terça-feira, 30 de janeiro de 2018

CINCO MINUTOS COMIGO PELAS ESTRADAS DE INTERIOR...!.


CINCO MINUTOS COMIGO PELAS ESTRADAS DE INTERIOR...!.


( P.V / A.S / 048-2017 ),

FEZ POR MERECER!

Tenho " na agulha ", ( entre dezenas de outros... ) dois textos ( críticas... ) prontinhos e que já deveriam terem sido postados, mas que, por motivos alheios, ainda não foram ao ar, são eles: " E AÍ " PREFA ", BORA LÁ TRABALHAR??? " e " ESTRADAS DO INTERIOR ", pois bem, antes de tudo quero reafirmar propósito comigo mesmo de que eles vão para o ar sim, e de preferência, antes da primeira quinzena de Fevereiro.

Logo, verdade seja dita, e, justiça seja feita, ou seja, mesmo não conhecendo o pessoal da nova administração ( e nem pretendendo conhecer... ), quero registrar aqui o meu passeio de final de semana, mais especificamente o de ontem pela LINHA RIO BUGRE, quando, para minha surpresa encontrei as " estradas de interior " daquela região devidamente consertadas, isso mesmo, grande parte do trajeto que compreende o " pra diante " desta comunidade, até onde " quase liga " com a comunidade de LINHA ADOLFO KONDER, quase tudo " patrolado " e " cascalhado ", com maestria.

Enfim, registro aqui PARABÉNS aos idealizadores, nem por nada, mas é que ficou " show de bola ", ou, digno de aplausos em pé o trabalho até então executado, aliás, nada mais JUSTO que dar condições de vida digna àquele pessoal de lá do interior ( e de todos os interiores... ), até porque nossa vida aqui na cidade depende DIRETAMENTE deles, além de que, são pessoa humildes e que praticamente " não precisam de quase nada ", quase nada além de estradas dignas de aplausos em pé para um melhor escoamento de suas produções, tráfego diário, entre outros...

Fica o registro e o PARABÉNS...!.

_________________

CAMINHÕES E MÁQUINAS DA EXTRAÇÃO DO PÍNUS.

Bem, sobre estes não vou nem me estender muito, até porque já falei destes aí em texto anterior e recente, logo, nunca é demais reiterar que, quando da execução da tal extração dos ditos pínus, que os proprietários dos terrenos, bem como as empresas contratadas para tal serviço, sejam OBRIGADOS(AS) exercer TODA E QUALQUER RESPONSABILIDADE sobre os danos e prejuízos causados nas estradas de interior, bem como a outros proprietários ou transeuntes das mesmas.

" Ah, mas não tem como fiscalizar... ".
Conversa fiada, tem sim, basta ter vontade, empenho e fiscais, é claro...

Bora FISCALIZAR esses destruidores de estradas de interior, quem sabe assim, e só assim, o PREJUÍZO não recaia todo sobre a administração, ou, sobre nós mesmos, que pagamos direitinho os nossos impostos pra meia dúzia " emporcalhar a porra " enquanto " enchem os bolsos "...!

_________________

COLONO TRAÍRA?

Nas minhas andanças pelas estradas de interior, fiz dezenas e dezenas de amigos ao longo de quase 3 anos ligando uma a outra para ver onde dá, tirar fotos, respirar ar puro e desestressar ( para enfrentar mais uma semana frente à esta tribuna ... ), ouço cada uma que me faz " cair os butiá do bolso ", entre elas a que mais me chamou a atenção:

Que ( embora uma minoria... ) existem sim " colonos traíras ", daqueles que produzem milhares de pés de determinado produto e " despejam " no mercado à " preço de banana " ( sim, como se tudo fosse banana... ), estragando de uma vez só a produção do mesmo produto e de outro produtor, na maioria das vezes tendo estes que, passar o trator sobre toda a produção ( ou, dar aos porcos... ) porque o comércio já pegou o produto de um primeiro " enforcado " ( ou, aproveitador... ) que simplesmente " colocou no mato " todo o trabalho do seu semelhante...

O que dizem os comerciantes que já adquiriram o produto do " enforcado "? " Nem de graça queremos o seu produto, ou, mais do mesmo produto... ". Bah, ambos, ESTÚPIDOS!

__________________

E O TOMATE...

Você sabe a quanto um produtor rural está entregando hoje uma caixa de tomates ( com 23 quilos líquidos... ) no mercado que te explora ( e explora ainda mais a eles... )???

DEZ REAIS a caixa, isso mesmo, DEZ REAIS, e não é o quilo não, é a caixa...

Agora pergunto: Quanto você pagou o quilo do tomate na última vez em que foi ao supermercado ou à frutolândia??? Pois é...!

Bem, FICA A REFLEXÃO, até para não entrarmos no mérito que, há poucos meses atrás, o tomate estava sendo vendido a quase R$ 20,00 o quilo em diversas regiões do Brasil...!.

Bah, SALVEM O COLONO!!!

__________________

FOLGADOS.

Nestas mesmas andanças por aí, soube também da existências de alguns tipos de " neguinhos folgados ", entre eles estão:

- Pessoas que perderam de vender seu tomate ( por exemplo ), e, para evitar sujeiras em seus terrenos, por comodismo ou vagabundagem mesmo, costumam " despejar " caminhões destes lixos em terrenos alheios.

- Outros já não se conformam apenas em " despejar o lixo ", eles aproveitam-se da distância da casa do proprietário e roubam tudo o que encontram pela frente, trocando em miúdos, despejam um caminhão de lixo e levam um caminhão de produtos " de brinde "... Viu, se verem um CRIMINOSO desses por aí, DENUNCIEM IMEDIATAMENTE!!!.

- E tem àqueles que têm terras, mas, não produzem ABSOLUTAMENTE NADA, e pior, são " vagabundos de carteirinha ", daqueles que roubam todos os tipos de produção ( vegetal e animal ) de seus vizinhos ou confrontantes e saem vendendo por aí, e pior, bem " xola da vida " ainda...!.

__________________

CITAÇÃO PARA ENCERRAR ESTE TEXTO:

" Se queres provar-nos que és competente em agricultura, não o proves semeando urtigas...!.". - Georg Lichtenberg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário