quinta-feira, 31 de agosto de 2017

L.E.R., A VILÃ DOS " NAVEGADORES "...!

L.E.R., A VILÃ DOS " NAVEGADORES "...!

( ponto de vista / assunto sugerido ),
LER ( lesão por esforço repetitivo ) ou por esforço em decorrência da repetição de movimentos, relacionados ao trabalho, postura inadequada, pode também ser chamado de DORT ( distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho )...!
LER não é uma doença, é uma lesão por repetição ou esforços repetitivos que fazemos em algumas atividades, gerlamente do trabalho, ou postura inadequada que poderiam ser evitados mas muitas vezes acabamos não tomando o cuidado necessário...!
Estatísticas apontam as empresas, os digitadores, ou as pessoas que têm que trabalhar fazendo os mesmos movimentos várias e várias vezes, alguns desenvolvem a tenossivite, ou, compressão do nervo mediano do canal do carpo, e essa se dá principalmente em quem digita muito, meu caso...!
Temos que rever a quantidade de horas, a pressão recebida do dia a dia e a ansiedade a que a pessoa está exposta, pois os casos de LER têm aumentado e muito, e já viraram uma espécie de epidemia relacionada ao uso excessivo de computadores, garantindo o seu espaço na " era digital "...!
A postura incorreta e o exagero no tempo de digitação vão ter consequências a curto e médio prazo e deixarão " rastros " na continuidade pelo esforço repetitivo, além da má postura prejudicar a coluna vertebral e acarretar em sérios problemas para a saúde...!
Em geral as pessoas " lesionadas " sentem constante dor no punho, na mão e uma espécie de formigamento nos dedos, principalmente quando estão fazendo ou são expostas à atividades manuais...!
Outro sintoma é acordar no meio da noite com a mão formigando, da falta de movimentação dos dedos pode formar-se um edema, um acúmulo de líquido dentro do canal, que aumenta a compressão e que pode estar associado também ao esforço repetitivo...!
As pessoas com sintomas semelhantes devem procurar orientação médica imediata a fim de não ser diagnosticado(a) demasiado tarde, ou, com a lesão já em estágio mais avançado, o que possivelmente, além de aumentar as dores, dificultaria o tratamento. Só o médico poderá esclarecer, ajudar a mudar a postura anatômica, bem como orientar você o mais adequadamente possível sobre o que deve e não fazer, ou, continuar fazendo...!
Mantenha sempre uma postura correta e nunca fique muito tempo em uma mesma posição, faça exercícios físicos, alongamentos e procure não repetir movimentos. Ah, quem dera esses cuidados fossem tão fácil quanto " dar conselhos "...!
Entendo que é difícil, principalmente para quem depende muito do computador no trabalho ou até mesmo tira dele ou da combinação " computador / trabalho " a sua própria mantença, ou subsistência, logo, todo cuidado pouco e é a sua saúde quem agradece...!

Nenhum comentário:

Postar um comentário