quarta-feira, 31 de outubro de 2018

HOJE É FERIADO, É O DIA DA SAUDADE...!.


HOJE É FERIADO, É O DIA DA SAUDADE...!.


( P.V / A.S / 617-2016 ),

" Vivemos em plena cultura da aparência: O contrato de casamento importa mais que o amor, o funeral mais que o morto, as roupas mais do que o corpo e a missa mais do que Deus ". ( Eduardo Galeano ).

Aos trabalhos...

O dia de finados está chegando novamente ( 02/10 ), e nós daqui relembrando mais uma vez e com profunda saudade dos nossos entes queridos que não mais moram aqui, já habitam em outro plano, em outra dimensão, ou, em outro universo, ou, em outro mundo. Na verdade, eu sou uma " exceção ", sim, diferente da maioria, eu lembro deles todos os dias...

E, no dia de finados nós vamos ver o cemitério florido, lindo e porquê não dizer maravilhoso ( mesmo que qualquer beleza oriunda de lá, para mim é dispensável, e detestável... ), e é aí que refletimos que em vida, muitos sequer deram uma palavra, um carinho, ou uma flor, nem que fosse " roubada " do jardim de casa ou da rua mesmo, para esses queridos que hoje lá estão ( ou melhor, não estão lá, lá só tem mesmo o " oco " da saudade e do silêncio, nada mais... ).

Ou seja, uma simples delicadeza que muitos NÃO fizeram em vida, mas que hoje, vão lá fazer, encher tudo aquilo de flores, como se isso fosse adiantar de alguma coisa ( extra mosquito da Dengue )

E agora ainda, por causa do tal do mosquito da Dengue, 7 dias após o dia de finados ( há quem arrisque 3... ) serão removidos todos os vasos do cemitério caso os parentes por si só não os retirem de lá, logo, o " oco " da saudade e do silêncio deverá permanecer lá por mais um ano, solitário, quieto e abandonado...

Agora, o ideal mesmo seria que fossem todos lá rezar, orar ou mesmo fazer uma prece de coração ( e se não fossem lá que as fizessem em um templo, diante de uma pedra ou aos pés da cama... ), isso sim seria ideal, mas, muitos ( estes que não esquecem dos seus " débitos "... ) nem lembram que tem entes queridos, ou, só lembram mesmo nesta ocasião.

Em resumo, e traduzindo, o remorso é tanto que parece que fazem por obrigação ir lá só no " dia dos mortos ", e quando vão, ainda levam aquelas " flores maravilhosas " que a este ignorante ponto de vista unicamente serve ( e olhe lá... ) para compensar as palavras amargas que disseram, as atitudes erradas que " escaparam ", as " cagadas " e de toda sorte que fizeram, como a suprir ou corrigir algo, ou ainda, tentar se " absolver " de um arrependimento ( claro que não são todos, lembrem-se da regrinha... ).

Então, para quem ainda tem junto de si os seus queridos, pai e mãe, avô e avó, tios, irmãos, esposos(as), amigos(as), e etc, VALORIZE-OS, afinal, depois que eles não tiverem mais aqui, nada mais vai adiantar, pelo menos nada além da oração e da lembrança... e é só aí que percebe-se que eles valiam como ouro.

Gente, vamos dar amor, atenção, carinho e gratidão às pessoas que nos cuidam e que se importam conosco, que estão sempre juntas de nós, e isso é tudo, depois que eles não estiverem mais aqui, apenas ore, reze, ou faça um pedido ou um agradecimento especial de luz para iluminar os caminhos deles, por que colocar flores só para aparecer para a platéia ( que também não vai faltar lá... ) e dizendo que lembrou... bah, sem comentários, viu, a intenção ainda vale muito mais do que qualquer flor dessas que morrem em 3 dias, ou que terão que ser retiradas de lá em 7..

Ame as pessoas, cuide delas, dê flores sim, mas enquanto estiverem vivas, aí sim o carinho será recíproco e isso é que é ser feliz e fazer feliz, o resto é uma vida de mentira nesta mentira chamada vida.

É, uns teimam e até pedem para serem infelizes mesmo, têm que ir lá e demostrar, e mais, têm estes é que sempre surpreender com flores caras e belíssimas, quando na verdade são as atitudes daquelas mais silenciosas que podem mudar e de fato a nossa vida. É, a consciência é uma coisa de louco...

Não cai pedaço dar uma flor para alguém, principalmente se este alguém estiver vivo. Corta essa " desculpa esfarrapada " de que a vida é muito corrida ou de que não tem dinheiro, afinal, o gesto para quem recebe jamais será esquecido, inclusive depois da partida.

Infelizmente o dia de finados é tomado pelo capitalismo, e os " exploradores de plantão " cobram " o olho da cara " por tudo, porquê sabem que muitos vão comprar, e aí eles inclusive aumentam o preço das flores e demais acessórios justamente neste dia, pois sabem que vão vender tudo o que NÃO VENDERAM oi que esteve ENCALHADO por um ano inteirinho, até porque isso já está " impregnado " na nossa cultura, que diga-se de passagem, ainda deixa muito, mas muito mesmo a desejar.

Reflitam e repensem valores! A vida é tão curta, e como num sopro, quem amamos de repente pode não estar mais por perto, ou nós mesmos termos partido... por isso viva e faça os outros felizes, pois, se arrepender pelo que deixou de fazer, além de " fomento para esse comércio falido que " sobrevive " da data ", convenhamos, é puro egoísmo...!.

Enfim, Raul Seixas anima aí pra nós " o dia da saudade "...
https://www.youtube.com/watch?v=Mc53G8-a_Ts

" AS PESSOAS QUE AMAMOS NÃO MORREM, APENAS PARTEM ANTES DE NÓS ". - Chico Xavier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário