quinta-feira, 21 de setembro de 2017

O ANALFABETISMO.


O ANALFABETISMO.


( ponto de vista / assunto sugerido ),

O analfabetismo ainda assombra aqui no Brasil, segundo o IBGE o Brasil possui 33 milhões de pessoas analfabetas, e o que é pior, são mais de 16 milhões de pessoas com mais de quinze anos que ainda não foram alfabetizadas.

A nossa realidade demonstra que o país tem aproximadamente 56,2% da população que tem o português como idioma e que convive com mais de 25 tipos de línguas e dialetos, e a péssima notícia de tudo isso é que o analfabetismo se faz presente dentre as mais diversas culturas e classes.

Nós precisamos rever essas qualidades e as prioridades, e consequentemente os objetivos de onde queremos chegar e mudar a visão da maneira de educar, claro que com objetivos de melhoras.

Temos que desenvolver atividades que não sejam cansativas e que despertem o interesse dos alunos, para que ele vá para a escola e tenha interesse em aprender, que a escola seja um amparo, que os professores sejam vistos como amigos e que a vontade de escrever, de ler e acima de tudo de compreender se torne uma constante e seja bem mais explorada nas escolas.

Até adultos se arrependeram por não terem estudado e voltam a escola depois do arrependimento. Ainda chego lá...

Alguns estudaram até a quarta série ou oitava e passam a não ser totalmente analfabetos, mas ficam com conteúdos incompletos ou até já esqueceram do que estudaram. E como nós brasileiros já temos enormes problemas em relação à pobreza por exemplo, diante do analfabetismo essa situação só piora.

Nos tornando pessoas " mais cultas " poderemos reivindicar nossos direitos e cumprir nossos deveres como cidadãos que somos, mesmo onde a igualdade e a pobreza de certa forma é mantida pela falta de cultura de estudo e que chega a atingir uma grande parte da população, esta que varia de cidade para cidade, condições, força de vontade e etc.

Devemos ser educados para almejarmos ser pessoas de bom senso, críticos também, para não aceitarmos tudo o que nos é imposto.

Mesmo que pareça ser um " mínimo detalhe ", é grandioso este detalhe na visão de quem aprende, para que possamos atingir de pouco em pouco e de repente nos tornarmos influenciadores de pessoas a ler, escrever, ouvir e até compreender, para que juntos alcancemos o que ainda é um sonho para nós, ter um país recheado de pessoas educadas e com grau de analfabetismo ZERO.

Isso mesmo, um país sem pessoas analfabetas, para que juntos possamos cada vez mais enfrentar as dificuldades e superar de uma vez por todas o analfabetismo...!

" Descobri que o analfabetismo era uma castração dos homens e das mulheres, uma proibição que a sociedade organizada impunha às classes populares.". ― Paulo Freire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário