quarta-feira, 18 de setembro de 2019

" RUI CHAPÉU NÃO ERRA UMA...!.".

" RUI CHAPÉU NÃO ERRA UMA...!.".

( ponto de vista / pesquisa / assunto sugerido ),

José Rui de Mattos Amorim ( Potiraguá - BA de 1940 ) , mais conhecido como Rui Chapéu, é um jogador de sinuca brasileiro, radicado em São Paulo. Tornou-se famoso ao dar aulas de bilhar na Rede Bandeirantes na segunda metade da década de 1980.

No fim da década de 1970 Rui largou a profissão de caminhoneiro e passou a viver de seu verdadeiro talento, a sinuca, cruzando o Brasil em suas apresentações.

Entre 1984 e 1992, Rui Chapéu dava aulas de sinuca através da Rede Bandeirantes, em jogos transmitidos aos domingos.

Seu maior feito foi vencer o inglês Steve Davis, então campeão mundial de sinuca, em 1986 e em 1987.

Falar sobre sinuca e não citar Rui Chapéu é quase uma ofensa ao esporte. Se você não conhece esse nome é porque não nasceu entre 1984 e 1992, época em que Rui ensinava sinuca em tevê aberta pela Rede Bandeirantes aos Domingos.

Mas, a fama de Rui não começou na televisão, na década de 70, Rui Matos de Amorim então caminhoneiro, resolveu deixar sua profissão para se tornar jogador de Sinuca profissional, o que segundo o mesmo foi uma decisão muito difícil, já que o preconceito contra o esporte era severo na época: " Demorei a fazer isso porque, 40 anos atrás, a sinuca era mal vista. As pessoas achavam que era jogo de vagabundo ", explica.
O Baiano que é conterrâneo do escritor Jorge Amado, mora em São Paulo e vive de seu talento.

Já acostumado com a rotina, Rui vai dormir as sete da manhã e acorda as quatro da tarde. Hoje com 65 anos Rui coleciona uma incontável quantidade de títulos no Brasil e no Exterior, sua grande realização aconteceu quando ganhou o atleta Steve Davis, que era o atual campeão mundial de sinuca. Além do feito Rui ainda figurou na época na lista dos melhores atletas do século feita por um jornal americano, onde está na 172º posição.

Hoje com uma carreira consolidada, Rui apenas participa de apresentações e não treina mais como antigamente, os treinos foram reduzidos de seis horas diárias para partidas esporádicas de uma ou duas horas.

A algum tempo a marca de Uísque Old Eight esteve divulgando uma campanha onde Rui perdeu um jogo e esteve montando uma liga de jogadores de sinuca para lhe ajudar em uma partida, além de concorrer à prêmios os competidores conheceram Rui Chapéu em pessoa. Uma inciativa que divulga o esporte e muito boa produção.

Ainda pela marca de Uísque Old Eight, Rui Chapéu gravou vídeos dando algumas dicas de sinuca. Jogadas de efeito, truques, puxadinhas e outras brilhantes jogadas.

Contratado pela Rede Bandeirantes em 1984, Rui Chapéu contribuiu para dar jogo de sinuca uma roupagem mais nobre, desmistificando a imagem de uma prática de malandros e desocupados, como a modalidade era considerada, á partir de sua participação em campeonatos transmitidos ao vivo pela televisão aberta, ao lado de outros nomes que se tornaram familiares aos brasileiros, como Roberto Carlos, Jesus e o inglês Steve Davis, campeão mundial por seis vezes.

Os confrontos entre Rui Chapéu e Steve Davis marcaram época na televisão brasileira na década de 80.

A sinuca, em 1988, passou a ser considerada oficialmente como esporte, graças ao esforço de Luciano do Valle e de Manoel Tubino, então presidente do CND ( Conselho Nacional de Desportos ).

Rui Chapéu, 74 anos, fez tudo que queria na vida. Chegou inclusive a recusar convites de dar inveja a muita gente como jogar na Inglaterra ou um contrato para morar no Japão por três anos. Mas não significa que ele não faça mais planos. Apresentar um programa de sinuca na televisão aberta é o grande sonho para o restante da vida.

A confiança de que o projeto vai dar certo é tamanha que está disposto a abrir mão do salário por meio ano. " Se der retorno me pagam. Se não der, não. Tô botando meu trabalho de graça ".

A volta da sinuca a um canal aberto é sucesso garantido na avaliação dele. " Todo mundo gosta de sinuca. O presidiário e o policial gostam. A senhora de 70 anos gosta e a criança vê e vai na televisão tentar pegar as bolas coloridas que se mexem ".

A popularização do jogador também foi facilitada pelo inseparável chapéu. Marca registrada de um campeão, ele acompanhou Rui em toda a carreira. Virou ainda uma espécie de símbolo de sucesso na trajetória construída a partir da mudança para São Paulo na década de 1970. Na maior cidade do país, o menino que várias vezes foi dormir com fome na infância em Itabuna ( BA ), ganhou fama e se tornou o melhor do país numa mesa de bilhar. E pensar que nada disso foi planejado.

Rui Chapéu lembra que sua estreia numa mesa de sinuca ocorreu aos 12 anos. " Ia para o salão jogar mesa grande, naquela época não tinha mesinha. A polícia chegava pela frente e a gente saia correndo pela porta dos fundos ".

Conforme ele crescia, o controle das bolas aumentava e aos 17 anos ninguém na cidade ganhava dele. O destino dos visitantes era o mesmo, perder. " Quem ia a Itabuna não escapava. Eu já jogava muito.".

O mundo dos salões de bilhar era uma diversão para o jovem que desde os sete anos trabalhava vendendo de tudo na rua e aos 15 dirigia caminhão de areia. Precisava ajudar na renda de casa, só que o esforço não era o bastante. " A gente passava necessidade, eu não tenho vergonha de falar isso. Muitas vezes fui dormir com fome. Quando tinha meus 10 anos o almoço era farinha, pimenta e sal. E a janta sal, pimenta e farinha ".

A falta de dinheiro fez Rui abandonar os tacos. Sem escolaridade, estudou somente até a terceira série do primário, virou caminhoneiro quando atingiu a maioridade e pode tirar carteira de motorista. Sinuca só de vez em quando nas paradas em Itabuna depois de viagens Brasil afora. Nessa época, usava um chapelão ao invés do chapéu que virou marca registrada. O reencontro com os salões de bilhar se deu em 1973.

Ele literalmente apostava o leite das crianças pois cada jogo valia dinheiro. " Em valores de hoje, 500 reais, mil reais, ou 500 dólares, 200 dólares ". Rui conta que o nível dos jogadores era tão grande que cada confronto durava três minutos. Os embates eram duros e centenas de partidas eram disputadas num dia para um dos jogadores abrir cinco ou seis vitórias de vantagem no final.

Logo ele entrou no grupo de 30 tacos fortes de São Paulo, ganhou fama e foi coroado o melhor da sinuca. " Depois de um tempo fiquei no topo, ninguém mais jogava comigo mano a mano. Tinha que ter uma lambuja ".

Famoso, começou a viajar e desafiar adversários de outras cidades. O destino mais comum era o Rio de Janeiro, mas, Belo Horizonte e Goiânia também estavam no mapa. " Eu chegava e já dizia: Sou o Rui Chapéu, o melhor jogador do Brasil.".

" Nunca tive intenção de ser rico. Eu quero dinheiro para trocar meu carro, comprar minha roupa, ir para Bahia, mas não para ficar milionário. Tem cara que troca a vida dele e até a fé do cara lá de cima. Eu não faço isso ".

Hoje ele não joga mais apostado, quase nunca vai a salões e treina apenas antes de apresentações. Ou seja, está abandonando velho hábitos. Nem assim deixa para trás o chapéu e diz que será enterrado com ele

" Eu não tiro o chapéu, é minha marca. Hino nacional, entro na igreja, qualquer lugar. Tenho certeza que podia ter os castigos de Deus, mas ele não liga. Só para ele eu tiro o chapéu e queria ver ele para poder tirar o chapéu. Quando eu vou dormir eu tiro para ele, para pedir minhas bençãos e fazer minhas orações ".

O chapéu que Rui não abandona de jeito nenhum é feito sob medida. Ele encomenda para um alfaiate para que fique da maneira que gosta. A cada ano manda fazer cerca de uma dúzia porque o branco suja muito e precisa lavar com frequência. Caso o sonho de voltar à televisão se tornar realidade, Rui e o chapéu voltarão a ser vistos falando de sinuca na televisão.

Enfim, além de grande apreciador do jogo ( nas antigas em mesas, primeiro nas pequenas e posteriormente nas grandes e agora na " sinuca do Facebook ", declaro que sou fã de Rui Chapéu e que " quando crescer gostaria de ser como ele ", ele é um exemplo de pessoa que venceu o preconceito, e se profissionalizou...!

Acompanhe uma " palhinha " de Rui Chapéu:

- Rui Chapéu, Steve Davis, Roberto Carlos e Tony Meo - anos 80,
https://www.youtube.com/watch?v=66e08CRITaA

- Rui Chapéu dá dicas para você dominar o jogo,
http://tvuol.uol.com.br/video/sinuca-sem-segredo-rui-chapeu-da-dicas-para-voce-dominar-o-jogo-04020C983766D4895326

" A VIDA É UMA SINUCA, E EU CONFIO NO MEU TACO.". - Rui Chapéu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário