terça-feira, 16 de janeiro de 2018

BICHOS PEÇONHENTOS.


BICHOS PEÇONHENTOS.


( ponto de vista / pesquisa / assunto sugerido / 14-2016 ),

Em nossa cidade surgiram algumas espécies de " bichos peçonhentos " e até fizeram vítimas, quem sabe devido ao verão que aumenta a incidência dos mesmos.

São aranhas, cobras, escorpiões e até do mosquitos da dengue ouvimos falar por aqui, e para nos precaver destes bichos que adoram o clima quente, devemos não permitir o acúmulo de lixos nem de entulhos, pois isto atrai, e atrai inclusive as baratas que são o alimento preferido dos escorpiões, então, não devemos deixar o mato dos terrenos alto, até porque isto também atrai ratos, que as cobras adoram, e mais, é comum serem encontrados nestes terrenos potes ou qualquer outra espécie de recipientes onde acumulará as águas da chuva, e consequentemente correremos o risco de dengue.

Devemos também tomar muito cuidado ao calçarmos um sapato, pois lá dentro dele pode ter desde a aranha até qualquer um dos outros tantos bichos peçonhentos que a estação propicia, e se formos no mato então, o cuidado deve ser dobrado, com uso de sapatos fechados e sempre com o máximo de atenção. repelentes também são bem vindos a fim de evitar as picadas de outros insetos, nem venosos, mas incomodativos.

Conservar o meio ambiente também é de suma importância, pois desmatamentos e queimadas, além de destruírem a natureza, provocam mudanças de hábitos dos animais, e assim causando um certo desequilíbrio, e é aí que eles, os bichos peçonhentos se refugiam em celeiros ou até mesmo dentro de casas. Por isso, evite matar os animais ( predadores ), e todos eles, pois eles contribuem sim para um melhor equilíbrio ecológico.

O QUE FAZER EM CASO DE ACIDENTES:

- Manter a vítima calma e deitada;
- Tentar manter a área afetada no mesmo nível do coração ou, se possível, abaixo dele;
- Evitar que a vítima se movimente para não favorecer a absorção do veneno;
- Localizar a marca da mordedura e limpar o local com água e sabão;
- Cobrir com um pano limpo;
- Remover anéis, pulseiras e outros objetos que possam garrotear ( apertar a circulação ), em caso de inchaço do membro afetado;
- Levar a vítima imediatamente ao serviço de saúde mais próximo, para receber o tratamento necessário;
- Se possível, levar o animal para que seja identificado e para que a vítima receba o soro específico.

O QUE NÃO FAZER:

- Não fazer torniquete, isso impede a circulação do sangue e pode causar gangrena ou necrose local;
- Não cortar o local da ferida, para fazer " sangria ";
- Não aplicar folhas, pó de café ou terra sobre a ferida, pois poderá provocar infecção.

Então, hoje mesmo me deparei dentro da minha casa com um casal de aranhas marrons, bastante comuns por aqui, uma chegou estar em minha mão esquerda, mas por sorte, consegui sacudir a mão com força e a tempo, logo, as pessoas não sabem mesmo como agir e se assustam, bem como alguns acabam agravando ainda mais o problema ao invés de ajudar quem foi picado ou afetado por um bicho peçonhento.

Ficam as dicas, pesquisem, se informem através de leitura e saibam desde como evitar até como proceder depois de afetados por bichos peçonhentos, só assim poderemos proteger nossa vidas e a nossa saúde, ou até quem sabe salvar vidas... viu, esteja atento, fique alerta, para não ser você a próxima vítima...!

" A PREVENÇÃO AINDA É O MELHOR NEGÓCIO ".

Nenhum comentário:

Postar um comentário