domingo, 24 de setembro de 2017

CHESPERITO.


CHESPERITO.


( ponto de vista / pesquisa / assunto sugerido ),

" Chespirito " é a forma diminutiva e " castelhanizada " do vocábulo inglês Shakespeare ( Chekspir ).

Tal apelido foi dado a Bolaños pelo diretor de cinema Agustín P. Delgado, que o considerava um pequeno William Shakespeare, capaz de escrever histórias tão prolíficas e versáteis quanto o autor inglês.

Roberto ganhou este apelido quando escreveu o roteiro para o filme Los Legionarios, primeiro filme em que Chespirito trabalhou.

Os programas de Chesperito se tornaram sucesso em todo o mundo, graças a simpatia de Roberto Gómez Bolaños e do grupo de atores em distintas épocas formado por: Carlos Vilagrán, Ramón Valdés, Florinda Meza, Rubén Aguirre, Édgar Vivar, Angelines Fernandez, Raúl Padilla, Horacio Gómez Bolaños e María Antonieta de las Nieves, que também encontraram a fama internacional.

Em 1970, o programa teve sua duração aumentada.
Nessa época, surge o Chapolin Colorado, um herói atrapalhado.
Um ano depois, foi criado o personagem que se tornaria o maior sucesso de Bolaños, o inigualável Chaves.
Ambos os personagens funcionaram tão bem que as " sketches " se tornaram séries independentes de 30 minutos de duração em 1973, após o fim do Programa Chespirito.

No Brasil ele foi denominado o Clube do Chaves, um programa com vários quadros de humor satírico e foi exibido em Fevereiro de 1980 a 25 de Setembro ( hoje por coincidência... ) de 1995 pelo seu criador, o mesmo de Chaves e Chapolin, Roberto Gomez Bolanõs.

O programa Chesperito teve o primeiro período no dia 14 de Outubro de 1970 a 25 de Abril de 1973, antes mesmo do Chaves e Chapolin se tornarem programas independentes, sendo que Ramón Valdes ( Seu Madruga ) e Carlos Vilagrán ( Quico ) faziam parte do elenco, e entre eles a primeira aparição do " Chave " como Doutor Chapatin nas " versões perdidas " de episódios clássicos.

Em 1978 Carlos Vilagrán ( Quico ) deixa as gravações de Chaves e Chapolin para seguir carreira solo na Venezuela, Ramón Valdéz ( Seu Madruga ) também deixa as gravações de Chesperito para seguir com seu circo.

Além de diversos quadros, em algumas situações Chesperito interpretava a si próprio em diversas histórias e também personagens épicos em diferentes histórias e paródias, e claro com muito senso de humor, e humor é o que não faltava, do satírico ao irreverente.

Até em 1984 e algum tempo depois, juntos com o quadro o Gordo e o Magro e após começaram a aparecer mais raramente.

Chesperito utilizou os programas para fazer divulgações dos eventos, principalmente os do personagem Chaves.

A turma do Chesperito, que aqui no Brasil levantou a audiência e foi exibida pela CVT.

Quando o SBT, comprou as séries de Chesperito, os episódios foram redublados através de programas , dos quais 120 desses são do Chaves.

A empresa encarregada da dublagem se encarrega de dublar as aventuras originais, ficando a cargo do SBT colocar músicas e efeitos, estes que foram mantidos após ser denominado O Clube do Chaves.

Portanto mesmo em Chesperito o humor também se faz presente e a irreverencia prende a nossa atenção. Para nós é sempre um prazer assistir aos episódios de Chesperito, mesmo sabendo que tal qual os episódios do Chaves, nos pegamos muitas vezes assistindo sempre as mesmas cenas...!

Nenhum comentário:

Postar um comentário