quarta-feira, 17 de outubro de 2018

CONSULTA PARTICULAR? REPITA COMIGO: " CREIO EM DEUS PAI, TODO PODEROSO... "...!.


CONSULTA PARTICULAR? REPITA COMIGO: " CREIO EM DEUS PAI, TODO PODEROSO... "...!.


( P.V / À.P / A.S / 588-2016 ),

Se você é desses, que é acostumado a fazer os outros esperar, aconselho que pule o post, ou, senta aqui um pouquinho, relaxa, toma um chazinho e presta atenção, mas não garanto que eu não vá me estender...

Nada mais justo e original que começar assim: “ manterei o mais alto respeito pela vida humana, desde sua concepção... ”...

Ainda vale observar que A REGRA NÃO SE APLICA A TODOS, comentaremos sobre casos isolados ( ou nem tão isolados assim... ), agora sim, aos trabalhos...

Então, percebemos que este juramento não está sendo cumprido, tá " osso a coisa " ultimamente, observados que, para você marcar uma consulta, isso mesmo, só para marcar a tal da consulta, e mesmo sendo ela particular, ou, paga, você tem que ligar inúmeras vezes ao consultório tentando falar com a secretária, e torcer que não seja a eletrônica que vai atender... e aí, depois de uns 15 dias mais ou menos ligando, finalmente você é " contemplado ", ou, atendido, logo, para marcar uma consulta, e esta é só para daqui alguns meses...

Tivemos exemplos de consultas marcadas recentemente e que só ocorrerão ( se não se morrer antes... ) para Dezembro, Abril, ou até para Junho de 2017, há quem afirme que tem gente indo além disso, e isto, a este ignorante ponto de vista, isso não é respeitar a vida humana!

E se a pessoa necessita de atendimento urgente, o que faz? Claro, recorre à rede pública que é tão " martelada " e tão " massacrada ", e que todos ( ou uma grande maioria... ) têm a astúcia, ou a audácia de ainda falar mal, agora pense só, como aguentar a demanda de uma cidade toda, se o pobre se trata lá, e o rico também porque não tem como esperar pela tal da consulta aí de cima...

E nestes casos, se a pessoa ( ou o paciente ) têm plano de saúde, ou, tem dinheiro, ele ainda está tirando as chances, ou a vez, de alguém que não tem as mínimas condições financeiras de contratar um médico particular, e que muitas vezes têm que se submeterem à riscos ou à condições precárias para serem atendidos, sim, geralmente quem usa a rede pública não tem como pagar uma consulta e tentar ser atendido mais rápido em um consultório particular. Ou melhor, rápido o cacete...!

O problema é dos médicos sim ( ou, de alguns deles... ) que fazem mil coisas ao mesmo tempo, o problema é também do sistema, o problema é ainda de quem atende e disponibiliza os horários, e vou além, do infeliz que não deixou para ficar doente amanhã ou que não previu a enfermidade para marcar com 3 meses de antecedência.

O pior, as pessoas não criticam os médicos, e sim as secretárias deles e o sistema público, enquanto os médicos estão sim deixando de fazer a sua parte, pelo menos com todo o empenho lá do juramento do início do texto ( e da carreira... ), estão ao mesmo tempo " enforcados " e " se achando a última bolacha do pacote ", deixando inúmeros pacientes a esperar como se não estivessem pagando uma consulta, como se não tivessem direitos, como se não merecessem respeito, e outra vez, a este ignorante ponto de vista, cometendo um tremendo desrespeito para com os seres humanos, e neste caso em específico, independente de classe, cor e etc.

As pessoas estão sendo tratadas como palhaços, não podemos mais esperar por um tratamento ou um bom atendimento, nem na rede pública ( que ainda é o que salva... ), nem na rede privada, e isto é uma vergonha por parte dos profissionais que aqui trabalham, neste texto em específico, alguns dos profissionais da rede privada.

E, se continuar deste jeito, a solução vai ser a população procurar médicos de fora, nas capitais, sem ter onde ficar e muitas vezes com curto orçamento " perambulando " pelas capitais, dormindo em rodoviárias, quem sabe assim, e só assim, com seus números de pacientes subtraídos, eles repensem a maneira do atendimento que é praticado hoje por ALGUNS PROFISSIONAIS, e valorizem melhor e de fato a vida das pessoas conforme lá, no juramento.

Ainda alguns desses aí, têm coragem de falar em suas consultas sobre a " medicina preventiva ", oras bolas, se quando se procura um médico para " remediar " ele mesmo demora uma eternidade para o atendimento, imagina só para " prevenir "...

Ah, vale salientar também, que ninguém, absolutamente ninguém vai ao médico por gosta, porque quer, porque se sente bem lá, ou vai lá para ver se ele está bem... a gente vai ao médico justamente por uma questão de NECESSIDADE, por pura necessidade, viu, senhores.

Sobre os valores absurdos das consultas a gente não vai nem comentar ( pelo menos não neste texto... ), até porque já conhecemos a resposta:

" É, mas eu estudei e me especializei e isso tudo não custou barato.. ".

Pergunto: Tá, e daí???

Teríamos que ter e poder contar com um órgão responsável que fiscalizasse melhor essa questão da demora no atendimento de certos consultórios, afinal, não é porque são médicos que não têm que cumprir com sua obrigações, ou, com seu sagrado juramento de quando se formaram.

Então senhores, reflitam, e repensem... como foi sofrido se formar, também é sofrido precisar de um especialista e só poder contar com um ou dois, e pior ainda, só para daqui 3 ou 6 meses... mantenham-se, e mantenham-nos vivos e atuantes, como prometeram lá, no dia em que se formaram.

E para nós cidadãos, lamentavelmente ( ou para o nosso próprio bem... vai saber... ) teremos que aderir aos médicos lá de fora, quem sabe assim esses certos médicos errados daqui repensem e encontrem uma solução para essa " bizarrice " que temos visto e vivido ultimamente. Seis meses senhores??? Nem aqui, nem na China e nem em Cuba...!.

Aproveito o texto para parabenizar a classe pela passagem do seu dia, ou melhor, para parabenizar alguns da classe... PARABÉNS...!.

" NÃO QUERO QUE ME RESPEITEM A MIM, QUERO QUE RESPEITEM A HONESTIDADE DO MEU TRABALHO ". - António Lobo Antunes.

ou ainda...

" BOM SENSO, OU VOCÊ TEM, OU VOCÊ NÃO TEM, OU AINDA, NEM SABE O QUE É ISSO...!.". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário