quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

O VÍCIO DA BEBIDA DESTRÓI A SAÚDE, O ORGANISMO E A FAMÍLIA.


O VÍCIO DA BEBIDA DESTRÓI A SAÚDE, O ORGANISMO E A FAMÍLIA.


( ponto de vista / assunto sugerido ),

A pessoa começa a beber de bobeira, com amigos ou em festas, e entre uns golinhos aqui, outros ali, eis que de repente não consegue mais parar, e para alguns se torna um vicio.

E quando as pessoas estão viciadas, dizem, " eu só bebo um golinho " ou " eu bebo socialmente " ( essa é velha ) mas, depois desse primeiro golinho acabam virando um " funil ", não sabem se controlar, elas tremem se não beberem, a bebida para elas vale tanto quanto ouro, e ficam agressivas, e com qualquer pessoa que tente impedir elas de beber.

Tá, mas para quem está olhando de fora, vê a pessoa viciada, e diz, " a pessoa não pára porque não quer ", e de fato, embora algumas vezes o vicio é bem mais forte do que se possa imaginar, e " cegam " os viciados, estes que desgostosos da vida, bebem para tentar esquecer a dura realidade e acabam caindo num abismo, muitas vezes sem volta.

As pessoas viciadas ficam agressivas com os familiares, que fazem de tudo para mostrar para a pessoa viciada que ela está se matando dia-a-dia, mas a pessoa viciada, acha que sua família é ruim porque querem afastá-la das bebidas, já com os amigos o comportamento é diferente, o viciado idolatra os amigos, principalmente os que oferecem bebida, que deixam que a pessoa " caia ", que deixam que a pessoa beba, e estes não se importam se a pessoa está bem ou não.

O dependente do álcool é bem conhecido pela seguinte atitude, e é assim que meu velho e sábio pai me retratava: Para os amigos ele é bem capaz de tirar a camisa e ceder para que o amigo não passe frio, já para a família é um " bicho " e cada palavra dentro de casa ele entende quase sempre " meio atravessado " e " vira macho ", quebra tudo e bate em todos. É bem comum isso e vemos notícias parecidas com certa frequência.

Além do alcoolismo ser ( praticamente ) liberado no Brasil, o que neste ignorante ponto de vista é uma vergonha ( tão grande quanto o tabaco ser liberado ), mesmo o governo já tendo dados de diversas fontes estatísticas, não proíbe, é liberado, e é liberado porque apesar de todo prejuízo que causa, dá lucro... mesmo sendo ele, o alcoolismo uma das principais causas de acidentes e mortes. Mas nessas alturas, esperar o quê deste país?

A pessoa viciada não assume o vicio, e fica a olhos vistos muito agressiva, começa a ficar transtornada, abandonam casas, carros, família, vida social e profissional e se precisar vão ás ruas, viram " mendigos " de bar em bar, de valeta em valeta, já desesperados a procura de álcool. ( Tanto é que só abordei o assunto porque ainda hoje vi um caso semelhante ao retratado neste parágrafo.).

Enfim, o vício os domina por completo, e quanto mais bebem mais querem beber, e a rotina começa desde a manhã e se estende até a hora que se aguentar e não sei quantos dias depois... ah, e o " bêbado " ( sem preconceito ) é exigente, ele não admite ser chamado de " viciado ", ele quer ser chamado de " dependente ". E se duvidar no Brasil é capaz de que tenham " leis " que protegem isso.

As sequelas:

1. Físico: Alteração no organismo e doenças decorrentes do alcoolismo que afetam o sistema cardíaco, nervoso e gastrointestinal – fígado, pâncreas, estômago e intestino, só para citar os órgãos mais afetados.

2. Social: Faltas e atraso no horário de trabalho, diminuição da produtividade pessoal, perdas de compromissos sociais, problemas de relacionamentos conjugais – agressão física, discussões – infrações no trânsito e acidentes caseiros.

3. Psicológica: Alteração do sono/sexualidade/alimentação, mudança de comportamento, alterações de temperamento, ansiedade constante, perda de motivação global, distraibilidade ( perda de atenção em atividades que exijam concentração ), falta de rumo pessoal.

As empresas de publicidades e a mídia, bem como as culturas inserem as bebidas logo na adolescência, e como muitas vezes os pais nem sabem, é ali mesmo que começa o " fim "...

... e este segue mais ou menos assim...

- Transtornos de personalidade: Transtornos que afetam o humor como quadros de narcisismo, histriônicos, borderline, obsessivos e esquiva.

- Transtornos de humor: Depressão, bipolaridade, distimia.

- Psicoses: Esquizofrenia.

- Transtornos ansiosos: TOC, ansiedade generalizada, síndrome do pânico, ansiedade social.

Enfim, o álcool ( como qualquer outra droga, se não pior... ) no início é prazeroso, e logo depois começa a viciar, e depois ainda vem a destruição da vida do viciado e ( o que é ainda pior ) da família que sofre junto a cada " caída na valeta ", a cada machucado ou cicatriz, a cada internação ( ou prisão ), ou até por verem um ente querido se auto destruindo sem poder fazer muita coisa ou absolutamente nada.

A pessoa perde até a liberdade, pois o último estágio é ficar trancada em uma clinica á base de remédios para controlar o vicio, e ainda, quando a pessoa volta para a sociedade e pode ter as opções de escolher entre não beber nunca mais ( o adequado ) ou beber novamente ( inadequado ), é aí que 80% retorna a beber.

A dor e o sofrimento da família de um viciado é maior do que se possa imaginar, imaginem vocês mesmos, com alguém de sua família lá, trancada ou fechada, pensem no desespero da família, ou ainda aí, pelas ruas, correndo riscos constantemente, entre eles o de acontecer o pior a qualquer instante...

Então, vamos rever certos conceitos errados, e se for beber o faça moderadamente e esporadicamente, e não todos os dias, e quanto aos adolescentes, a maior preocupação hoje em dia, evitem deixá-los beber.

Ouvi esta frase em um curso em 1997, ministrado pela Polícia Federal e nunca mais esqueci:

" O primeiro contato de uma criança com o submundo das drogas é exatamente quando o pai coloca com uma colher a espuma da cerveja na boca do filho...".

" Somos criaturas de corações divididos, correndo atrás de álcool, sexo e ambições; desprezando a alegria infinita que nos é oferecida, como uma criança ignorante que prefere continuar fazendo seus bolinhos de areia numa favela, porque não consegue imaginar o que significa um convite para passar as férias na praia.".

" O sonho acabou vamos encarar a realidade! Não se drogue por não ser capaz de suportar sua própria dor. Nenhum lugar fará você se sentir um homem. Estive em todos os lugares e só me encontrei em mim mesmo!.".
( John Lennon )

Nenhum comentário:

Postar um comentário