sábado, 30 de setembro de 2017

DIA DO IDOSO, DIA DO SÁBIO...!


DIA DO IDOSO, DIA DO SÁBIO...!


( ponto de vista / assunto sugerido ),

Algumas pessoas discriminam os idosos, ignoram e fazem piadinhas, acham que os idosos não precisam de atenção, que eles incomodam pelo fato de ( na maioria das vezes ) estarem doentes e necessitarem maiores cuidados, e é aí que são tratados como " estorvos " na vida de alguns estorvos propriamente ditos e que existem por aí ( daqueles que são " um doce ", mas só em dias de benefício )...

Mas na verdade, em suas infinitas sabedorias, os idosos são verdadeiras escolas de vida, eles são sábios e já passaram por tantas coisas e enfrentaram tantas consequências, e por isso tentam nos alertar, para seguirmos sempre pelos melhores caminhos.

Deveríamos mesmo e sempre nos espelhar nos exemplos que eles, os nossos idosos, tentam nos repassar a todo instante.

Feliz é aquele que hoje ainda tem o privilégio de ter um idoso em sua família ou ao seu lado, pois de nada adianta tentar ou querer voltar no tempo. A velhice chega para muitos( ou para todos ), alguns vão mais cedo, já outros permanecem por aqui e esses teriam que ser muito " bem aproveitados " no melhor sentido da palavra.

É, envelhecer é mesmo uma dádiva, que deve sempre ser vista como uma oportunidade, ou, como a oportunidade para transmitir os conhecimentos adquiridos ao longo da vida a quem deles tanto necessita.

Sempre que puder, converse com um idoso, eu mesmo faço isso e tenho saudades de muitos dos meus idosos, daquele que tomava um cafezinho comigo no banco e pensava nele ainda hoje quando encontrei seu filho, daquele que me visitava no meu trabalho para ler o meu jornal " na faixa ", do outro que sempre me conta sobre sua luta contra a doença e a favor da vida, dos meus de casa que já foram e nem eram tão idosos assim, enfim, você não vai estar perdendo tempo, você estará aprendendo muito com eles, uma experiencia sábia, que não tem preço que se pague.

Olha, meus melhores amigos, as pessoas que mais tenho admiração são ( ou eram ) velhinhos, as vezes até acho que a vida me " sacaneia ", porque é quando menos esperamos e mais se envolvemos que eles simplesmente partem...

Todos nós desejamos chegar a velhice e todos nós também negamos que a velhice tenha chegado, participamos de uma cultura que coloca na mente das pessoas que ser idoso é ser feio, é ter aparência feia, que idoso incomoda e que idoso não tem nada a oferecer, que idoso tem que ficar em casa dormindo, quando é tudo absolutamente o contrário, os idosos por sua vez merecem respeito, o meu e o seu respeito.

Os idosos merecem passear, merecem prioridades ( não merecem estúpidos como vi ainda hoje na avenida usando suas vagas de estacionamento e na maior cara de pau ), merecem se divertir, dançar, brincar, conversar com todo mundo, e nós deveríamos ser gratos por ter um ( ou 5 ) idosos nos rodeando, nos ensinando sobre essa difícil " estrada da vida ", sim, eles já sofreram demais, viveram tantas experiencias e têm muito a nos ensinar, bem ao contrário desses pensamentos hipócritas e ( " culturais " ) do Brasil, os idosos merecem sim tudo de melhor.

Então, PARABÉNS a todos os idosos pela passagem do seu dia, é com modestas palavras ( tais quais são suas vidas ) que os desejamos muitos anos de vida, muitas alegrias, e que vocês continuem sempre a iluminar o mundo com suas sabedorias, com a sua paciência ímpar, com aquela sua típica vontade de transmitir absolutamente tudo, e sempre em nome de pessoas e um mundo melhor e mais igual.

A vocês idosos, que são o motivo de muitos sorrisos por aí ( na minha vida muitos mesmo... ), que vocês continuem sendo esses anjos da guarda na terra e que iluminam o caminho de muitos, meu inclusive, obrigado de verdade por vocês existirem, e PARABÉNS mais uma vez...!

" A CULTURA É O MELHOR CONFORTO PARA A VELHICE.". - Aristóteles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário