sábado, 26 de agosto de 2017

6:30 DA MANHÃ DE SETE DE SETEMBRO, ERA " OSSO ", MAS ERA BOM...!

6:30 DA MANHÃ DE SETE DE SETEMBRO, ERA " OSSO ", MAS ERA BOM...!

( ponto de vista / assunto sugerido ),
" A pátria é nos lugares onde a alma está acorrentada.". - Voltaire.
Estava aqui lembrando da semana da pátria de antigamente, quando estudávamos, dá uma saudade boa, fazíamos filas para cantar o hino nacional, se bem que mal sabíamos cantar, arrastávamos as frases e cantávamos quase tudo errado e sem entender muito bem o significado de algumas frases do mesmo, mas o fazíamos de coração, em posição de sentido, parecia tão mais emocionante cantar, como cidadãos que tinham orgulho de um Brasil risonho e límpido.
Os desfiles nas ruas bem como o treinamento durante o mês de Setembro, era tudo empolgante, era um respeito só, e o ideal, era gratificante.
Bem diferente do que acontece hoje em dia, as escolas e seus alunos não são mais nem preparadas(os) para marcharem no desfile de Sete de Setembro, e quando vão, isso mesmo, quando vão, mal caminham pelas ruas com uma preguiça danada, tipo assim, com uma falta de vontade que só vendo. E não é por menos...
Os desfiles de hoje simplesmente perderam a graça. Olha, o que ainda salva são as cavalarias, os carros antigos, algumas poucas empresas, a banda que nos faz voltar no tempo, os bombeiros e a polícia, estes que ainda animam o " cortejo " e fazem algumas pessoas se deslocarem cedinho para assistirem o desfile, por esses vale a pena, esses que ainda se dedicam e se empenham pela tal da pátria amada.
Ainda achava lindo os cartazes, as roupas todas pregueadas, os uniformes, todos organizadinhos, limpos e lisos, alguns ainda se maquiavam, se fantasiavam, bah, era tudo tão fascinante, desde a preparação até o momento da apresentação, chegava a ser tenso, mas um tenso bom. Parece que essas fantasias todas hoje em dia, deram lugar para uma única e comum vermos por aí ( em desfiles inclusive ), a de palhaço.
Penso que jamais os desfiles de Sete de Setembro vão ter a mesma emoção, ou que nós mesmos jamais vamos ter o gosto de ver o desfile de Sete de Setembro como tínhamos antes, ou sou muito pessimista ou algo muito precioso se perdeu, e digo isso baseado na cara de " falta de vontade " de alguns que vemos desfilando nas avenidas enquanto outros dormem assistindo, aplaudem dormindo e vupt, pra casa...
É, saudades de uns tempos aí, da infância que não volta mais, lembrei também que nossos pais iam conosco e ficavam lá no final para nos esperar, era tão bom, e a gente lá, se sentindo parte das atrações, do dia mais importante para o nosso país, e mais, fazendo todo aquele esforço, desde o horário diferente ( cedíssimo ) de acordar até dar o máximo de nós mesmos para fazermos bonito para a nossa pátria.
Saudade também da pipoca, do algodão doce e da maçã do amor ainda pela manhã e depois do desfile enquanto costurávamos a avenida no meio do povo naquela manhã que de tão boa parecia nunca acabar, sem lembrar em detalhes aquela mega " rua do lazer " durante toda a parte da tarde, naquele tempo onde nada era feito por pura obrigação e o dia parecia mesmo não ter fim, mas que lamentavelmente, tinha.
Enfim, quem sabe algum dia tudo volte a ter graça novamente, quem sabe um dia nossos governantes criem vergonha na cara e façam por merecer ou que pelo menos não nos deixem chegar ao cúmulo de fazer desmerecer a nossa pátria amada, Brasil...!
" DEPOIS DA LIBERDADE DESAPARECER, RESTA UM PAÍS, MAS JÁ NÃO HÁ PÁTRIA.". - François Chateaubriand.
Termina aí, Geraldo Vandré, https://www.youtube.com/watch?v=A_2Gtz-zAzM

Nenhum comentário:

Postar um comentário