terça-feira, 29 de agosto de 2017

LOMBADAS, FAIXAS DE PEDESTRES, SEMÁFOROS, TREVOS e ETC., PRA QUÊ REALMENTE SERVEM?


LOMBADAS, FAIXAS DE PEDESTRES, SEMÁFOROS, TREVOS e ETC., PRA QUÊ REALMENTE SERVEM?


( P.V / A.S / R.P / 415-2017 ),

Sim, para que serve tudo isso? Porque ninguém, exagero, mas a grande maioria não respeita mesmo isso tudo, pelo menos não aqui na minha cidade, ou pelo menos não que eu particularmente tenha notado.

Por exemplo, as lombadas não são rampas para saltar em alta velocidade como fazem lá na Avenida Senador Salgado Filho. É comum ver por aqui os que tentam " alçar voo " através delas. Toma um Red Bull que é o mais indicado, e tem a sua cara.

As faixas de pedestres não são largada de corrida de Fórmula 1, nem têm placa de " siga em frente " ( e em alta velocidade... ), e ainda no caso do pedestre atravessar, você coloca todo tipo de " praga " nele, irônico né, para você e não para mim, sim, é o que vemos por aqui, uma falta de respeito enorme, até acho que as faixas de segurança deveriam ter uma espécie de sensor, tipo assim, o pedestre pisou nelas e os carros seriam obrigados a parar.

As rotatórias não servem apenas para plantarem florzinhas dentro delas ou ficarem dando voltinhas nelas, elas existem justamente para facilitar a sua vida no trânsito, são demarcadas inclusive e exatamente para que tudo " flua ", e da melhor maneira possível ali.

Assim como as " caixas amarelas ", elas já são pintadas de amarelo para que você observe com atenção, e de longe, e não pare encima delas, assim fazendo você estará bloqueando um cruzamento e consequentemente atrapalhando o trânsito, pior de tudo, o trânsito dos outros.

As pistas não são um jogo, ( Hello, volta, você não está no GTA e nem no Need For Speed... ), os trevos também não são obstáculos dos quais devemos constantemente subir ou bater neles, isso não " recarregará as suas energias " ( mas aumentará a sua popularidade... ), e tampouco os trevos foram feitos para você " desviar " ou " dar um jeitinho " para burlar e encurtar caminho, aquele " jeitinho brasileiro ", este que é um dos responsáveis pelos vários acidentes que presenciamos constantemente por aí, alguns deles tirando a vida de pessoas inocentes, inclusive.

Semáforos não são o Candy Chush Saga, que pisca um monte de " corzinhas " lá, para você ficar olhando aquilo tudo e " viajar ". Aliás, semáforos por aqui é uma coisa complicada, pois quando respeitam e param, param de " soco " depois de uns aproveitarem o sinal amarelo, e na hora de " arrancar ", aff do céu, que tristeza, onde poderiam passar de 20 a 25 veículos ( segundo meus cálculos... ) chegam a passar somente 6 ou 7, volta, o Candy Crush é no Facebook e não no trânsito.

Estacionamento rotativo, ah, este o nome já diz, tem que " rodar " e não ser usado durante um dia todo, pela manhã e pela tarde por certos " folgados ", estes que muitas vezes sequer se dão ao trabalho de adquirir o cartão, e se adquirem não os preenchem, tendo assim cartões para o resto da vida. Sobre a possibilidade de um " sorvetinho " para o(a) agente eu prefiro não comentar.

As placas de preferencial não querem dizer que é você quem tem a preferência, salvo que tenham te ensinado errado na auto escola, o que duvido muito e me recusaria a acreditar, prefiro pensar que você estava distraído(a), mexendo no celular na hora da aula.

Vagas de portadores de necessidades especiais não estão lá para bonito e muito menos para te " salvar da forca " na hora em que você precisa pagar uma conta por exemplo e encima da hora, elas não estão lá vazias esperando por vocês, elas têm uma utilidade, ou melhor, elas são uma utilidade para alguém que de fato necessita de tal espaço, e que é amparado ou protegido por lei, ou pelo menos deveria ser.

As " blitz " não têm como principal finalidade a " notificação " de amigos via grupos de WhatsApp e etc.

Onde queremos chegar? Peraê que me perdi, texto comprido da porra... a tá, lembrei, então, se você se identificou com algum dos itens acima, vem comigo por mais alguns minutinhos que vamos tentar esclarecer...

LOMBADA - É Também chamada de " quebra-molas " ou ondulação transversal é uma rampa usada em ruas e rodovias para a redução da velocidade dos veículos, formada por asfalto ou concreto.

FAIXA DE PEDESTRES - Também chamada de faixa de segurança, é o termo que designa a sinalização horizontal constituída por uma série de faixas que sinalizam a área reservada para a travessia dos pedestres em ruas, avenidas e vias em geral. Segundo os artigos 70 e 71 do CNT ( Código Nacional de Trânsito ) a faixa de pedestres serve como uma forma de segurança na travessia das vias em questão.
- Art. 70: Os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim terão prioridade de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica, onde deverão ser respeitadas as disposições deste Código.

ROTATÓRIA - Girador, rótula ( português brasileiro ) ou rotunda ( português europeu ), também designada como bolacha ( português angolano ), é uma praça ou largo, de forma circular, onde desembocam várias ruas e o trânsito se processa em sentido giratório.

CAIXA AMARELA - As " caixas amarelas " ( yellow box, em inglês ) nada mais são do que retângulos pintados nos cruzamentos.
Os veículos são proibidos de parar dentro deles. Mesmo com o sinal verde, é preciso aguardar espaço do outro lado da caixa para seguir. Com isso, evita-se a obstrução do cruzamento para os veículos da pista transversal.
As " caixas amarelas " são a última novidade adotada no trânsito da cidade, cujo sistema viário é modelo para várias cidades do país e do mundo.

TREVOS - Via expressa, via rápida ou via reservada é uma via de comunicação terrestre para tráfego de alta velocidade que tem muitas das características uma autoestrada, incluindo o acesso limitado à rodovia, algum grau de separação entre os fluxos de tráfego opostos, o uso de trevos, em certa medida a proibição de alguns modos de transporte, como bicicletas ou cavalos, e muito poucos ou nenhum cruzamento com ruas. O grau de isolamento permitido para o tráfego local varia entre os vários países e regiões. A definição precisa desses termos varia de acordo com a jurisdição.

SEMÁFOROS - Os semáforos possuem sinais luminosos, de cores diferentes.
O funcionamento dos semáforos acontece na ordem verde, amarelo e vermelho, repetindo-se a todo instante. No verde o motorista pode passar livremente. No amarelo deve ter mais atenção, pois é um aviso que o sinal ficará vermelho. O sinal vermelho significa que o motorista não pode passar, tendo que esperar ficar verde de novo.
Existe também o semáforo para os pedestres que têm uma figura de um homenzinho nas cores vermelho – indicando que o pedestre deve ficar parado e na cor verde – indicando o momento que o pedestre pode atravessar.

ESTACIONAMENTO ROTATIVO - Um formato diferenciado de administrar o Estacionamento Rotativo Pago, integrando tecnologia e atendimento humanizado na utilização democrática dos espaços públicos.
A crescente frota de veículos nas áreas urbanas demanda a cada dia mais, a busca de soluções para o uso democrático dos escassos espaços existentes. A cobrança pela utilização aliada a determinação de tempo máximo de ocupação é a única alternativa viável.
A implementação do estacionamento rotativo pago em áreas comerciais e de grande fluxo de veículos viabilizará um incremento comercial, com a maior facilidade de acesso, tornando a ocupação ágil e rápida, pois com as determinações de tempo e pagamento pela utilização criará a rotatividade necessária.

PLACA PREFERENCIAL - A Placa Dê a Preferência, tem praticamente a mesma função da Parada Obrigatória. Esta última, será sempre posta em locais de baixa visibilidade e cruzamentos com histórico de acidentes, regulamentando a obrigação da parada. Já a primeira, sinaliza trechos “abertos” onde o condutor tem uma visibilidade favorecida. A parada é somente obrigatória, caso o fluxo da via preferencial exija.

VAGAS PREFERENCIAS - Parar em vagas especiais, destinadas aos idosos e portadores de necessidades especiais (PNE) é infração leve, mas com multa de R$ 53,20, e a sanção de 3 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O condutor sofrerá também a medida administrativa que é a remoção do veículo do local e arcará com todas as despesas do caminhão guincho e estacionamento, enquanto o carro ficar apreendido.
Para quem realmente precisa dessas vagas especiais, é necessário montar um processo com um laudo médico descrevendo a deficiência ou dificuldade de locomoção, o comprovante de endereço, cópia de documentos pessoais e CNH se tiver.

" BLITZ " - Termo alemão já incorporado à nossa língua. Batida policial de improviso e, geralmente, com grande aparato policial.
A ação tem como finalidade sensibilizar a sociedade no que diz respeito aos acidentes de trânsito que são ocasionados por imprudência.
O ato também tem como objetivo esclarecer aos pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas o devido funcionamento na utilização da faixa de pedestre, ciclovias, o sentido da via que os ciclistas devem adotar ( contra mão não ), a utilização correta das viseiras, jugular e cinto de segurança e etc.

Enfim, assumimos que somos " chatos ", nem tanto quanto você é no trânsito é claro, e até " ridículos ", nem tanto quanto você é no trânsito é claro, mas, esperamos ( de coração mesmo... ) que você possa ter tirado algum proveito do nosso texto, caso você não consiga, tipo assim, sua dificuldade persista, ou, caso eu perceba que você continua nos atrapalhando no trânsito em nossas " cruzadas " por aí, não esquenta não, a gente tem paciência, a gente volta, e da próxima vez traremos a esta tribuna ( e de preferência... ) a versão " desenhada ".

Observação: E se eu fizer uma " cagada " no trânsito, fique a vontade para tornar público através da sua rede social por exemplo ( eu me defenderei... ), afinal eu, na condição de pedestre que sou não titubearei em tornar público via minha tribuna a sua " cagada ". Espero que me faltem oportunidades...!

" Devemos respeitar o espaço e os direitos alheios, da mesma maneira que queremos que os nossos sejam respeitados...". ( autor desconhecido, logo tem bom senso... ).

" SEU DIREITO TERMINA ONDE COMEÇA O MEU. E VICE VERSA...".

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