!.
______________________
COMENTÁRIO MATINAL 12,
Pensei alto demais, chegou a Joelma ( Calypso ) pra " fuder " de uma vez...!.
______________________
COMENTÁRIO MATINAL 13,
Já falando em Rock In Rio, o " SALVE " vai mesmo é para os DOIS GIGANTES, Evandro Mesquita com Blitz, e, Samuel Rosa com Skank, que, logo após levarem os fãs às alturas, fizeram eles descer de lá rapidinho, ao melhor estilo " de volta à realidade " com discursos emocionadíssimos à respeito da Amazônia e da política brasileira consecutivamente.
" SALVE ", meus heróis, que não morreram de overdose...!.
______________________
COMENTÁRIO MATINAL 14,
Rede Globo, parabéns pelo novo programa " Os Trapalhões ", ficou perfeito, só sugeriria que tirassem de lá essa " cacalhada " que já deu o que tinha que dar, manda o Dedé ir pregar e põe o Didi ( digo, doutor Didi... ) na fila de uma assistência judiciária, por exemplo!
No mais, todos perfeitos!
______________________
COMENTÁRIO MATINAL 15,
Essa noite que passou, antes de dormir, em minha oração de pé de cama, pedi a Deus que ele mandasse chuva hoje, nem que para isso eu fosse obrigado à sacrificar o meu passeio de Domingo pelas linhas de interiores da cidade e entrasse a semana " reinando ", " jogando merda pra todo lado " na tribuna, pois bem, acordei crente que estaria chovendo e para minha surpresa ele que é " meu chegado " não me ouviu, pior, o Facebook ( que tem a melhor e mais exata previsão que eu conheço... ) acaba de me mandar a previsão, e segundo ela, se chover ( o que eu duvido muito... ), vai ser quantia considerada insignificante!
Ou seja, pode parecer utopia pra você, que desperdiça água por pura " filhadaputagem ", de " corno " mesmo, agora, quero ver começar a semana com um calor dos infernos e tendo que tomar banho um dia sim e outro não... ou, um dia sim e dois não...
Bem, pra quem " tá nem aí " e literalmente acabou com o planeta, quem dirá que tá " cagando e andando " com o nariz dos outros...
Porcos imundos, negligentes e irresponsáveis, quando sentar e conversar com seus filhos da próxima vez que se der o luxo de largar essa porra de celular, conta pra ele que o culpado foi você, que poluía, esbanjava e que dizia assim " ah, meu filho compra e toma água mineral, dai...".
Observação: Pessoal que presenciar qualquer tipo de desperdício de água e não tiver coragem para advertir ou denunciar, o faça anonimamente com a câmera do celular, me manda as imagens via WhatsApp que eu mesmo " crucifico " o estupido...!
" QUANDO A ÚLTIMA ÁRVORE TIVER CAÍDO, QUANDO O ÚLTIMO RIO TIVER SECADO, QUANDO O ÚLTIMO PEIXE FOR PESCADO, VOCÊS VÃO ENTENDER QUE DINHEIRO NÃO SE COME.". - Greenpeace.
______________________
COMENTÁRIO MATINAL 16,
Agora convenhamos, profecias e profetas à parte, essa tal de Bíblia também não acerta uma viu ( e graças à Deus! ), mas nem pra fazer um chá, nem sobre o seu maior evento que seria o fim do mundo ela acerta.
Ontem estava escrevendo uma tribuna, tomando uma “ cachacinha de butiá “ e pensando: Tá, e naquela época, o que esses discípulos, ou apóstolos, ou profetas, ou ainda sei lá o quê bebiam antes de escrever??? Mijo, só pode...!
Ah, aconselho que os “ fanáticos “ deixem essa rede ainda nas próximas horas, afinal, nessa semana vou tirar um dia só pra falar dela, da “ sabe tudo “, àquela que, pra mim em específico é igual a tribuna para você, tão importante quanto papel higiênico.
“ Digar-vos-lhes-ei “, “ permita-lhos-a “, bah, até que tentei, mas tenho certeza que nem vocês entendem o que escreveram...!.
“ MINHA RELIGIÃO É DEUS, MINHA CONSCIÊNCIA E MINHAS ATITUDES, O RESTO, É RESTO...!.”.
______________________
TRIBUNA DO JAVEL®., APERFEIÇOANDO À CADA DIA A ARTE DE NÃO AGRADAR A TODOS...!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário