terça-feira, 5 de julho de 2016

UM POUCO SOBRE AS CHINCHILAS.

UM POUCO SOBRE AS CHINCHILAS.

( ponto de vista / pesquisa / assunto sugerido ),
A chinchila é um roedor, originária das cordilheiras dos Andes no Chile, usada inicialmente pelos nativos da região para fabricação de roupas devido seu pelo super macio. Assim que ficaram conhecidas, foram caçadas intensamente para utilização de seu pelo, levando algumas variedades de Chinchila a extinção, como a Chinchila Real. Hoje é muito raro encontrar esse animal em seu habitat natural.
Estes roedores são bastante ativos, precisando se exercitar regularmente. Não podem viver confinadas em pequenas gaiolas. Deve ser solta pelo menos umas duas horas por dia, em espaço adequado para que não fujam ou se machuquem. Por ser bastante sociável, é sempre bom criar mais de uma.
Um animal saudável deve apresentar pelos brilhantes e sedosos, olhos limpos e sem secreções, peso adequado para o tamanho, ter apetite, ser brincalhona, sociável, e curiosa. Sua alimentação deve ser equilibrada, utilizando-se ração para chinchila, frutas desidratadas, feno, suplementos vitamínicos e petiscos como uva passa e outros. Existem várias rações no mercado, e que devem ser oferecidas no período de fim da tarde e noite pois é o momento em que as chinchilas estão mais ativas.
A chinchila não deve tomar banho com água e shampoo como os cães, ela deve ser acostumada desde filhote ao banho de pó de mármore ou carbonato de cálcio. A banheira com o pó não deve ficar 24 horas dentro da gaiola, deve ser colocada por alguns minutos ao dia e retirada posteriormente.
A gaiola para chinchila deve ser limpa diariamente, para que não fiquem acumulados fezes e restos de comida. Algumas gaiolas já vem com uma roda para o animal se exercitar, e deve-se tomar cuidado com as rodas que são vazadas pois é muito comum a chinchila prender alguma patinha. Existem rodas fechadas que evitam esses acidentes.
A saúde da chinchila é boa, são animais resistentes mas que podem ficar doentes.
Sempre que perceber alguma alteração não demore em procurar um veterinário, pois um problema mais simples pode ser tornar um grande agravo e até levar o animal a morte. As doenças mais comuns são relacionadas a alimentação e higiene inadequados. Algumas das doenças mais comuns: Diarreia, constipação, conjuntivites, fungos, estresse calórico, convulsões e etc.
A chinchila é um animal de hábitos noturnos, ela é bastante desconfiada e para pegar confiança em seu dono, vai necessitar de bastante atenção de seu dono. Para que isso aconteça mais rápido, você deve permanecer o maior tempo possível com ela.
Não existe nenhum registro de doenças transmitidas por chinchila, então ela não precisa tomar vacina. As doenças que elas podem contrair, são as mesmas dos cães e gatos, são aquelas causadas pela falta de higiene, estresse e alimentação errada.
A fêmea é sempre maior, mais pesada e mais agressiva que o macho. Este tipo de agressividade é bem freqüente durante o período do cio. Após 6 meses de idade, a chinchila atinge sua maturidade sexual.
Durante o período de inverno, a fertilidade da chinchila é muito maior. Sua gestação é de 111 dias. Os filhotes geralmente nascem durante as primeiras horas da manhã ou em plena noite, o parto tem duração de uma hora, mas em alguns casos poderá render até 24 horas. Não se preocupe em separar a fêmea do macho, pois eles convivem pacificamente durante e após a gravidez.
Geralmente a gravidez da chinchila é de 2 filhotes, mas em caso de chinchilas com fertilidade maior, este número pode chegar até 6 filhotes. Nos partos com mais de 3 filhotes, o índice de morte ainda filhote é muito alto. O filhote de chinchila já nasce com olhos completamente abertos, com um grande nível de atividade, seu corpo é totalmente coberto de pele e pesa entre 30 a 60 gramas. Sua dentição é completa já no nascimento.
Esta espécie mede cerca de 40 cm, pesa entre 500 e 800 gramas e chega a viver por até 18 anos. Existem variações de cores, mas as principais cores são: Branca, cinza ( a minha ) e preta.
Existem apenas três espécies de chinchila: a Chinchila Real, a Chinchila Brevicaudata e a Chinchila Lanígera.
Você deve saber que a apesar da chinchila ser bastante tímida, ela é muito mansa, dócil, tranquila e bem brincalhona, entra em pânico pelo menos uma vez por dia, principalmente se esquecem a vassoura ( aquele bicho de pelos verdes ) ao lado da casa dela, ela come muito pouco e é um ótimo animalzinho de estimação, ganhei a minha ( ou o meu, o xilo ) de um amigo ( Carlão Olienik ) e tenho me divertido muito com a companhia dela, companhia essa que ainda não é intensa pois ela corre muito, literalmente não pára. Ter uma chinchila é muito bom, elas são incríveis porém indefesas, fazem muitas " proezas " engraçadas e por isso acabam sendo bastante amadas, se parecem muito com gatos, logo, tenho que tomar sempre o maior cuidado para evitar o encontro entre ambos, ou seja a " mima " ( tadinha ) lá fora e o " xilo " ( leitão ) aqui dentro...!
Nunca compre casacos, bolsas ou algo fabricado com pele de chichila, assim você estará evitando o crime contra esses indefesos animaizinhos!
Caso seu animalzinho de estimação seja uma chinchila, deixamos um link com " o som das chinchilas " para que você consiga entender melhor sua chinchila, segue o link: http://www.chinchilapet.net.br/sons-dos-chinchilas.php
" MEUS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO JÁ ME DISSERAM E FIZERAM POR MIM MUITO MAIS DO QUE MUITOS SERES HUMANOS QUE ME CERCAM.". - Yasmine Camargo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário