segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

HEMODIÁLISE, CÂNCER, DIREITOS, DEVERES, VIAGENS, SOFRIMENTO, DESRESPEITO E ETC...!.


HEMODIÁLISE, CÂNCER, DIREITOS, DEVERES, VIAGENS, SOFRIMENTO, DESRESPEITO E ETC...!.


( P.V / A.S / 680-2016 ),

" O mal da saúde pública no Brasil é conseqüência da má distribuição de recursos financeiros e seu péssimo atendimento...".

Aos trabalhos, ou, ao que me trouxe hoje a esta tribuna...

Hoje estamos aqui para reivindicar ( em nosso nome, afinal, não sabemos do amanhã, sim, não sabemos, nem nós, nem vocês... ), ou, para sugerir, que a próxima administração ao menos cogite a hipótese de voltar a implantar uma unidade de hemodiálise aqui em nossa cidade ( haja visto que até já tivemos, mas não temos mais e há anos já, se não me falha a memória, ganhamos e perdemos na mesma gestão... ), independentemente do local ( pode sim ser lá, no hospital, este que recentemente recebeu deste governo dezenas de novos leitos de terapia intensiva... ) esperamos que esta venha a ser implantada ou instalada aqui, e que não demore, que seja uma prioridade da próxima administração.

Esperamos de coração, que a próxima administração à pouco eleita, deixe um pouquinho de lado o ponto alto dos seus discursos, o lazer, e que invista ( entre outros... ) na volta da hemodiálise, bem como na Saúde como um todo, afinal, os gastos com tratamentos fora de domicilio são caros, além é claro de serem excessivamente desgastantes para o paciente, este que não é paciente por opção.

A atual administração melhorou e muito o atendimento nos hospitais, bem como os hospitais propriamente ditos, aumentou-se os postos de saúde, tanto em tamanho quanto em números deles, agora, que a próxima administração continue com o trabalho, afinal, os tratamentos de câncer por exemplo ( ainda utopia por aqui... ) têm que ser feitos tudo fora da cidade, geralmente nas capitais ( ou em Joaçaba... ( risos pra não chorar )... ) porque aqui não temos médicos especialistas ou sequer capacitados e que possam tratar do mesmo.

A realidade é que aqui temos médicos que apenas " dão o veredito ", descobrem que a pessoa tem câncer ( e muitas vezes ( tanto os médicos quanto os pacientes ) descobrem tarde... ), ou seja, sem desmerecer ninguém, alguns médicos daqui soam por aí meros enfermeiros um pouco mais aprimorados ( em se tratando do câncer e não estamos generalizando!!! ), que não tratam do câncer por exemplo, e assim sendo, quem necessita de tratamento tem que ir se tratar fora do conforto do seu " ninho ", ah, e por recomendação deles próprios...

Aqui até possuímos alguns especialistas, em ginecologia, em geriatria, em ortopedia e etc ( risos, pra não chorar outra vez... ), mas, se for requisitado algum exame e lá for descoberto que a pessoa tem câncer por exemplo, bah, partiu pra fora ( geralmente Curitiba ou Florianópolis... ( ou Joaçaba... ) ) e com urgência!!!

É, se formos analisar bem, aqui, a questão médicos, lamentavelmente ainda deixa muito a desejar e em " quase " tudo, em " quase " todos os aspectos e quesitos, e olha, nem pagando conseguimos um tratamento com um verdadeiro profissional, dedicado, ou, especialista, e que dê um tratamento com resultado rápido e certeiro ( uma simples consulta particular chega a ter de ser marcada com até 6 meses de antecedência... ), bah, só aqui mesmo!

A nossa Saúde no entanto, por aqui, apesar de ter melhorado e muito, ainda deixa muito a desejar, e não é por falta de investir não ( aliás, muito foi investido e muito também melhorou com a atual administração ), mas também pela falta de vontade de atender e se especializar, e cuidar de fato das pessoas como " reza o juramento ", e nem vamos argumentar que, quanto mais essas pessoas voltarem ao médico, mais eles ganham...

Infelizmente o que impera por aqui ainda é o capitalismo, aonde mesmo as pessoas pagando, nem assim são bem atendidas, percebemos " tudo a desejar " nos quesitos qualidade e eficácia.

Nós temos que priorizar o que necessita ser priorizado, o que é prioridade e de fato, então que, com URGÊNCIA seja feita aqui uma " sala de hemodialise ", pois só assim diminui-se o desgaste dos pacientes enfermos, que na viagem, ou, com a viagem, acabam por adoecer ainda mais, devido ao sofrimento e o desconforto causado pela mesma, sem contar que diminuiríamos também os gastos, tanto para os pacientes quanto para o poder público. Sim, geralmente quem se descobre doente não têm onde ficar ( exceto tenham parentes nas capitais, ou durmam em rodoviárias... ), têm gastos com alimentação e trasporte dentro das capitais ( um táxi só, de casa ao hospital chega a custar R$ 200,00... ), enfim, tudo se torna muito mais difícil fora de casa, e só quem conviveu com isso ( EU CONVIVI COM ISSO! ), sabe o que estamos tentando colocar...

É uma luta verdadeira luta de quem vive esta realidade, e também de quem vê, de quem sente e de quem convive com o sofrimento das pessoas queridas e enfermas, estas que passam mal devido à própria hemodiálise ( ou uma quimioterapia, ou radioterapia... ), agora, imagine só você, quando ainda tem que viajar para fazer esta prática ( e é a realidade de muitos por aqui... e pode ser a sua realidade amanhã... ), passam mal de verdade, sentem fraquezas, náuseas, depressão e porque não arriscar " vontade de morrer ", entre outros diversos sintomas.

Enfim, EXIGIMOS que alguma PROVIDÊNCIA seja tomada e em caráter de URGÊNCIA em relação ao acima exposto, pois do jeito que está não dá pra continuar, é um verdadeiro desrespeito com os seres humanos que dependem hoje, como VOCÊ pode vir a depender amanhã...!.

Observação: Ops, acaba de me chegar aqui uma atualização sobre o assunto que abordamos neste texto, mas nada que não possa ser tratado em um próximo texto...

" SAÚDE É UM DIREITO DE TODOS E DEVER DO ESTADO ".

Nenhum comentário:

Postar um comentário