terça-feira, 12 de julho de 2016

DIA MUNDIAL DO ROCK NO BRASIL.

DIA MUNDIAL DO ROCK NO BRASIL.

( ponto de vista / pesquisa / assunto sugerido ),
O dia 13 de Julho é conhecido no Brasil como Dia Mundial do Rock. A data celebra anualmente o rock e foi escolhida em homenagem ao Live Aid, megaevento que aconteceu nesse dia em 1985.
A celebração é uma referência a um desejo expressado por Phil Collins, participante do evento, que gostaria que aquele fosse considerado o " dia mundial do rock ". O evento também ficou conhecido por contar com grandes artistas do gênero, como Paul McCartney, Mick Jagger, Keith Richards, Ronnie Wood, Elton John, Queen, David Bowie, U2, entre outros.
A data também coincide com o dia da formação do grupo The Rolling Stones, formada em 13 de Julho de 1962.
Em 13 de Julho de 1985, Bob Geldof organizou o Live Aid, um show simultâneo em Londres, na Inglaterra, e na Filadélfia, nos Estados Unidos. O objetivo principal era o fim da fome na Etiópia.
O evento chamou a atenção por contar com a presença de muitos artistas famosos na época. Entre os participantes, estavam The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen, Joan Baez, David Bowie, BB King, Mick Jagger, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Phil Collins ( que tocou nos dois lugares ), Eric Clapton e Black Sabbath.
Os shows foram transmitidos ao vivo pela BBC para diversos países e abriram os olhos do mundo para a miséria no continente africano.
Em 2005, 20 anos depois do primeiro evento, Bob Geldof organizou o Live 8, uma nova edição com estrutura maior e shows em mais países. Dessa vez o objetivo foi pressionar os líderes do G8 para perdoar a dívida externa dos países mais pobres e erradicar a miséria do mundo. E foi no Live 8 que o Grupo de Rock Britânico Pink Floyd se reuniu em sua formação clássica pela primeira vez depois de 20 anos de separação.
Apesar de se chamar " Dia Mundial do Rock ", a data só é comemorada no Brasil.
Ela começou a ser celebrada em meados dos anos 1990, quando duas rádios paulistanas dedicadas ao rock, a 89 FM e a 97 FM, começaram a mencionar a data em sua programação.
A celebração foi amplamente aceita pelos ouvintes e, em poucos anos, passou a ser popular em todo o país. Entretanto, essa data é completamente ignorada em todo o resto do mundo.
Por ser uma data definida arbitrariamente e sem respaldo em outros países, especialistas em música contestam essa escolha. Eles sugerem outras datas que seriam mais significativas para a história do rock e que, portanto, mereceriam ser o verdadeiro Dia do Rock. Entre elas estão o dia 05 de Julho, quando, em 1954, Elvis Presley gravou uma versão mais rápida do blues That's All Right e 09 de Fevereiro, quando, em 1964, a banda The Beatles se apresentou pela primeira vez nos EUA.
O Rock'n'roll desde sua origem foi alvo de diversas críticas, por ser tão diferente, autêntico e com extrema atitude. Não demorou muito para o rock'n'roll servir de voz para tantas pessoas que precisavam gritar em suas revoluções.
Ele se tornou uma grande revolução sonora, pois suas letras que serviam como " porta-voz " para o jovens gritarem sobre assuntos polêmicos como: Política, drogas, sexo, igualdade, rebeliões, e foi aí que os roqueiros passaram a ser conhecidos como os " rebeldes sem causa ".
E de década em década o rock'n'roll foi se transformando, gerando novos gêneros e tendo novas influências, porém sempre assumindo um papel muito importante na vida de cada um que o escutava.
Jovens escutam o rock'n'roll da época de nossos pais e se encantam com as letras, com os timbres e muitos de nossos pais que fizeram parte lá trás daquele grupo de " rebeldes sem causa " também não deixam de curtir o rock'n'roll dos dias de hoje.
Se formos pensar no rock'n'roll de hoje, seja nacional ou internacional, ele parte sempre da mesma essência. Fala exatamente de acordo com o que cada época vive e sente.
Enfim, como o rock'n'roll não pode ser comparado, ele tem um significado único para cada um que o escuta...!
Como " arremate " para o nosso registro, dentre milhares de músicas do gênero que poderiam " arredondar " o nosso texto, preferi encerrar com um trecho do épico " Curtindo A Vida Adoidado ", com o inesquecível " Ferris Bueller " ( Mathew Broderick ) e a também inesquecível " Twist and shout " ( The Beattles ), sente só a " vibe " no link...
" ROCK 'N' ROLL NÃO SE APRENDE NEM SE ENSINA.". - Raul Seixas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário