segunda-feira, 25 de julho de 2016

AVÓS? NUNCA TIVE! POR ISSO HOJE TOMO A LIBERDADE DE DISCORRER SOBRE OS SEUS PARA TENTAR CHEGAR AOS MEUS...!

AVÓS? NUNCA TIVE! POR ISSO HOJE TOMO A LIBERDADE DE DISCORRER SOBRE OS SEUS PARA TENTAR CHEGAR AOS MEUS...!

( ponto de vista / homenagem / assunto sugerido ),
Os pais dos pais, sim, hoje é dia deles, dos avós, esses vencedores que já passaram por tantas experiencias, tanto boas quanto nem tão boas assim, eles que tem tantas histórias para contar, que dispõem de tempo para nos ouvir, para nos dar colo, para nos dar conselhos e fazer as comidas prediletas dos filhos e principalmente dos netos...
Os avós que nos ouvem sem julgar, que sabem paparicar, e os netos é claro que adoram o tratamento para com eles.
Os avós são sábios, e os netos são como " bengalas " que os ajudam em suas longas caminhadas, seus avós te conhecem pelo teu jeito de falar, pelo seu olhar, sabem quando você está triste enquanto alguns pais estão atarefados e ocupados demais com o trabalho. Os avós de atualmente até cuidam de seus netos, e pensem no amor... sim, os netos são pedacinhos vivos dos seus filhos ( a segunda coisa mais importante da vida deles ).
Alguns avós até são chamados de pai ou mãe, pois são eles que cuidam, que protegem, que educam, que dão carinho e que fazem a vida dos netos ter sentido ou até um horizonte.
Mas, há também aqueles que vêem os netos só de vez em quando, daí curtem, brincam e conversam, claro que as responsabilidades dos avós são distintas, eles podem dar muito mais mimos do que imaginamos.
Os cabelos brancos, o sorriso tranquilo, as rugas no rosto, tudo isso são marcas que o tempo traz, mas lá no fundinho, interiormente eles continuam sendo crianças, logo, mais sábios, mais maduros e muito mais responsáveis, e por isso podem dar tranquilidade, paz e segurança aos seus netos.
Os avós nos dão tudo sem sequer nós pedirmos, parecem mesmo terem uma bola de cristal sob o avental ou o paletó, sempre pacientes seguem conosco firmes, fortes e sempre cheios de surpresas boas e doces.
Mas, infelizmente há pessoas que cresceram sem avós, como é o meu caso, que extra imaginação narrada acima gostaria de saber como é de fato ter um avô ou uma avó, e pensando, as vezes me pergunto como seria se eu tivesse conhecido meus avós? Será que minha vida teria sido diferente? Enfim, me resta a duvida e a vontade.
Imagino que pai e mãe já são " corujas ", e sendo assim imagino, mas só imagino mesmo que esse amor deve sim multiplicar-se em se tratando dos avós.
Mas, tão chato ( ou triste ) quanto não ter, é que o tempo passa e os que tem também perdem, logo, com uma felicidade a mais de que quem nunca pode " se dar ao luxo " de pelo menos ter conhecido seus avós, eu mesmo de quatro conheci um, e pouco foi o tempo que convivi com ele.
E ainda para quem nunca teve sequer um, entendo perfeitamente que lamentavelmente fica aquele sentimento de desejo, de " como eu gostaria poder ter tido um avô ", não queríamos muito, pelo menos um só já estaria no mínimo bom.
Mesmo não conhecendo ( ou não lembrando ) meus avós, ainda assim eu sou muito grato, pois lhes devo a vida e agradeço também pela vida de meus pais, que felizmente me amaram em dobro, então, onde quer que estejam, que Deus os ilumine sempre os meus avós.
Ah, vem cá, para quem tem seus avós vivos e aí pertinho, valorizem enquanto há tempo, pois tem gente que não teve e daria tudo para ter um só exemplar desses, e lembrem-se sempre que eles ( também ) não são eternos, aproveitem da sabedoria deles, e mais feliz que eu por exemplo, cresça.
Enfim, parabéns aos sábios, aos avós, a todos eles indistintamente, aos que " se compartilharam " com seus netos e aos que não tiveram tempo para tanto. Parabéns a vocês que ( pelo que eu mesmo vejo aqui de fora ) tornam o mundo e a vida dos seus netos muito, mas muito mais feliz...!
" Quando a gente faz uma pergunta, os avós não dizem: " menino, não vê que estou ocupado? ". Eles param, pensam e respondem de um jeito que a gente entende. Os avós sabem um bocado de coisas. Eles não falam com a gente como se nós fôssemos bobos. Nem se referem a nós com expressões tipo " que gracinha! ", como fazem algumas visitas. O colo dos avós é quente e fofinho, bom de a gente sentar quando está triste. Todo mundo deveria tentar ter um avô ou uma avó, porque são os únicos adultos que têm tempo para nós.". - Autor desconhecido.
Conclui aí, termina pra mim Zé Ramalho, canta para os avôs, canta também para os pais, canta para todo mundo, canta aí para os " avôhai's "...https://www.youtube.com/watch?v=wWo4kFYK7-o

Nenhum comentário:

Postar um comentário