domingo, 27 de agosto de 2017

PARA QUE SERVEM AS " DESCULPAS " ?

PARA QUE SERVEM AS " DESCULPAS " ?

( ponto de vista / assunto sugerido ),
" Falta de tempo é desculpa daqueles que perdem tempo por falta de métodos.". - Albert Einstein.
Alguns usam as " desculpas " para fugir da realidade, daquela mesma que eles não querem encarar, a verdade ou a realidade, ou ainda que precisem omitir fatos, então, usam das " desculpas " para colocar a culpa em alguém ou em algo. Eu até acho " migué " o termo mais correto.
" Ah, não pude ir pois meu carro quebrou ", " cheguei atrasado porque perdi o ônibus ", ou ainda, " hoje estou com dor de cabeça... ", na verdade poucas vezes isso acontece de verdade, mas tem alguns que exageram e dão " desculpas " para tudo, ou seja, para tudo parecer certo, usam-se delas. Aquela da sogra que morreu, bah...
Eu particularmente ainda prefiro criar sérios problemas falando a verdade, e de preferência bem ali na " lata " da pessoa interessada. " Eu não fui porque eu não quis ", " cheguei atrasado por falta de organização mesmo ", ou, " hoje quem está com dor de cabeça sou eu! ", assim fica tudo mais claro, mais justo e melhor de se entender.
Claro que podemos criar problemas, mas eu ainda acho ( mas só acho mesmo ) que é a melhor forma de encarar a vida, pois uma " desculpa " poderá gerar várias outras várias " desculpas ", e você pode até virar um mentiroso de fato tentando fazer com que os outros acreditem que a sua " desculpa " é verdadeira. Eu mesmo conheço gente que " aplica " tanta " desculpa " ou " migué " que até eles próprios acreditam.
Seja verdadeiro, fale o que sente, se gosta, se não gosta, se quer, se não quer, se vai, se não vai, se pode ou se não pode, evite dar " desculpas ".
" Ah, eu bebo porque eu gosto ", truco! Você bebe porque ele(a) te " meteu um pé no rabo ".
É, são tantas as " desculpas "... mas, seria tão menos cansativo se nós não mentíssemos para nós mesmos e assumíssemos nossas culpas, sem colocá-las nos outros, sem responsabilizar os outros pelos nossos erros, sem precisar ficar dando " desculpas esfarrapadas " pra cá e pra lá.
Cada um sabe ao certo " aonde apertam os seus calos ", portanto não olhe o pé dos outros, olhe os seus próprios, e sinta-se bem por reconhecer que você é um ser humano e tem seus erros e seus acertos, e que ninguém é perfeito, e ainda que temos que ser melhor a cada dia, de preferência sem " desculpas "...!
" ME MAGOE COM A PIOR VERDADE, MAS NÃO ME ILUDA COM A MELHOR MENTIRA.".

Nenhum comentário:

Postar um comentário