quinta-feira, 8 de setembro de 2016

UM PROCESSO A CADA 5 SEGUNDOS??? AÍ FERROU...!!!

UM PROCESSO A CADA 5 SEGUNDOS??? AÍ FERROU...!!!

( ponto de vista / pesquisa / assunto sugerido ),
" A cada cinco segundos um novo processo chega às varas e fóruns judiciais do país. A informação é da Associação dos Magistrados Brasileiros ( AMB ).
A associação dos magistrados, lança em Brasília nesta Quarta-feira ( 9 ) o Placar da Justiça - índex com os maiores litigantes do Distrito Federal, os setores que mais congestionam a Justiça, número de processos que emperram os tribunais e ações que poderiam ser evitadas.
O placar vai mostrar, também, o valor da economia para o País caso não houvesse congestionamento da Justiça. Os tribunais estimam em 100 milhões as ações em curso em todo o País.
O Placar da Justiça é um contador digital instalado em Brasília para conscientizar e esclarecer os cidadãos sobre o número de processos que chegam ao Judiciário e quantas ações poderiam ser evitadas se importantes setores de serviços regulados cumprissem e respeitassem a legislação.
O placar vai ficar em frente ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios ( TJ/DFT ). Os dados serão divulgados pelo presidente da AMB, João Ricardo Costa, e pelo vice institucional da entidade, Sérgio Junkes.".
Para não correr riscos maiores aí vai a fonte: Paraná Online - Publicado em 09/09/2015 ás 14h36.
Agora seja o que Deus quiser, ao ponto de vista:
Agora me pergunto: De quê adianta colocar o placar para mostrar o número de processos se não temos ( o suficiente ) autoridades competentes para " desenrolar " e concluir os mesmos?
Pra mim nada mais que um artifício idiota tal qual é o dito " impostômetro ", este que indica com " precisão absoluta " os números arrecadados e não mostra onde está sendo investido ( tampouco dentro de que cueca está ) esse dinheiro todo.
Além de que, o tal placar não deve diminuir o número de processos, ou seja, o correto mesmo seria que outros conceitos fossem revistos, que se priorizassem o que é prioridade de fato, que a justiça fosse um pouquinho mais eficiente e concluísse os processos com mais rapidez, ou menas " morosidade " como dizem os " chiques ".
Há uma certa desorganização ou deficiência para se concluir e encerrar processos, e acho que não é só este ignorante ponto de vista que não entende o porquê de tanta demora neste setor.
E assim " segue o bonde ", um placar bonito e de certo iluminado com luzes coloridas para distrair o povo enquanto lá ( ou ali ) na vida real está cheio de processos em andamento ou " empilhados " sobre as mesas dos meritíssimos, e muitas vezes a mercê da falta de funcionários ( por exemplo ) de um sistema digamos assim, no mínimo falho. E as parte interessadas, essas que esperem.
Deveriam estipular maneiras de se ter mais rapidez e eficiência da confecção á conclusão de processos ( pequenos principalmente ) que não necessitariam de tanta espera. É simples, é só " não dar prioridade a coisas secundárias ". Só acho.
Ah, até vou ali " tirar uma cesta " para sonhar com o " desfecho " dos meus processos. Só espero não acordar daqui a pouco com mais um deles no " lombo "...!
" A JUSTIÇA É O PÃO DO POVO, ESTÁ SEMPRE FAMINTO DELA.". - François Chateaubriand.

Nenhum comentário:

Postar um comentário