domingo, 24 de setembro de 2017

A RAZÃO.


A RAZÃO.


( ponto de vista / assunto sugerido ),

A razão normalmente é considerada a capacidade dos seres humanos de organizar uma certa realidade na qual vivemos, de tal forma que ela transforme e seja compreensível nas suas próprias concepções ao que acreditamos ser correto. Com toda coerência interna de um pensamento ou teoria que nos ajude nos objetivos da nossa razão.

A razão nos faz pensar sobre situações ou coisas, e procura nos dar sentidos à imaginação, bem como procura dar respostas às nossas experiencias pessoais, as comparando e encontrando maneiras de se adaptar a realidade.

Podemos sempre " enriquecer " no quesito razão, mas ela é chamada de certa forma o " xis " e ao mesmo tempo a " ré " da questão, ela nos faz delimitar regras, normas e condutas sobre nós mesmos.

Encontramos na razão várias perguntas que tantas vezes nos questionamos, que tantas vezes nos perguntamos como agir.
Mas, como ordenar tantas perguntas? Como tomar decisões à luz da razão se somos movidos por duas forças, a razão e a emoção?

A razão é dura, fria, imparcial, é a realidade na " cara dura " e caminha em nosso interior, lado a lado com a emoção.
É como se a razão fosse uma tinta sem perfume, algumas vezes ensina e conserta as coisas materiais, outras vezes, a razão é que desenha a calma no rosto dos seres humanos e nada mais.
A razão que tanto nos questionamos entra constantemente em conflito com a emoção.

A razão nos faz decidir sem sentimentos, apenas " friamente " sobre determinadas questões ou situações que passamos ou vivenciamos ao longo de nossas vidas, mas o pior é que geralmente optamos por decidir as questões movidos tão somente pela emoção.

Somos muito emotivos e por isso geralmente decidimos tudo, e quase tão somente movidos pela emoção. É, nós " ainda " somos movidos pelas emoções...!

Para refletir:

" A razão tira a emoção á vida.". - Nietsche.

" Se a emoção superar a razão, nunca será possível alcançar o êxito da mudança.". - Michelle Ramos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário