domingo, 24 de setembro de 2017

PIPO E MOACIR CARDOSO, JUNTOS...!.


PIPO E MOACIR CARDOSO, JUNTOS...!.


( R / 454-2017 ),

Não deve ser novidade para ninguém, aliás, muitos já devem ter percebido através da coluna " Fala aí, Pipo! " que o Jeday é um mega-fã do Moacir Cardoso, sim, todas as noites após o banho, ele se fecha no quarto, coloca rodar a mídia do artista regional e enquanto o disco não acaba, ele não pára, e quando termina, dá repete! Já decorou todas as letras e sem dúvidas é seu CD favorito!

Tiverem o primeiro contato quando meu pai ainda era vivo, em ocasião de um " arraiá na Apae ", quando meu pai, ganhou este CD diretamente da mão do artista, devidamente autografado para o seu professor, ou melhor, para seus professores, meu pai trouxe dois exemplares, um para ele e um para entregar para o também ex-professor do Cardoso, José Luiz Gaviolli no primeiro encontro em Balneário Camboriú. Não deu tempo... meu pai foi embora!

Nos próximos 8 anos em que fomos à Balneário, levamos o CD autografado do artista, mas, não encontramos o Gaviolli, exceto no ano em que, por um descuido, esquecemos o CD em casa, logo, contamos toda a história para ele saber do carinho que o Cardoso nutre por ele, e prometemos levar o CD nestas férias.

Dia desses pedi para meu querido tio Belleboni que, no próximo aniversário do Jeday ( 34 anos ), que, ele, na condição de amigo do Cardoso que é, o convide para " tocar a festa " de aniversário do Jeday, nosso tio, muito atencioso e carinhoso com o Jeday, sequer esperou a data e logo se adiantou, convidando o artista para tocar hoje em sua festa de aniversário, que diga-se de passagem, foi um sucesso!

Eis que conseguimos promover o encontro do fã ( Pipo ) com o ídolo ( Moacir Cardoso ), e para nem um pouco de nossa surpresa, de repente o Cardoso já não estava mais cantando sozinho, sim, o Pipo estava lá, ao seu lado cantando com ele absolutamente todas as musicas do seu repertório, com as letras todas na ponta da língua, ou seja, simplesmente, deram um show à parte.

Cardoso ficou admirado ao saber que tinha um " fã de carteirinha ", e emocionado nos confessou: " É muito gratificante você ver alguém cantando uma música de sua autoria, não tem dinheiro nenhum no mundo que pague isso, nem uma mega-sena paga esse privilégio... ".

E seguiu o baile, entre uma música e outra, entre um caso e outro, que, tomo a liberdade de trazer dois deles que seguem entre aspas...

" Seu pai, o querido Jurandir foi meu professor, assim como o Gaviolli, o Imar e o Godinho, e por todos eles eu nutria enorme carinho e admiração, fui aluno deles no Jorge Lacerda ( hoje Marcos Olsen ), e, em certa feita, durante esses quatro anos que vivemos juntos, não é que ao tirar o meu caderno de baixo da carteira, de um lado cai o revólver e do outro uma faca... ( era perigosíssimo e aqui tudo era mato... ) ao que o professor ( um deles ) advertiu: " O Cardosinho, o que é isso? Arma na sala de aula? ", ao que respondi " Professor, nem com dois revólveres desses o senhor faria o caminho que eu faço para vir estudar... ", ocasião em que " ajeitaram " uma forma de guardar as armas na secretaria durante as aulas... ".

" Em outra ocasião seu pai me dava aula e eu dormia, sim, era muito sono, então, vendo que eu " cochilava ", ele, com todo o jeito do mundo e ciente do meu ofício nas noites, me veio ao ouvido e disse " Cardoso, tá difícil né? Mas deixe para dormir em casa... ", ao que eu respondi: " Professor, é época de carnaval, e eu toquei carnaval até amanhecer o dia e vim direto para a escola... ", nisso " tocou a sineta " da merenda e seu pai me disse: " Sua presença está confirmada, agora vai, vai pra casa dormir, Cardoso! ".

De volta ao texto: Depois de ver e ouvir o Pipo todas as noites, eis que hoje tive o prazer de ver o Pipo cantando com ele, bem como, tive o prazer de ter podido conversar com ele pela primeira vez, simpático ao extremo e literalmente emocionado, tanto pelas lembranças, quanto por ter sido surpreendido hoje por uma " segunda voz " tão interessante quanto essa, a do Pipo!

Me contou que já não faz mais tantos shows quanto antigamente, apenas uma meia dúzia, ou pouco mais, por ano, segundo ele seus shows se tornaram caros ( algo em torno de R$ 5.000,00 ), sendo assim, ele faz poucos, mas, marca presença em todos os eventos quando é convidado para animar a festa, enquanto seu pessoal ( músicos ) gozam de plena liberdade para continuar " correndo atrás da máquina " com outros artistas locais.

Nos convidou, tanto a minha família, quanto os amigos presentes na ocasião de hoje, e ainda estendeu o convite ( através do Pipo ) à todos os alunos da Apae para " irem lá ", visitar a sua chácara, lugar de extrema beleza aonde vive com sua família.

Enfim, fica o registro, bem como o agradecimento ao meu tio Belleboni por ter se adiantado mais uma vez em relação ao Jeday e promovido esse encontro, registro também os PARABÉNS ao meu tio do coração ( que amamos como se fosse de sangue... ) pela passagem do seu dia, que tivemos o prazer de comemorar juntos mais uma vez, e, registro também o nosso " SALVE " para o magnífico Moacir Cardoso, que depois de hoje, além do Pipo, conseguiu com sua música, com sua simpatia e com sua HUMILDADE, conquistar mais um " fã de carteirinha "...!.

Observação: Daria um livro o que tentei resumir num texto!

" FOI NOS BAILES DA VIDA, OU NUM BAR EM TROCA DE PÃO, QUE MUITA GENTE BOA POIS O PÉ NA PROFISSÃO, DE TOCAR UM INSTRUMENTO E DE CANTAR, NÃO IMPORTANDO SE QUEM PAGOU QUIS OUVIR, FOI ASSIM...". ( Milton Nascimento ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário