quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

UM FENÔMENO CHAMADO " BEE GEES ".


UM FENÔMENO CHAMADO " BEE GEES ".


( ponto de vista / pesquisa / assunto sugerido ),

Pega uma cervejinha e aumenta o som, porque a viagem é longa...

Os Bee Gees foram uma banda formada pelos irmãos Barry, Robin e Maurice Gibb. Nascidos na Ilha de Man, viveram alguns anos em Chorlton, Manchester, Inglaterra. Ainda crianças se mudaram com os pais para Brisbane, em Queensland, na Austrália. Fazem sucesso desde 1966, estando entre os maiores vendedores de discos em todos os tempos.

Passaram por diversos ritmos musicais, do rock psicodélico às baladas, passando pelo country rock, pela música disco, pelo R&B, pela música romântica, terminando no pop rock moderno. Venderam aproximadamente 140 milhões de discos.

Foram incluídos no Hall da fama de grupos vocais, no Hall da Fama do Rock and Roll, no Hall da Fama dos Compositores e ganharam dez prêmios Grammy.

O álbum Saturday Night Fever ( trilha sonora do filme Embalos De Sábado A Noite, no Brasil, ou Febre de Sábado à Noite, em Portugal ) é a segunda trilha sonora mais vendida de todos os tempos e atualmente ocupa a 7.ª colocação como álbum mais vendido da história com mais de 42 milhões de cópias, de acordo com a revista Billboard: 300 Best-selling Albums of All-Time.

O grupo possui muitos recordes pela Billboard Hot 100 entre esses, estão em oitavo lugar entre os artistas com mais canções que ficaram em primeiro lugar nas paradas, o seu álbum Saturday Night Fever ficou em segundo lugar, entre os álbuns com mais canções que ficaram em primeiro lugar, perdendo apenas para o álbum Bad de Michael Jackson e Teenage Dream de Katy Perry.

São os artistas que tiveram mais músicas em primeiro lugar nos anos 70 com nove canções no total, estão em segundo lugar entre os artistas com mais canções consecutivas em primeiro lugar com seis músicas, entre 1975 e 1979, são terceiro lugar entre os artistas que ocuparam simultaneamente o primeiro e segundo lugares com as músicas Night Fever e Stayin' Alive, e ainda Barry Gibb está em quarto lugar entre os produtores com mais canções que ficaram em primeiro lugar com 14 músicas e também aparece na quarta colocação entre os compositores com mais canções que ficaram em primeiro lugar, com 16 músicas ao todo, perdendo apenas para Paul McCartney ( 32 ), John Lennon ( 26 ) e Mariah Carey ( 17 ).

O Hall da Fama do Rock and Roll diz em uma citação: " Somente Elvis Presley, The Beatles, Michael Jackson, e Paul McCartney superam os Bee Gees em recordes e vendas ".

Os Bee Gees são uma das bandas que mais arrecadaram na história da música, e são considerados por grande parte da crítica musical, a segunda maior banda da história pelo conjunto de sua obra ( composições, produções e gravações ), perdendo apenas para os Beatles.

O grupo é formado por três irmãos, filhos de dois músicos regionais ingleses, Hugh Gibb e Barbara Pass, pais de mais duas crianças.

Primeiro, o casal teve uma filha, Lesley Barbara Gibb, nascida em 12 de Janeiro de 1945 em Manchester. Depois, a família se mudou para Douglas, na Ilha de Man. Lá nasceram os três integrantes dos Bee Gees: Barry Alan Crompton Gibb, em 01 de Setembro de 1946, Robin Hugh Gibb e Maurice Ernest Gibb, gêmeos, em 22 de Dezembro de 1949 e alguns anos depois, em 1958, Andrew Roy Gibb, o filho mais novo.

A família viveu em Douglas até 1955, quando voltaram a Manchester, vivendo na localidade de Keppel Road. Em 1956, os pais descobriram o talento musical dos filhos. Barry Gibb ganhou sua primeira guitarra, e rapidamente aprendeu a tocar.

Maurice e Robin começaram a cantar e descobriram uma harmonia entre suas vozes. Incentivados pelo pai, os irmãos começaram a cantar nas ruas e em alguns " shows de talentos " promovidos por escolas, teatros e cinemas.

Em Março de 1958, nasceu o último filho de Hugh e Barbara Gibb: Andrew Roy Gibb, ou simplesmente Andy Gibb, que, futuramente, também iria ingressar no mundo da música, entretanto não como um " Bee Gee ".

Ainda em 1958, a família emigrou para a Austrália, vivendo na cidade de Brisbane. Lá começaram a tocar em clubes noturnos com relativa audiência.

Em 1961, Barry acabou os estudos e a família se mudou para a área de Surfers Paradise, gastando bom tempo entre 1961 e 1962 se apresentando em hotéis e clubes noturnos. Em Setembro de 1962, o grupo participou numa audição com Col Joye, grande artista australiano da época e seu irmão e empresário Kevin Jacobsen. Impressionado com o talento daquelas crianças, Kevin conseguiu uma grande apresentação para eles, junto do grande artista do momento, Chubby Checker, o que deu visibilidade e prestígio aos jovens.

Kevin conseguiu também com que os Bee Gees assinassem seu primeiro contrato musical com a maior gravadora de artistas independentes da Austrália, a Festival Records, sob a etiqueta Leedon, usando o nome Bee Gees. Inicialmente, quase chegaram a falir, mas com o sucesso Wine And Women, que chegou ao Top 20 em 1965, puderam gravar seu primeiro disco, The Bee Gees Sing and Play 14 Barry Gibb Songs.

Em 1966, os Bee Gees lançaram Spicks and Specks, já pela etiqueta Spin, também da Festival Records. Em Janeiro de 1967, entusiasmados com o sucesso dos Beatles, os Bee Gees decidiram retornar à Inglaterra. Partiram em um navio, onde tocavam em troca das passagens. Foi à bordo do navio que souberam que o single " Spicks And Specks ", chegara ao topo das paradas australianas, era o primeiro " number one " dos Bee Gees.

Ao chegarem na Inglaterra, começaram a procurar uma nova editora. Hugh Gibb decidiu começar pela " maior de todas " e mandou, otimista, um material para a NEMS, que era simplesmente a produtora dos Beatles.

O pacote enviado por Hugh naturalmente ficou numa pilha com muitos outros de centenas de grupos com o mesmo sonho.

Entretanto, o novo diretor da NEMS, era o australiano Robert Stigwood e justamente por ser australiano, deu atenção especial ao ver um pacote vindo de seu país, decidiu ouvir o material da banda, acabou gostando do que ouviu e contratou os Bee Gees, os posicionando na gravadora inglesa Polydor. Depois de conquistarem a Austrália, estava tudo pronto para os Bee Gees conquistarem a Europa.

O início dos anos 70 foi bom para o grupo. Em 1971, com o lançamento do álbum Trafalgar, a banda teve seu primeiro grande sucesso nos Estados Unidos: A balada How Can You Mend a Broken Heart?, primeiro lugar na maior parte das paradas do continente e a terceira mais ouvida no Brasil em 1971. No ano seguinte foi a vez de Run to Me conquistar a Europa e a América Latina.

Apesar dos recentes sucessos a carreira da banda estava em declínio. Os Bee Gees continuavam com um ritmo " rock sessentista ", que já estava ficando fora de moda com o fim dos Beatles. O " Funk " e " Soul norte-americanos eram o " ritmo do momento ".

Em 1973, sem ligar para as tendências do mercado fonográfico, lançaram o disco Life in a Tin Can, e foram bombardeados pela crítica. Mesmo com o fracasso anterior, os Bee Gees ainda gravaram outro álbum, A Kick in the Head is Worth Eight in the Pants, a teimosia os castigou, acabaram sendo censurados nas principais rádios da Europa: " De repente, ninguém mais sabia quem eram os Bee Gees ", conta Barry.
O baque foi determinante para o grupo perceber que estavam precisando de novos ares, do contrário, iam a falência.

Em 1981, o grupo decidiu novamente reunir-se e lançar um disco: Living Eyes. A mídia já estava " saturada " com os irmãos Gibb, que foi durante quase três anos assunto diário nos tabloides, e o processo de renovação se fazia necessário.

Assim, os Bee Gees, antes protagonistas na maioria das rádios americanas, passaram a ser censurados, sob alegação que o público queria ouvir rock e já estava cansado de " disco music ".

Mesmo que o álbum não conte com nenhuma música " dançante ", e tenha uma qualidade indiscutível, foi simplesmente esquecido pelos jornais e magazines americanos, recebendo apenas atenção na Ásia.

Em uma última tentativa de reviver a disco music, a indústria cinematográfica decidiu lançar, em 1983, o filme Staying Alive, uma espécie de continuação para " Os Embalos De Sábado À Noite ". O filme contava com John Travolta como estrela principal e, por força de contrato, os Bee Gees foram chamados para compor a trilha sonora. O resultado foi mais um fracasso, a maioria dos estudiosos considera este como o " último ato " da disco music, ali culminou-se o fim de uma era, que marcou a vida de quem era jovem nos anos 70.

Em Março de 1991, é lançado o álbum High Civilization, com um som bastante experimental, moderno e contemporâneo, repleto de efeitos eletrônicos. Comenta-se entre os fãs que este é um álbum conceitual, porém isto nunca foi confirmado de fato por nenhum dos irmãos. O álbum obteve grande sucesso na Alemanha e mais alguns países da Europa, lançando o hit single Secret Love, além de singles como Happy Ever After e a poderosa balada The Only Love. Esse sucesso concentrado na Europa Ocidental resultou na turnê High Civilization Tour no mesmo ano.

Em 2001, lançaram o que foi o seu último álbum, This Is Where I Came In, um álbum pop rock, em que se destaca a canção/título " This Is Where I Came In ", " Wedding Day ", " Sacred Trust " e " Man In The Middle ", álbum que também teve repercussão localizada em países diferentes: Sucesso na Europa, frieza na América, estouro na Ásia.Gravaram no mesmo ano o Dvd Live By Request e um documentário em Dvd completo sobre a vida deles, tendo o mesmo nome de seu último álbum This Is Where I Came In.
No final de 2001 foi lançado a coletânea Their Greatest Hits: The Record, uma reuniao dos maiores sucessos da banda e novas versões para Heartbreaker [ desambiguação necessária ], que foi lançada como single para promoção do álbum, Emotion, Island In The Stream e mais a versão demo para Immortality, na voz de Barry. A coletânea foi um grande sucesso ficando entre os mais vendidos em vários países.

Em 2013 Barry saiu em sua primeira turnê solo, chamada Mythology Tour, divulgando a obra dos Bee Gees.

A turnê passou pela Austrália, Inglaterra e Estados Unidos e teve ótimas criticas, com shows lotados. No mesmo ano foi aberta a " Bee Gees Way ", uma avenida em Redcliffe na Austrália, em homenagem aos irmãos.

2014 começou com a noticia do lançamento do álbum solo de Robin Gibb, 50 St Catherine's Drive, aguardado pelos fãs, na qual consiste nas ultimas gravações de Robin, incluindo " I Am The World ", em nova versão, " Days Of Wine and Roses ", " Alan Freeman Days " e " Instant Love ". O disco foi bem recebido pela crítica e traz o velho estilo pop/rock para Robin e foi produzido em parceria com Peter Vettese.

No mesmo ano a Warner lançou o box " Bee Gees: The Warner Bros. Years 1987-1991 ", que conta com versões remasterizadas e expandidas dos álbuns ESP, ONE e HIGH CIVILIZATION e ainda pela primeira vez em Cd o áudio do show da turnê One For All de 1989, gravado na Austrália.

Em 2015 Barry Gibb anunciou que está gravando seu novo disco de músicas inéditas, o primeiro em 27 anos, previsto para ser lançado em 2015.

Filmes:

Os Bee Gees já fizeram algumas investidas rumo ao ramo da atuação. Desde 1967, já pensavam em fazer um projeto chamado Cucumber Castle, que seria uma comédia musical passada num reino medieval. Entretanto, o projeto foi empurrado com a barriga até 1969, quando em Agosto deste ano, já sem Robin Gibb, a banda decide iniciar as gravações. A história foi lançada como um especial de televisão, transmitido pela BBC 2 num Sábado, 26 de Dezembro de 1970, às 13:30 GMT.

Poucos sabem, mas os Bee Gees também estrelaram um filme da Universal Studios produzido por Robert Stigwood e George Martin chamado Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, lançado em 21 de Julho de 1978 nos Estados Unidos.
Estrelavam também no filme Peter Frampton, Frankie Howerd, Paul Nicholas e Donald Pleasence, além de Sandy Farina no papel de Strawberry Fields, Dianne Steinberg como Lucy e Steve Martin como Dr. Maxwell Edison.
Além dos Bee Gees e de Peter Frampton, contavam com a participação especial do Aerosmith, de Alice Cooper, Earth, Wind & Fire, Billy Preston, Stargard, e George Burns como Mr. Kite.
O filme foi dirigido por Michael Schultz. Apesar de todo esse elenco estrelado, o filme, que tinha sim uma grande referência ao álbum homônimo dos Beatles, foi um fracasso de bilheteria.

Mesmo depois dessas investidas todas dos Bee Gees no ramo do cinema, Barry Gibb e Robin Gibb não desistiram e, em 1984 decidiram fazer o filme-musical Now Voyager. Além deles, no filme também estrelava Michael Hordern, e desta vez estouro de bilheteria.

One Night Only é o 2º álbum ao vivo oficial da carreira dos Bee Gees.
Vendeu até hoje cerca de 6 milhões de cópias, sem contar todas as vezes que foi copiado e/ou reproduzido ilegalmente.
Grande sucesso no Reino Unido, Alemanha e América Latina. Teve dois lançamentos. Um em 1998, em edição simples. Outro em 1999, com um disco bônus, contendo as faixas que não saíram em 1998.
O show fez parte da turnê One Night Only, e foi gravado em Las Vegas, no hotel MGM Grand Las Vegas, a 14 de Novembro de 1997.

Único dos irmãos Gibb ainda vivo, o cantor Barry divulgou recentemente em seu Twitter que ainda pretende continuar em sua carreira. " Não importa como eu esteja, meus irmãos sempre estarão comigo. Vou continuar a viver com a música. Meus irmãos gostariam que eu continuasse ", escreveu.

Mesmo com o clima aparentemente feliz, Barry não esconde a dor de ter perdido seus irmãos Maurice ( 2003 ), Andy ( 1988 ) e Robin ( 2012 ) e que cantar sem eles é bem difícil.

" Agradeço todo o apoio em um momento tão difícil. Sinto uma profunda falta dos meus irmãos. Eu gostaria de agradecer pessoalmente a todos que cresceram conosco e que apreciaram nossa música, onde quer vocês que estejam ", concluiu o australiano.

Álbuns:

- 1965 - The Bee Gees Sing and Play 14 Barry Gibb Songs ( AUS )
- 1966 - Spicks and Specks ( AUS )
- 1967 - Bee Gees' 1st.
- 1968 - Horizontal
- 1968 - Idea
- 1969 - Odessa
- 1970 - Cucumber Castle
- 1970 - 2 Years On
- 1971 - Trafalgar
- 1972 - To Whom It May Concern
- 1973 - Life in a Tin Can
- 1973 - A Kick in the Head is Worth Eight in the Pants ( não lançado )
- 1974 - Mr. Natural
- 1975 - Main Course
- 1976 - Children of the World
- 1977 - Here at Last... Bee Gees... Live ( ao vivo )
- 1977 - Saturday Night Fever ( Trilha Sonora )
- 1979 - Spirits Having Flown
- 1981 - Living Eyes
- 1983 - Staying Alive ( Trilha Sonora )
- 1987 - E.S.P
- 1989 - One
- 1991 - High Civilization
- 1993 - Size Isn't Everything
- 1997 - Still Waters
- 1998 - One Night Only ( ao vivo )
- 2001 - This Is Where I Came

Pois então, um verdadeiro fenômeno, os Bee Gees são muito bons, inigualáveis eu arriscaria, eles cantam pra valer mesmo e não tem sequer uma música deles que seja ruim, todas são perfeitas.

Donos de vozes inigualáveis, a voz deles parecem assim com uma voz tipo feminina, sei lá, é a legítima voz " inexplicável ", não bastasse, eles tem uma discografia incrível.

Sem dúvidas embalaram a nossa juventude, a minha e a sua, e a de muita gente por esse mundo todo, e permanecem ainda sempre em nossas lembranças, além de seus últimos dvd's terem lugares cativos em nossas videotecas, na minha por exemplo é o " de cabeceira ".

Quase todos eles se foram, com exceção de Barry Gibb, mas vamos relembrar algumas das músicas mais legais deles, para dar uma força e espantar o clima ruim? Seguem alguns de nossos momentos preferidos:

- Immortality ( com Celine Dion ),
https://www.youtube.com/watch?v=wFjwtt9NYzY

- How Deep Is Your Love,
https://www.youtube.com/watch?v=uHuTX7UOrjI

- Our Love,
https://www.youtube.com/watch?v=-XKPU1MHASU

- Night Fever,
https://www.youtube.com/watch?v=7AnKoumqcTg

- I Started A Joke,
https://www.youtube.com/watch?v=b3kBDtjRtB0

- Words,
https://www.youtube.com/watch?v=pkqwRC23HN8

- Massachusetts,
https://www.youtube.com/watch?v=mKybFc1lHBk

- Alone,
https://www.youtube.com/watch?v=6qNCbnCq-7w

- ANDY GIBB TRIBUTE - A SONG FOR ANDY LIVE,
https://www.youtube.com/watch?v=siyLVYQFp6M

" E EU DEFENDEREI MEU SONHO SE EU PUDER, SÍMBOLO DE MINHA FÉ EM QUEM EU SOU...". ( Immortality ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário