segunda-feira, 28 de agosto de 2017

AQUELA SENSAÇÃO " DEJA VU "...!

AQUELA SENSAÇÃO " DEJA VU "...!

Quem nunca passou por algum lugar que jamais tinha ido, mas seu cérebro diz insistentemente que você já esteve lá antes... e repete a cena igualzinha a que você já viveu um dia, uma sensação estranha toma conta, a dúvida também, mas é real...!
Ou ainda você repete uma cena, que parece, ou conhece uma pessoa, e tem a impressão que já a conhecia antes, digamos que parece que você " já viu aquele filme antes "...!
Imagino que é difícil alguém nunca ter tido uma " sensação dejavú ", é como se você não fosse você, como se estivesse vendo de fora tudo daquele momento acontecer na sua vida, e você sabendo todos os fatos que estão acontecendo, e os que ainda vão acontecer...!
É como se fosse uma lembrança, mas acontecendo no presente, sim, é exatamente neste ponto que sentimos que o presente e o futuro, ou o passado e o presente se fundem na mesma hora...!
Como explicamos isso? Nem a ciência consegue!
O que em instantes é previsível, aí, a " cena " foge em segundos e tudo se torna imprevisível outra vez...!
E o pior, ou melhor sei lá, é que tem pessoas que convivem com a " sensação dejavú " frequentemente, e mais, sabem cada detalhe, cada frase, cada roupa, cada pessoa... sabem absolutamente tudo que vai ocorrer naquele instante ou ocasião, e de repente nessa confusão da mente a pessoa meio leiga, fica impressionada, permanece estática e pensa " será que eu estou sonhando "...?
Estaria eu ficando louco? Ou será que tenho " super poderes "...? Ou isso é uma premonição?
A dúvida paira no ar, em muitos despertando o medo...!
Mas isso não quer dizer que eles preveem o futuro, quer dizer que o presente e o passado parecem estar juntos no instante das lembranças...!
Será coincidência por um momento sermos surpreendidos por uma cena tão real e tão nítida e termos a impressão de já termos passado por ela?
Complicado isso, parecem pequenas premonições do que vai acontecer e parece um sonho real, quem sabe um dia descobriremos mais sobre mais este " mistério do cérebro ..."!
Assustador e cheio de mistérios é a nossa mente, que age de forma que nós próprios desconhecemos, o próprio ser humano desconhece ( e muitos por completo ) o poder da sua mente...!
Enfim, na minha vida esta sensação é uma constante, já perdi as contas de quantas vezes já vivi, muitas experiências foram fascinantes, outras trágicas que não gosto nem de lembrar, mas, eu já aprendi direitinho a conviver com isso tudo, aprendi muito com os livros e confesso que a sensação não é das melhores, muitas vezes ( e geralmente ) nos apontam ( ou me aponta ) coisas ruins que estão para acontecer, mas é inevitável e só nos resta mesmo aprender sobre ela, trabalhar ela e tocar a vida em frente, vivendo muitas coisas, dentre elas surpresas, amores e dores... " repetidamente "...!
Se você nunca teve uma " sensação dejavú " preste atenção, observe à partir do seu dia a dia, em dado momento real que você estará vivendo poderá ter a nítida sensação que este mesmo momento você já viveu anteriormente... a mim, não resta dúvidas sobre sua veracidade, cabe a cada um relembrar ou experimentar na primeira oportunidade, e logo concluir a sua maneira...!
* Vamos tentar entender um pouco melhor com a ciência ( mesmo que esta a mim não convence... )...
* O que é Déjà Vu:
Déjà vu, pronuncia-se Déjà vi, é um termo da língua francesa, que significa " já visto ". Déjà vu é uma reação psicológica que faz com que o cérebro transmita para o indivíduo que ele já esteve naquele lugar, sem jamais ter ido, ou que conhece alguém, mas que nunca a viu antes.
O déjà vu aparece como um " replay " de alguma cena, onde a pessoa tem certeza que já passou por aquele momento, mas realmente isso nunca ocorreu.
O déjà vu é na verdade, uma falha no cérebro, onde os fatos que estão acontecendo são armazenados diretamente na memória de longo ou médio prazo, quando o correto seria ir para a memória imediata, dando assim a sensação que o fato já ocorreu antes.
Enfim:
" Há mais mistérios entre o Céu e a Terra do que sonha a nossa vã filosofia.". ( William Shakespeare )

Nenhum comentário:

Postar um comentário