quinta-feira, 15 de setembro de 2016

DOAÇÃO DE ÓRGÃOS.

DOAÇÃO DE ÓRGÃOS.

( ponto de vista / assunto sugerido ),
Doação de órgãos, complicado e complexo esse assunto.
Parece fácil falar sobre o assunto, mas imaginem um ente querido seu, e você tendo que optar pela doação de órgãos. Alguns nem gostam de pensar no assunto, eu inclusive. Que complicado seria, nós tomando uma decisão ainda com a esperança " quentinha " que a pessoa voltasse à vida, parece para mim tal decisão ter o peso de uma eutanásia.
A pessoa lá, na cama cheia de aparelhos, pode ser que esteja ouvindo ou não ( eu acredito que sim, que ouve ), sem poder se manifestar e aí vem o médico e diz que houve morte, pensem no choque que a pessoa ( ou as pessoas ) leva, deve ficar sem reação, estática, o abalo deve ser grande, é grande, e de certa forma avassalador, que cai como uma bomba em cima da pessoa, que atordoada, indecisa e cheia de angústia, tem medo e receio de tomar uma decisão errada, ou no mínimo equivocada.
E neste momento, qualquer decisão, seja ela de doar órgãos ou não, qualquer decisão considerada importante tende a ser equivocada, vai fazer com que a pessoa sinta-se " culpada " ou até impossibilitada para decidir.
E se eu tivesse feito isso?
E se eu tivesse agido assim?
Talvez eu tivesse ajudado...
Ou teria a chance de ver outra vez a pessoa viva?
É uma enorme responsabilidade e que mexe valendo com o nosso psicológico, como se fosse um pesadelo ocorrendo e que estamos vivendo, e nós ali, acordados vivendo momentos terríveis e eternamente guardados de uma decisão sem volta, sem ter como esquecer depois.
Temos uma dúvida imbecil mas cruel também, será que vamos ou não precisar do órgão doado no outro plano? ( não ).
E vem também o medo de um possível erro médico, pois eles, os médicos também são humanos, logo, passíveis de erros.
Em alguns casos uma só pessoa pode salvar várias vidas doando diversos órgãos... confuso não? Confuso, mas de certa forma é sim um gesto desigual e sagrado de amor, a família mesmo em momento de abalo, ou a própria pessoa optar com antecedência por ser doador.
Algumas pessoa são fortes para tomarem decisões, pensam com a razão e não com o coração e decidem assim bem rápido que vão doar os órgãos do seu ente querido, ou os seus próprios. Um " salve " a estes.
Eu particularmente, na minha humilde ignorância, acho que optaria por não doar os órgãos de um ente querido e talvez isso soe egoísmo e até acho que pode ser, mas eu guardaria mesmo é a esperança e a vontade que ele retornasse, e eu poderia estar tirando essa chance de ele retornar novamente a vida.
Já se fosse comigo, mesmo sem prévio consentimento, deixaria a decisão ( ou a bomba ) a cargo da família. bah, percebam, acabo de ir do egoismo a estupidez em menos de um segundo.
Para alguns é a propagação da vida, para outros é ingrato esse ato de tirar órgãos de uns para salvar outros. Pode parecer estranho mas as pessoas na sua maioria pensam assim... " e se? "... exemplo " e se eu tivesse não desligado o aparelho? ".
E se fosse o seu ente querido que necessitasse de uma doação, e recebesse de alguém, que optou por ser doador? Aff, pois é, confuso demais.
Doar órgãos é uma opção e uma decisão muito séria a ser tomada, portanto se você é um doador, pense em todas as possibilidades que podem ocorrer diante e após a tomada da decisão.
É complicado, e um tanto quanto estranho algumas formas que a vida tem de nos mostrar que na bem da verdade nós não somos nada, nada além de um sopro...!
Para fechar, duas " citaçõezinhas " para fazer pensar...
- " Doar órgãos é eternizar uma parte de você, fazer com que a gratidão faça da saudade apenas um detalhe.".
- " Doar órgãos é decidir pela vida.". Mas afinal, pela vida de quem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário