terça-feira, 5 de março de 2019

AS EMPRESAS DE VIAÇÃO E AQUELAS " VAGAS MISERÁVEIS " RESERVADAS AOS IDOSOS...!.


AS EMPRESAS DE VIAÇÃO E AQUELAS " VAGAS MISERÁVEIS " RESERVADAS AOS IDOSOS...!.


( P.V / À.P / A.S / 112-2017 ),

Olha, graças a Deus ( ainda... ) não precisei, mas quem precisou me contou indignada, que a tal da empresa que está operando em nossa cidade tem se mostrado pior do que àquela outra, a que " quebrou "...

Sim, pessoas idosas têm o DIREITO à passagem gratuita, mas, pelo que soubemos não é o que está acontecendo por aqui e em muitos outros locais, pelo menos não como deveria ser...

Aliás, um " aparte ", deveriam ser disponibilizadas NO MÍNIMO dez por cento das vagas à eles, aos idosos, tipo assim, se o carro oferece 40 lugares, no mínimo 8 lugares deveriam ser EXCLUSIVO deles!

Bem, para início de conversa e a este ignorante ponto de vista, o atendente, ali mesmo no " guichê " onde se vendem as passagens, falhou, deveria este ser obrigado a informar que os idosos têm sim direito a passagens gratuitas mediante à apresentação dos documentos pessoais, sem esperar pela sempre constrangedora " reivindicação ". O que também não é feito por aqui...

Na empresa que opera aqui, por exemplo, reserva de passagem para idosos feitas hoje, geralmente serão " carimbadas " para daqui ( até... ) um mês, e isso é um desrespeito com os idosos que têm direito adquirido sobre as mesmas.

E ainda segundo informações que nos chegou através de uma espécie de " apelo ", ou, " desabafo ", esta tal empresa dispõe de duas passagens para idosos ( totalmente gratuitas... ) somente nas terças feiras, logo, tem que marcar um bom tempo antes, às vezes podendo chegar em até um mês de antecipação, e, caso contrário, se não tiver mais lugar no ônibus depois de marcar antecipado, o idoso tem que pagar pela passagem.

Ou ainda, se o idoso reservou com antecipação, e chega no dia e o carro está cheio, o idoso tem que pagar cinquenta por cento do valor da passagem, ou seja, isso é uma vergonha!

Sim, se está na lei, tem que se cumprir, só que alguns idosos nem sabem disso, e pagam passagem normalmente e sem desconto ou " bônus " nenhum, sem contar que ainda tem que especificar direitinho no " bilhete de embarque " o motivo da viagem, se viajam à passeio ou por motivos de saúde, até nem sei porque exigem essa informação se, mesmo cientes que o passageiro idoso está viajando por motivo de saúde, o idoso tem que cumprir uma burocracia dos infernos para conseguir a dita " vaga ".

Nojento isso tudo viu... hipocrisia pura, e porque não dizer exploração dos idosos que geralmente necessitam do transporte por motivo de doença, ou seja, por necessidade mesmo e não por " hobby ".

uma vergonha isso ainda acontecer, e logo com eles, com os idosos que são justos e merecem cada centavo dos ( ainda miseráveis... ) benefícios que a idade lhes proporcionou, e bah, justamente na idade em que eles mais necessitam de apoio, ou, de ajuda, e nem só por isso... mas porque eles têm direito sim a este " benefício ", e o lamentável, milhares deles sequer sabem disso e acabam gastando um dinheiro que nem poderiam, ou, que poderia estar sendo investido para que eles pudessem ficar um pouco melhor em se tratando de saúde.

Tai e não tá lá em casa, senhores!...

https://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http%3A%2F%2Fwww.planalto.gov.br%2Fccivil_03%2F_ato2004-2006%2F2006%2Fdecreto%2Fd5934.htm&ved=0ahUKEwjqyP-ahZvSAhUFkJAKHXLSCMwQFggdMAA&usg=AFQjCNF53wCiUZ0arS-1BefKGwnKT5YcAw

Este decreto deveria ser melhor divulgado e cumprido como lei, ou até, estar lá, " grudado " no vidro do " guichê " da agência e de preferência virado de frente para o atendente, até para que os idosos não precisassem ficar se humilhando e tentando ( sozinhos... ) a todo momento fazer cumprir a lei.

Senhores, colaboremos para que eles tenham uma velhice ( no mínimo... ) um pouco mais digna.

E, é a nossa realidade infelizmente, não cumprir-se as leis, mas, nós temos que EXIGIR dessas empresas " de meia tigela " que elas respeitem os idosos ( ou, nós amanhã... ), estes, merecedores do cumprimento de todos os seus direitos.

Enfim, quem nos reclamou não vai " deixar barato " e deve procurar o órgão responsável ainda nesta semana para efetuar lá no PARANÁ ( onde tudo funciona... ) a sua reclamação, tendo em vista que ficou " receoso " de fazê-la por aqui e " falar para o vento "...

E, prova maior do que a tal da lei NÃO É CUMPRIDA, ou, NÃO FUNCIONA, eram meu pai e minha mãe, que durante dois longos anos fizeram o trajeto Caçador/Curitiba ( para tratamento de um câncer que terminou por vitimar minha mãe... ), ou seja, eles já tinham a idade necessária para o benefício e viajavam mesmo por motivos de saúde, e nunca sequer lhes foi OFERECIDO tal serviço, que desde outrora já era obrigatório e que ninguém o colocou em prática.

Em resumo, eles mesmos, meus pais, sempre tiveram que " desembolsar " ( o injusto... ) por uma coisa indevida, mesmo sabendo que era um dever da empresa ( e direito deles... ) ceder a passagem, ou pelo menos informar da " disponibilização " da mesma sem sequer eles argumentarem, ou " reivindicarem "...

Para concluir, rogamos PROVIDÊNCIAS URGENTES também para isso, almejamos sucesso na reclamação da querida senhora junto ao órgão competente lá no Paraná, e, finalizamos com as palavras da idosa para o atendente do " guichê " ( que nada mais é que um " pau mandado " que acata ordens " que vem " lá de cima "... ) da empresa:

" Eu tenho dó de vocês filho, infelizmente parece mesmo que Deus esqueceu de Caçador..."...!.

" SE VOCÊ É CAPAZ DE TREMER DE INDIGNAÇÃO A CADA VEZ QUE SE COMENTE UMA INJUSTIÇA NO MUNDO, ENTÃO SOMOS COMPANHEIROS ". - Ernesto Che Guevara. 

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