sexta-feira, 16 de setembro de 2016

BETO CARRERO, DE SÃO PAULO Á SANTA CATARINA, E DAQUI PARA O MUNDO...!

BETO CARRERO, DE SÃO PAULO Á SANTA CATARINA, E DAQUI PARA O MUNDO...!

( ponto de vista / pesquisa / homenagem / assunto sugerido ),
Beto Carrero, nome artístico de João Batista Sérgio Murad ( São José do Rio Preto, 09 de Setembro de 1937 — São Paulo, 01 de Fevereiro de 2008 ), foi um artista e empresário brasileiro, idealizador do parque que leva seu nome, Beto Carrero World, no município de Penha, no litoral norte do estado de Santa Catarina.
Infância e adolescência ( 1937 - 1957 ):
Menino pobre de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, criou-se numa fazenda onde o pai era empregado, e sonhava ser um personagem como o Zorro. Desta época, trouxe forte ligação com o mundo dos rodeios e caubóis. Por se comunicar muito bem, descobriu sua veia publicitária e não demorou para se tornar popular: Ainda adolescente, lançou um programa próprio no rádio, deixando o lado " caubói " por um tempo.
Alexandre Murad, seu pai, tinha o apelido de “ Alexandre Carrero ”, por conduzir um carro de boi que transportava pessoas e cargas. Em homenagem ao pai, intitulou-se João Carreiro. Anos depois, o nome foi modificado e João Batista Sérgio Murad passou a ser Beto Carrero.
Em 1955, após uma tentativa fracassada de ser cantor, em uma rádio de São José do Rio Preto, Beto estreou o " Programa Beto Carrero ", que reunia música sertaneja e humor. No programa, contava causos em dupla com Dino Santana, irmão do humorista Dedé Santana. Em 1958, partiu do rádio para o jornal Folha de S.Paulo, onde trabalhou como corretor de anúncios. Ao sair da empresa, o publicitário abriu uma agência em sociedade, porém a mesma se desfez em pouco tempo. Por conta própria, Beto desenvolveu então o jornal " Noticiário da Moda ", passando a ter contato com empresas catarinenses de tecelagem. Posteriormente, o jornal foi comprado pela Editora Abril, sendo este o primeiro grande negócio feito por Beto Carrero.
Nos anos 70, liderou a conta de grandes empresas. Lançou motes históricos, como o do Leite de Aveia Davene e das toalhas Buettner, tendo Tônia Carrero como estrela do merchandising. Nesta década, mesmo dedicando-se à publicidade, Beto sempre encontrava um tempo para trabalhar como agente de alguns artistas.
Beto Carrero, um vaqueiro que ama os animais e defende os oprimidos. Sua paixão pela arte falou mais alto, fazendo com que Beto montasse sua trupe e percorresse milhares de municípios com seu circo, apresentando a saga de Beto Carrero, um caubói tipicamente brasileiro. Fez amigos por onde passou, entre eles muitos famosos, como Sílvio Santos, Faustão, Gugu Liberato e Xuxa. Estreou um programa na Rede Record com Renato Aragão e Dedé Santana chamado " Os Insociáveis ", que, mais tarde, passaria para a Rede Globo com o nome de " Os Trapalhões ", tendo Beto Carrero como produtor.
Beto Carrero, desde pequeno gostava de parques. Ele dizia, inclusive, que ajudava a descarregar e a montar os parques que apareciam na região onde morava em troca de um ingresso, ou vendia caramelos na porta do parque até que juntasse dinheiro suficiente para comprar uma entrada. Porém, muito tempo depois, já famoso em função e seu show de caubói e sua fama de publicitário, Beto Carrero fez uma viagem à Walt Disney World, na companhia de Renato Aragão.
Encantado com a beleza dos parques temáticos, Beto acreditava que o Brasil poderia ter algo, no mínimo, igual. O visionário, não queria apenas desenvolver um parque, mas sim um destino turístico, no qual o parque deveria ser a âncora deste destino. Mesmo chamado de louco por amigos e familiares, Beto Carrero estava decidido, e colocaria seu sonho em prática no estado de Santa Catarina.
A cidade escolhida pelo empresário para abrigar seu destino turístico foi Penha, uma antiga colônia de pesca de baleia, na época com apenas oito mil habitantes. Apesar de muitos não concordarem com a escolha, Beto acreditava no potencial da região: O clima da cidade era agradável e a população bastante acolhedora, ideal para trabalhar na prestação de serviços. Além do mais, o município está muito próximo de Blumenau, Joinville, Balneário Camboriú e Itajaí, importantes cidades catarinenses, e se localiza a 8 km do Aeroporto de Navegantes. Beto Carrero começou a comprar terras sem revelar seus objetivos, temendo que a notícia de um futuro parque naquela área inflacionasse os preços da região.
Ele ajudou a valorizar a Oktoberfest, divulgou a peregrinação religiosa de Santa Paulina, em Nova Trento, além de promover e apostar no sucesso de Balneário Camboriú. Depois, investiu em marketing. “ Primeiro fiz o marketing, depois o parque ”, dizia Beto Carrero. E curiosamente, durante muito tempo o marketing foi desproporcional ao parque, que em seu começo só contava com uma roda gigante e o Show do Beto Carrero.
Com passar dos anos, o parque Beto Carrero World cresceu consideravelmente: atualmente é o maior parque temático da América Latina e o quinto maior do mundo, com mais de 10 milhões de visitantes desde sua inauguração, que aconteceu em 28 de Dezembro de 1991. Já foram investidos mais de US$ 120 milhões em atrações.
Beto Carrero morreu em 01 de Fevereiro de 2008, aos 70 anos de idade, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após ser submetido a uma cirurgia cardíaca para correção de uma endocardite infecciosa, vindo a falecer por choque cardiogênico durante a cirurgia
O empresário também participou de quatro filmes:
- Os Trapalhões no Reino da Fantasia ( 1985 )
- O Mistério de Robin Hood ( 1990 )
- Xuxa Gêmeas ( 2006 )
- O Mundo Encantado de Beto Carrero ( 2007 )
Além do programa humorístico Os Trapalhões, Beto Carrero também fez participações no programa Dedé e o Comando Maluco ( SBT ), atuou como ele mesmo na novela A História de Ana Raio e Zé Trovão ( Rede Manchete ), e teve um quadro fixo no programa Domingo Legal ( SBT ).
Em 1985, a editora CLUQ, lançou a revista " As Aventuras de Beto Carrero ". A revista chegou a ter arte de Eugênio Colonnese e roteiros de Gedeone Malagola. Embora baseada nos faroestes, na HQ Beto não usava arma de fogo e sim seu chicote para combater o crime.
Em Novembro de 2006, a JB World Entretenimento S/A, empresa de Carrero, juntamente com a Belli Studio Ilustração e Animação, lançaram a revista " As Aventuras do Betinho Carrero ". O personagem título é um menino fã de Beto Carrero que se veste como o próprio.
Entre 2006 e 2007, foram produzidos 21 episódios em animação para a tevê. A técnica aplicada é o clássico quadro-a-quadro que continua encantando o público não somente infantil. O desenho animado de Betinho Carrero não chegou a ser exibido e nunca teve previsão de estreia. Em Novembro de 2008, a Belli Studio foi autorizada a disponibilizar um episódio no YouTube: O intitulado " Pipoqueiros do Barulho ", com duração de 4'30''. Já em 2011, o próprio parque disponibilizou na internet o primeiro episódio da turma de Betinho Carrero, por meio de sua conta oficial no YouTube.
No mesmo ano, a turma de Betinho Carrero ganhou um jogo: " Betinho Carrero: Um amigo muito especial ". Lançado pela empresa de softwares para internet GrupoW, é voltado ao público infantil e inclui trechos do desenho animado de Betinho. O aplicativo é gratuito, e está disponível apenas para iPhone e iPad.
Criado em Julho de 2003, o Instituto Beto Carrero é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público ( OSCIP ), destinado a promover projetos de responsabilidade social. Conta com uma equipe de 19 profissionais, entre eles um clínico geral, ginecologista, pediatra, dentista, nutricionista, pedagogos, professores, vigias, cozinheiros, jardineiros, entre outros. Atendem crianças de zero a quatro anos, filhos dos colaboradores do parque e crianças cujas famílias tenham renda inferior a dois salários mínimos.
Além disso, o IBC, do qual o Beto Carrero World é o único investidor, também proporciona o Circo Escola para 108 participantes, entre 7 e 18 anos. No Circo Escola, crianças e adolescentes resgatam e preservam a tradição circense, além de muitos tornarem-se profissionais de circo.
Beto Carrero visitou minha cidade por duas vezes ( há controvérsias ), tive o prazer de vê-lo, já grisalho na época, desfilando em seu famoso cavalo Faísca pela avenida principal da minha cidade, dentre inúmeras outras cidades por onde passava e deixava aquela emoção e aquela mensagem de alegria por ser uma pessoa do bem, vale salientar que na segunda vez de seu anúncio na minha cidade ele não compareceu juntamente com o circo, em seu lugar veio um " caubói " bem mais novo que pouco mostrava o rosto e apenas se passava por Beto Carrero, na época até comentaram que seria o filho dele, mas não, esse nunca se vestiria de caubói. Soube posteriormente que tratava-se de " Betinho Carrero ", um personagem inventado por ele para " fazer sua vez " por onde seus circos passavam.
Até o começo do ano passado, Alexandre Murad, de 29 anos, encenava um dos números mais emocionantes entre os shows apresentados no parque Beto Carrero World, em Penha, no litoral norte de Santa Catarina. Filho do empresário João Batista Sérgio Murad, criador do caubói fictício Beto Carrero, Alexandre fechava sua apresentação com uma flecha cravada numa maçã repousada em sua cabeça.
Alexandre, suas duas irmãs e a viúva, Itel, herdaram quase a totalidade do parque ( uma pequena participação pertence a Hugo Loth, diretor técnico e sócio de Murad desde o início ). No ano passado, a empresa faturou 46,3 milhões de reais. Alexandre foi anunciado como o novo presidente na semana seguinte à morte do pai. Além dele, entre os herdeiros, apenas sua irmã caçula, Juliana, de 24 anos, trabalhava nos negócios da família, no departamento de marketing, em São Paulo. Desde a morte do pai, ela mudou-se para Penha, onde deve morar daqui para a frente.
Para os herdeiros, talvez nenhuma outra missão seja mais difícil do que a de manter Beto Carrero na imaginação dos fãs. " Ainda não sabemos exatamente como fazer isso ", diz Alexandre. " Só sei que eu não vou me vestir de caubói.". Embora a figura do vaqueiro seja a razão de ser do empreendimento, e nesse caso, se confundisse com a do próprio empreendedor, Murad não preparou os herdeiros para substituí-lo nem deixou instruções sobre como dar continuidade ao personagem.
Murad passou os últimos 16 anos quase em tempo integral no papel de Beto Carrero, uma mistura de caubói de faroeste italiano com boiadeiro do interior paulista. Muita gente pensava que Beto Carrero era seu nome, e, de fato, era chamado assim por muitos parceiros e fornecedores.
O vaqueiro de mentira é o personagem central de um parque que começou com pouco mais que uma roda gigante e shows improvisados debaixo de lonas de circo.
Hoje, o Beto Carrero World é um complexo de divertimento temático no estilo Disney, com teatros que apresentam espetáculos diários, brinquedos radicais e um zoológico. Trabalham ali mais de 1.100 pessoas, entre artistas e funcionários.
Até a morte de Murad, os planos incluíam investimentos de mais de 80 milhões de reais nos próximos cinco anos. Está em construção o Aventura Selvagem, novo zoológico que lembra o filme Jurassic Park, no qual leões, tigres e zebras vão habitar áreas de mata nativa protegidas por cercas ( os biólogos do parque ainda estudam como trazer girafas da África ). Ali, os visitantes vão circular por uma miniferrovia. Uma negociação com a rede Bourbon prevê um hotel com centro de convenções dentro do complexo. Nos próximos meses, deve ser iniciada a construção de um autódromo para sediar corridas de caminhões, em parceria com a Racing Truck, empresa que inaugurou a modalidade no Brasil. " Eu e o Beto Carrero já tínhamos definido tudo e, no que depender de mim, a obra sai ", diz Aurélio Batista Félix, proprietário da Racing Truck. Segundo Alexandre, os investimentos previstos estão mantidos e serão feitos com capital próprio e de parceiros. " Não queremos financiamentos ", diz ele. " Meu pai ensinou a não se endividar depois de ter cometido esse erro.".
Beto Carrero World é hoje o maior parque temático da América Latina, localizado no município de Penha, Estado de Santa Catarina, no Brasil. Foi inaugurado pelo já falecido Beto Carrero, no dia 28 de Dezembro de 1991. Atualmente considerado o 6° melhor parque de diversão do mundo, o empreendimento possui uma área total de 14 mil km², sendo dividido em três grandes segmentos:
- Zoo
- Parque
- Shows,
De origem humilde, João Batista Sérgio Murad, artisticamente conhecido como Beto Carrero, nasceu em São José do Rio Preto, interior de São Paulo. Menino pobre, ajudava seu pai no trato e manuseio de animais numa das grandes fazendas da região. Desde pequeno, partiu em busca de seus sonhos acumulando experiências em diversas áreas profissionais. Foi radialista, publicitário, empresário e fazendeiro, e exercia até antes de seu falecimento algumas destas atividades.
Mas foi nos heróis da infância pobre, no interior de São Paulo que João Batista Sérgio Murad buscou inspiração para a criação do cowboy Beto Carrero, que mais tarde seria tema principal de seu maior sonho, a construção de parques temáticos. Através de inúmeras viagens ao exterior, pesquisas e contratação de profissionais qualificados, o império de Beto Carrero começou a ser erguido.
A partir de muitos estudos realizados em vários estados do sul do país, Beto Carrero optou pelo município de Penha para construir o parque, em função da sua beleza natural, proximidade de estruturas turísticas da região e disponibilidade de recursos humanos. Com isso, Beto Carrero World ganhou o título de mais importante empreendimento turístico do estado de Santa Catarina e principal responsável pelo considerável aumento do fluxo de turistas no estado.
O Beto Carrero World está localizado no município de Penha, situado no litoral norte de Santa Catarina. A apenas 35 km de Balneário Camboriú, 60 de Blumenau e 66 de Joinville, e a poucos Km do Aeroporto de Navegantes, o parque está equidistante de cidades que oferecem turismo de compras, festas étnicas, gastronomia e muitas praias. Ele também se situa próximo às capitais Florianópolis a 110 quilômetros e Curitiba a 195, ambas por rodovias ( BRs 101 e 376 ) de pistas duplas. A partir da BR 101, são pouco mais de seis quilômetros até a entrada do Beto Carrero World, igualmente por pista dupla de asfalto.
Entre as principais atrações do parque hoje estão:
- Velozes e Furiosos Show
- Portal da Escuridão
- Monga
- Snake show
- O Sonho do Cowboy ( que guarda a memória de Beto Carrero )
- Madagascar Circus Show
- Blum
E ainda:
O Castelo das Nações: Com 10.444m² de área é o maior prédio de todo o parque, e nele estão as bilheterias, a nova ferrovia para o " Aventura Selvagem ", várias lojas e cafés, sanitários, guarda-volumes e vários outros serviços.
Carrossel: Um verdadeiro clássico brinquedo dos parques de diversão.
Baby Elefante: Brinquedo infantil que possui elefantes que sobem e descem, uma alusão ao filme Dumbo.
Pedalinho: Um belo e romântico passeio pelo lago próximo à Ilha Pirata, com pedalinhos da Turma do Betinho Carrero.
As aventuras de Betinho Carrero-4D ( antigo Cine Mademotion ): Um cinema 4D de movimentos com água, vento e super efeitos.
Big Tower & Free Fall ( Elevador ).
Palacio Dos Sorvetes: Como o próprio nome já diz, é uma casa de sorvetes, toda tematizada com figuras que lembram estes.
Praça De Alimentação: Uma das maiores estruturas do parque, onde há várias opções de lanches, massas, sorvetes e etc. Em seu centro está um dos mais belos brinquedos do empreendimento, o Carrossel Veneziano, iluminado com 1.800 lâmpadas e com dois pisos.
Praça De Eventos: Local central do parque, onde acontecem grandes eventos populares.
Roda-Gigante: Outro brinquedo indispensável em qualquer parque, seus carrinhos giram e possuem formato de chapéu de cowboy. Tem cerca de 25 metros de altura.
Teleférico: Gôndolas a 30 metros de altura, de onde se tem visão de todo o parque.
Acqua: Show onde um naufrágio é simulado e diversos artistas fazem uma incrível apresentação no fundo do mar, alternando suas habilidades em acrobacias, malabarismos e danças, emoldurados por uma fascinante jogo de luzes e trilha musical. Um belíssimo show.
Raskapuska: São 15 botes que navegam no interior de uma enorme montanha, repleta de cenários encantadores com centenas de personagens da literatura infantil, embalados por uma música envolvente e efeitos especiais. No final, uma queda na água completa o passeio pela montanha mágica.
Super Carros: Atração onde o visitante pode dar uma volta em carros como Ferrari, Lamborghini, Mercedes-bens, entre outras marcas famosas e luxuosas.
Passeio De Helicóptero: Oferece vistas maravilhosas da região de Penha e do parque, passando também por todo o seu magnífico litoral.
Enfim, enquanto muitos brasileiros planejam ir para a Disney, pensando que é diferente, desvalorizam as coisas do Brasil, e muitos não sabem o que estão perdendo, pois o parque do Beto Carrero é simplesmente mágico, tudo lá parece " um conto de fadas " ( ou de caubói ), são tantas as atrações que se torna completamente impossível conhecer todas elas em um só dia, precisa de mais dias para conhecer todas as belezas, tem animais lindos, tem vários brinquedos daqueles que tiram o fôlego, diversos são os passeios e de todos os tipos se encontram lá dentro, além de pessoas de todo o mundo que vem prestigiar.
Mas, o que fazer se sonho é sonho e os brasileiros são mesmo " incríveis ", e ao invés de investir em turismo aqui mesmo pelo nosso país ( leia-se: O mais belo e completo do mundo ), preferem ir levar dinheiro para fora, quem sabe até por isso que o país está desse jeito que está, quebrado.
Deveríamos valorizar muito mais as nossas praias, os nossos lugares, as nossas belezas naturais que não são poucas e são sem dúvida nenhuma as maiores e melhores do mundo, o resto, ah, o resto é resto e só rende mesmo " status ostentação " para ( tentar ) fazer " invejinha barata " por fotinhos de Facebook, tolinhos(as)...!
Veja um pedacinho do show de carros: Velozes e Furiosos no Beto Carrero World:https://www.youtube.com/watch?v=OXx-pa9e_1E
" VOCÊ É ETERNAMENTE RESPONSÁVEL POR AQUILO QUE CATIVAS.". - Beto Carrero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário