quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

SERÁ QUE CHOVE???


SERÁ QUE CHOVE???


( ponto de vista / assunto sugerido / pesquisa / 35-2016 ),

É próprio das pessoas quando estão sem assunto, postar reportagens nada a ver ou lá da " caixa prego ", ou então, falar do tempo, tipo assim: " será que chove? " ou " nossa, como está calor hoje ".

Bem, quando isso acontece comigo e com meu interlocutor, eu mudo de fonte, já nem estendo conversa, dou uma desculpa e vazo fora, esse diálogo é próprio de pessoas vazias e sem conteúdos melhores para oferecer, pelo menos naquele momento. Bom, ao assunto...

E por falar em tempo, em 2016, comenta-se que " o frio vai ser mais intenso ", e, como o povo nunca esta contente mesmo, quando está frio quer calor, quando esta calor, quer frio... bah, vai entender!

Mas, minha preferência é pelo frio, por ser mais aconchegante, ficarmos em casa nas noites de frio, em volta do fogão á lenha, conversando com a família e comendo comidas próprias do frio, tipo polenta, salame, pinhão, e um bom vinho, branco seco é claro, mesmo que um bordô suave ou até uma " pinguinha amarelinha "...

O Inverno também é muito mais saudável, é nele que podemos sair de casa sem pegar aquele sol exagerado, e claro, passando protetor solar tanto em uma estação quanto em outra, mas, no Verão corremos mais riscos, de desidratação, de câncer de pele, de comer alguma comida estragada devido ao calor, os insetos e até as bactérias se " excitam " tudo, dentre outros.

No Inverno também é muito bom ler um livro, assistir um filme ( a dois então... ), vendo o friozinho lá fora e sentindo o calor ali dentro... das nossas casas.

Até a natureza tem sua beleza enaltecida no Inverno, as árvores, com poucas folhas ( e as ruas com bastante delas ao chão... me divirto e me exercito em ajuntá-las... ), as folhagens são diferentes, as flores, até as frutas de Inverno são muito mais deliciosas.

As roupas de Inverno são mais charmosas, parecem mais " chiques ", além de que é tão bom colocar um casaco, usar um cachecol, um chapéu e um " sobre tudo ", e sentir aquele vento gelado no rosto, ao melhor estilo " congelando o ranho do nariz ".

Apenas 3 coisas são difíceis no Inverno a este ponto de vista: Levantar pela manhã, entrar no banho ( sair é bem mais fácil... ) e deitar na cama á noite, mas, ambos acostumamos com facilidade e para isso não demoramos mais do que 2 ou 3 dias.
E, para acostumar mais fácil ( e rápido ) ainda, podemos acordar um pouquinho mais tarde, ou usar um aquecedor no momento de entrar no banho, ou ainda, colocar a esposa na cama antes para esquentar o nosso lado, depois de quentinho, deitamos.

As paisagens têm outro tom, e quem sabe por eu ter nascido no Inverno é que ele me encanta, e em todos os sentidos, percebam que nestes dias frios há mais silêncio lá fora, mesmo durante o dia e inclusive por parte dos bichos, assim, como se eles dessem uma " trégua " à correria e a barulheira, latidos e comparecimento de aranhas, baratas e formigas são raros. O olhar é mais atento, menos disperso, se sente mais...

Dá vontade de tomar chocolate quente, de beber mais chá ou café, de assar bolo e pão, fritar bolinho, ficar junto e conversar, ou, de abraçar o cobertor que ficou quente, esquentar os pés ( no forninho do fogão a lenha... ), as costas, comer vergamota então, delícia... ficar um pouco onde já " bateu o sol " e depois sentir que o local ficou quentinho.

É muito bom tomar um banho quente e ir para a cama com as cobertas quentinhas, assistir tevê ou " fuçar no Facebook " ou em coisas melhores que isso.

Até o céu parece mais azul no Inverno, na minha estação preferida, com nuvens brancas que se tornam cúmplices de um silêncio e de uma calma sem igual, e as pessoas lá, dentro de suas casas, cada uma fazendo o que gosta ( ou, reclamando do frio... ).

Enfim, depois do " susto " dos primeiros dias, todo mundo se sente bem, e é por isso que eu particularmente adoro e prefiro o Inverno, tem uma suavidade enorme e eu torço para que tal qual o " horário de verão ", nunca mais acabe.

Então, que venha o Inverno, e que venha com força, pois eu sou só mais um que espero ele e de coração e braços abertos, para, entre outros, poder desfrutar de todas as belezas que consigo ele nos trás. Diferente é claro, da porcaria do Verão.

Inverno é vida, sendo assim, vamos dar uma conferida na previsão para saber como vai ser a nossa vida daqui alguns meses:

" O ano de 2016 começa sob os efeitos do fenômeno El Niño, que atua desde o início de 2015. O fenômeno foi classificado entre os três mais fortes das últimas três décadas. O El Niño deve perder força no decorrer do segundo trimestre ( Abril, Maio e Junho ).

Durante o Inverno, teremos um período de transição climática, indicando que neste ano o frio deve chegar mais cedo. Para o segundo semestre de 2016, os modelos climáticos apontam para o início de uma nova fase de águas frias sobre o Oceano Pacífico equatorial, com indicativo da provável configuração de um episódio de La Niña.

O último La Niña aconteceu entre 2010 e 2011. Para os que consideram difícil haver uma mudança tão rápida de um fenômeno para outro, lembramos que os El Niños de 1997/1998 e de 1982/1983, considerados tão fortes como o atual, foram substituídos por um La Niña no segundo semestre.

O clima sinaliza muitas variações em 2016. Para uns, as condições melhoram, enquanto para outros, pioram. O fato é que todos acabam sendo afetados por essas variações do clima de forma direta ou indireta.

O produtor rural, em especial, deve ficar ainda mais atento ao clima, pois as condições de desenvolvimento das lavouras do próximo ano devem ser diferentes das observadas nos últimos anos. Em 2016, cada estação do ano estará sob a influência de um fenômeno climático diferente.

Para os Estados do Sul do país, já se pode esperar algumas ondas de frio a partir de Maio, o que aumenta o risco de geadas em Junho. Essa condição representa um aumento do risco para as lavouras de milho de segunda safra ( safrinha ) do Paraná e de Mato Grosso do Sul.

As culturas de inverno serão beneficiadas com essa mudança do clima. Em vez de excesso de chuva e calor atípico como em 2015, no próximo Inverno deve haver uma redução das chuvas, temperaturas mais baixas e ondas de frio, como é típico dessa estação. Por enquanto, NÃO HÁ PREVISÃO DE FRIO EXTREMO E INVERNO RIGOROSO.". ( fatimanews ).

O INVERNO É A ESTAÇÃO EM QUE OS POVOS TENTAM MANTER A CASA TÃO MORNA COMO SE REALIZAVA NO VERÃO, QUANDO SE QUEIXAM SOBRE O CALOR.". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário