sábado, 24 de setembro de 2016

ORGANIZAÇÃO É TIPO BOM SENSO, OU VOCÊ TEM, OU VOCÊ NÃO TEM...!

ORGANIZAÇÃO É TIPO BOM SENSO, OU VOCÊ TEM, OU VOCÊ NÃO TEM...!

( ponto de vista / assunto sugerido ),
Ser organizado tem muitas vantagens, eu diria até que só tem vantagens, tanto para a saúde, quanto para coisas mais comuns, como seus horários por exemplo, você simplesmente ganha tempo ( e vantagens ) em absolutamente tudo sendo organizado.
Algumas pessoas costumam chegar em casa e já começam a espalhar bolsas, sapatos, roupas, chaves, e até guarda chuva pela casa, o que dificulta até quando se vai procurar aquilo tudo, pois estes e geralmente sequer imaginam onde foi que deixaram isso tudo, e aí, num momento de precisão não acham nada.
Eu mesmo não me considero organizado, eu me considero " metódico " mesmo, aprendi isso com meu pai e não me arrependo, tal qual ele prefiro chegar uma hora antes na rodoviária e ter de esperar do que chegar um minuto só atrasado e perder o ônibus.
Mas, como não convivo com pessoas organizadas e sofro com isso, me reservo o direito de manter pelo menos o " meu quadrado " organizado e sempre, meu sapato sempre sai do pé para o lugar exato, bem como minha roupa, minha carteira, meu relógio, meu celular, meu controle remoto, e assim é com exatamente tudo, e me orgulho disso, sou do tipo ( meu irmão também ) que não dá nenhum trabalho a ninguém, mas nenhum mesmo, tudo por ser organizado, logo, detesto ouvir " onde será que coloquei minhas chaves...", dentre outros.
A pessoa que mantém tudo no seu devido lugar, encontra o que precisar, na hora que precisar, e em que circunstância for, até no escuro, ou no meio de uma guerra.
Aliás, não existe exercício melhor que você poder encontrar tudo o que é seu no escuro, eu costumo fazer tudo á noite, do pegar meu controle remoto e descer e subir escadas a beber água e " fazer xixi " ( sem errar na pontaria ) e etc, etc e etc, com as luzes apagadas, até porque não sei o que a vida me reserva ali adiante, vai que eu perco a visão por algum motivo, pois é, nada melhor e " mais organizado " que já ir treinando desde ontem. Como é bom ir ao banheiro na madrugada sem riscos de tropeçar no chinelo, sem errar a pontaria e sem acender a luz para espantar o sono.
No trabalho também é super importante manter a organização, ou seja quando você vai procurar um documento ou uma pasta, você nem vai precisar " procurar " ( essa palavra não existe no meu dicionário ), você vai direto ao assunto, você precisa de agilidade, e por isso, manter gavetas e documentos organizados é simplesmente perfeito.
Tem pessoas que já têm por hábito ser organizado, já é de sua natureza e é meu caso, de contrapartida outros detestam que organizem as suas coisas, são desorganizados também por natureza ( e por falta de hábito ), e só se entendem ali, no meio daquela " zona " toda, mas, pagam alto preço por isso, acreditem. Chegam atrasados e lá nos compromissos da vida são " olhados de atravessado " e porque não dizer " mal vistos ", vivem correndo e procurando alguma coisa que geralmente não encontram e prejudicam eles e os outros com isso. Exemplo: Uma reunião.
Agora imaginem que complicado uma pessoa organizada conviver com uma pessoa, ou algumas pessoas, que são desorganizadas, bah, que estresse, é o seu trabalho, o seu aprendizado de uma vida toda sendo desmerecido diariamente. Sofro com isso, mas é gratificante na hora da gargalhada.
Outro exemplo é o porta malas de um carro antes de uma viagem, o desorganizado tenta enfiar tudo ali na hora de sair de viagem e não consegue levar tudo, já o organizado, ao invés deixar para amanhã na saída, faz hoje a noite, dorme tranquilamente e amanhã " vaza ".
Ou ainda, o desorganizado tenta colocar duas caixas enormes cheias de tudo dentro do porta malas de qualquer carro e não conseguem, era claro que não ia caber, e aí têm que deixar a metade, enquanto o organizado, divide tudo isso em pequenas embalagens e " encaixa " tudo, coloca a casa inteirinha no porta malas de um " Ka " e ainda faz sobrar espaço, também aprendi isso com meu pai.
Ainda sobre exemplos, o combustível do seu carro, o desorganizado vive no " vermelho ", e aí ou fica a pé e lá vem todo aquele constrangimento, ou o carro pára de uma vez sobre uma ponte e o outro que vem atrás bate na traseira, e mais um bate e mais seis batem e vem um lotação e bate atrás de todos esses ( aconteceu com um amigo ).
Já o organizado está sempre atento ao marcador de combustível, e assim não passa por complicações desnecessárias, nem ele, nem os outros... nada como um ponteiro sempre " batendo lá em cima ". Dá trabalho, mas o prazer compensa.
Então, ser organizado e manter suas coisas organizadas só faz bem e para todo mundo, aliás, quem não gosta de entrar em um ambiente limpo e organizado? Só esses " porcos " aí mesmo que não conseguem enxergar a diferença, até conseguem, mas não darão o braço a torcer, " não calçarão as sandálias da humildade ".
E para uma pessoa ser organizada, ela não precisa ser perfeccionista, e sim apenas fazer o que é certo, é só manter o capricho, cada coisa em seu devido lugar, é simples, e posso garantir que se torna sim uma questão de hábito e em curto prazo de tempo, como tudo que é " levado a capricho ".
Ao chegar em casa ao invés de espalhar tudo, já guarde cada coisa em seu lugar. No seu trabalho organize o seu dia, nem que para isso necessite de uma agenda ( só não esqueça onde enfiou... ) pela manhã ou até mesmo no dia anterior, na escola não deixe tudo para última hora, estude sempre antes e separe bem o conteúdo da disciplina.
Alguma dicas bem comuns:
- Termine o que começou.
- Coloque tudo em seu devido lugar.
- Separe aquilo que é importante ou vai usar em breve.
- Doe o que não usa mais.
- Faça uma agenda para que otimize seu tempo.
- Evite retrabalho.
No início talvez você ache estranho, mas a cada gesto, dia a dia, gradativamente isso se tornará rotina, hábito, e quando você menos esperar, tudo isso começará acontecer naturalmente e sem nenhum esforço.
Concentre-se e esforce-se para desenvolver a cada dia ações que irão lhe permitir desfrutar de um " tempo bônus " no final do dia ( ou no início, ou no meio ) e aproveitá-lo para algo mais divertido.
As pessoas desorganizadas perdem precioso tempo de suas vidas, pois nunca acham nada, e ainda por cima irritam quem convive com eles, se querem ser desorganizados, morem no mato ou na " pqp ", vivam sozinhos, ninguém é obrigado a suportar tanta falta de bom senso, não custa nada deixar as coisas no seu devido lugar, e se não sabem tratem de aprender, pois é insuportável a desorganização.
Enfim, seja organizado, vale a pena, não é perca de tempo não, ao contrário, você estará ganhando tempo para depois, na hora que você precisar das coisas, ou do próprio tempo.
E, enquanto na folga você ri de mim por eu ser organizado, no apuro eu rio de você por você ser desorganizado. Fica a dica, ah, você ainda tem conserto, tolo(a)...!
" COM ORGANIZAÇÃO E TEMPO, ACHA-SE O SEGREDO DE FAZER TUDO BEM FEITO.". - Pitágoras.
" COMANDAR MUITOS É O MESMO QUE COMANDAR POUCOS. TUDO É UMA QUESTÃO DE ORGANIZAÇÃO.". - Sun Tzu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário