sábado, 13 de janeiro de 2018

SOBRE A DRAGAGEM DOS RIOS.


SOBRE A DRAGAGEM DOS RIOS.


( ponto de vista ),

Antes de começar meu " ponto de vista " este " ribeirinho ", autor de tantos " desabafos " relacionados ao assunto nesta rede, vai deixar " explodir " um comentário:
Não tenho dúvidas que esta administração através do nosso prefeito, está sim e com letras douradas escrevendo um dos capítulos mais importantes da história de nossa cidade. Até porque, se as pontes já não eram mais problemas de poucos anos para cá, agora os rios que passam sob elas estão sendo recuperados. Bem, vamos ao texto, deixemos outras obras grandes e também importantes ( que dá vontade de comentar ) para outra ocasião...

A primeira etapa da dragagem parece estar concluída, se não, falta pouco, e graças a Deus.

Esperamos todos, sim todos e não só os " ribeirinhos " que as condições melhorem e já é visto a " olhos nus " que melhorará, deve ser o fim daquela " tortura " de quando vêm as chuvas que costumam causar transtornos e estragos de toda sorte e não só aos " ribeirinhos ".

Agora, só falta mesmo a população, ou boa parte dela, criar " vergonha na cara " e jogar o lixo no seu devido lugar, e não mais como ainda temos visto por aí, as pessoas jogando lixo no rio ( até sofás eu já vi jogarem no rio e denunciei ) ou até em vias públicas, enfim sempre fora da lixeira, dentre eles as mais comuns que vemos são sacolas plásticas ( geralmente cheias ) e principalmente propagandas de supermercados e lojas.
Será que esse hábito não vai mudar nunca? O caminho do vento que levará isso tudo para dentro rio, mesmo com minha humilde ignorância posso garantir, esse não vai mudar mesmo. Precisamos mudar certos hábitos se quisermos evitar problemas relacionados a enchentes, bem como outros fenômenos.

Bem, a pergunta não quer calar: Será que o povo, inclusive aquele que antes exigia melhorias e que agora vê como uma realidade, será que estes vão continuar alimentando essa mentalidade " porca "? Alimentando os maus hábitos e jogando o lixo por todos os lados? Pois é, me ( nos ) resta esperar para ver.

Agora com essa etapa da dragagem concluída, já estamos com um bom caminho andado, já vai suportar boa quantidade a mais no fluxo das águas do rio sem que ele transborde ou como dizem aqui " saia da caixa ", e isso, por mais que pareça pouco, é muito quando se trata de uma enchente.

Registramos considerações e porque não dizer um especial agradecimento a esta administração, em especial ao prefeito, bem como a todos os envolvidos nessa conquista, por terem tido a " feliz ideia " e mais que isso, ter tornado a dragagem dos nossos rios uma realidade. Não é de hoje e nem era de ontem, há tempos já que ela era solicitada por ser de extrema importância, e nem só para os " ribeirinhos " mas para a comunidade como um todo.

Não restam dúvidas que irá diminuir ou amenizar o sofrimento dos " ribeirinhos ", que já se sentiam sem nenhuma esperança de ter devolvida inclusive a sua dignidade, estes que perdiam tudo a cada enchente, tudo o que haviam conquistado a custo de muito suor e dignamente.

Segundo ouvimos falar, foram efetuada a dragagem em 11 pontos, mas, também segundo informações extra oficiais, o prefeito já estaria providenciando mais de R$ 250 mil para efetuar a dragagem nos demais locais aonde ainda existe certa necessidade.

Bora lá, já podemos comemorar, mas não esquecendo de colaborar fazendo o que podemos e o que não podemos, fazendo a nossa parte e se necessário fazendo a parte dos outros ( como eu mesmo faço com meu irmão todo final de tarde na minha rua, esta que foi adotada pelo meu pai há anos e hoje também é de minha responsabilidade, ou estaria tão " órfã " quanto eu... ), e principalmente não jogando nada que seja considerado lixo em outro lugar que não sejam lá, nas lixeira ( aliás, bem que poderia aparecer novidades também em relação a elas... só uma ideia... ). E nada de pensar que é só um " papelzinho ", porque o " papelzinho " somado a mais um " papelzinho " vai acumular e se transformar bem fácil em um " lixão ", entupindo boeiros, poluindo nossos rios, enfim, poluindo nosso meio ambiente e porque não dizer, poluindo nossas vidas.

" O homem é o único animal que cospe na água que bebe. O homem é o único animal que mata para não comer. O homem é o único animal que corta a árvore que lhe dá sombra e frutos. Por isso, está se condenando à morte.". - Palavras do Velho do Rio.

PARABÉNS PREFEITO! E CONSCIÊNCIA, POPULAÇÃO...!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário